Thursday, January 31, 2008

A Roulotte do Jesus


Pois é. Ontem a equipa do Bola foi outra vez a Alvalade acompanhar a Carlsberg Cup. Mais uma jornada vitoriosa para os leões, com BubaCar e Pimentinha a festejarem efusivamente os golos lagartos. A conversão atinge velocidades vertiginosas.

Mas a surpresa da noite foi o encontro da equipa do Bola com o treinador do Belenenses, Jorge Jesus. Não. Não foi no Estádio ou nas bancadas, o que seria normal já que o Sporting é o próximo adversário do Belenenses na Liga BWin e Jesus poderia estar em missão de espionagem. Foi mesmo cá fora na roulotte das Bifanas. Jesus prova que estuda melhor os seus adversários com o belo do Courato e uma Mini no estômago. Um grande abraço da equipa do Bola.

O Corno


Que grande dor de corno que vai para os lados do Dragão!!! Mais uma vez mostram o bom fair-play que têm. Recordo apenas o seguinte. Nos últimos 5 jogos entre Sporting e Porto, os lagartos venceram 3, empataram 1 e perderam outro (num lance irregular com a marcação de 1 livre indirecto a 1 metro da baliza). Posto isto, a superioridade leonina sobre os dragões é incontestável nos últimos confrontos. O grande FCPorto vergado á superioridade leonina é uma realidade recorrente e não vale a pena ir buscar todos os comentários de mais variados jornalistas sobre a justeza das mesmas. Só não percebo porque é que ainda não se habituaram à ideia. É tudo uma questãode hábito, meus amigos. Só as primeiras é que custam...as outras vêem por acréscimo. Mais um grande bem-haja para vocês.

Wednesday, January 30, 2008

Só dá para rir...


José Luís Pimenta escreveu esta "pérola" pseudo-jornalística no JN no dia seguinte ao clássico Sporting-FC Porto : "Um Sporting que andou escondido quase toda a época derrotou, ontem, o líder incontestado F. C. Porto (2-0), de uma forma justa, plena de classe e personalidade. Não só os leões subiram várias degraus na qualidade exibicional, o que permitiu um triunfo descansado, como os portistas estiveram irreconhecíveis, sobretudo na finalização, saindo de Alvalade bem castigados com a derrota".

Os comentários do costume que provocam as gargalhadas do costume...Que míseros infelizes !!!

Tuesday, January 29, 2008

Ai se fosse ao contrário...


Pois é. O país futebolístico voltou a regozijar com algumas alegrias no passado fim-de-semana. À vitória dos milhafres, no campo díficil do Guimarães, seguiu-se, no domingo, a vitória dos gatinhos sobre os bicampeões nacionais.

Loas várias ao desempenho "eficaz" do Sporting, ao "brio" defensivo da equipa de Paulo Bento, à "determinação" do onze leonino, enfim, ouviram-se pelos mais variados meios de comunicação social. Uma vez mais, uma mera questão de ponto de vista, seguramente.

O que eu vi, naquele final de domingo, foi uma equipa a dominar o jogo todo, independentemente de ter entrado com uma táctica idiota (a que, de facto, este treinador já nos tem habituado), criando dezenas de oportunidades de golo, jogando e fazendo jogar, inpondo o seu ritmo e a empurrar a equipa da casa para o seu último reduto. No entanto, graças à sorte (algumas vezes determinante no desfecho das partidas) e à actuação do bom Xistra, lá conseguiram um desfecho que nem os mais optimistas previam, concerteza.

Queria ver, se fosse, de facto, um avançado do Porto, por exemplo, Lisandro, a ter as várias entradas duras que Liedson protagonizou durante todo o encontro. Duas delas dignas do futebol sul-americano. As duas a exigirem vermelho directo. As duas a não sofrerem qualquer sanção, nem técnica nem disciplinar, por parte do bom Xistra. Aliás, o árbitro, permitiu, durante todo o jogo, um constante jogo faltoso aos da casa, impedindo que o FC Porto conseguisse fluir (ainda mais) com o seu poderio atacante.

A par disto, nas únicas ocasiões verdadeiras de golo de que dispôs, o Sporting concretizou-as. Numa delas, o bom Xistra e seus ajudantes voltaram a brilhar, permitindo o falsear de mais um resultado.

Claro está, se tudo isto tivesse acontecido ao contrário, téríamos "donos da bola" durante semanas a fio. Comentadores enojados com o futebol português. Jornalistas revoltados com a injustiça do futebol. Dirigentes com apelos à justiça portuguesa e aos procuradores amigos. Enfim, teríamos tudo isto. Mas como não foi ao contrário, o país sorri amareladamente e volta a sonhar.

Acho que, acima de tudo, os gémeos de Lisboa ainda não aprenderam. Nem querem. Continuam a ser pequeninos na derrota e pequeninos na vitória. Fortifica-lhes o ego e os negócios. Como o dos jornais, por exemplo. A capa hilariante do JN (lisboa) na manhã seguinte afirmava que o Sporting vencera o clássico com...classe ! Hilariante, de facto...ai se fosse ao contrário...

Monday, January 28, 2008

CSI Miami em Alvalade


Dois investigadores da talentosa equipa do CSI Miami estiveram ontem am Alvalade a assitir ao Sporting x Porto. Foram ao relvado e receberam camisolas leoninas. Com o Estádio de Alvalade transformado numa potencial cena de crime, Carlos Xistra não teve oportunidade de brilhar. Resultado: o Porto perdeu. A prova de que com investigadores à altura se descobrem carecas. Proponho uma equipa do CSI em cada jogo que o Porto jogue, porque parece que ficam nervosos e falham golos de baliza aberta e sofrem golos por entre as pernas, enfim, um descalabro...

Bruno "The Undertaker" Alves


Confesso que nunca tinha visto Bruno Alves jogar ao vivo. Tive a oportunidade de estar ontem em Alvalade e assitir a um espectáculo de "Wrestling" dentro de um jogo de futebol. Um dois-em-um notável num defesa central. Bruno "The Undertaker" Alves, consegue estar o tempo inteiro a derrubar adversários à biqueirada, cotovelada, joelhada e mais que houver. Só lhe falta a cadeira e o escadote como nos grandes espectáculos da WWE. Absolutamente notável. Um verdadeiro animal que de futebol nada percebe mas que domina todas as técnicas do Wrestling. Espero que Scolari convoque este talentoso central para brilharmos no próximo europeu. Fará um jogo, pois os árbitros da FIFA não são propriamente o Carlos Xistra, e assistirá aos outros na bancada.

Dragão a Leste


Certo que não fizemos grande exibição, mas lá serviu para ganhar aos tripeiros. Sorte, azar? Não interessa. Para a história fica o resultado. Agora parece-me que o Jesualdo está a fazer a "benfiquização" do dragão. Perdem e são os maiores. Este é o discurso típico da freguesia de Benfica. Uma equipa que marca dois golos e não sofre nenhum é sempre superior no jogo. Podem dar as voltas que quiserem, mas no final, quem ganha tem que ser superior. A grandeza também se mede na derrota. Saber reconhecer que o adversário foi melhor porque marcou dois golos e não sofreu nenhum, é um atestado de dignidade, que sabemos não abundar por aquelas bandas. Mais surpreendente é dizer que perdeu mas que reforçou ainda mais a equipa. Pois então recomendo que continue a perder até ficar com uma equipa galáctica na Liga Vitalis. O Porto mostrou que é uma grande equipa dentro de campo. Lutou até à exaustão por um resultado que não lhe foi favorável. Mas continua a ser uma equipazinha fora de campo...Lamentável.

Epá, cum Cara?%#...


parece que pisei outra vez o dragãzinho que andava aí em bicos de pés. Porra, desculpem lá qualquer coisinha e voltem sempre a Alvalade. Serão sempre bem recebidos. Só mais uma coisinha. Depois do golo do Vuckegolo ainda sentem moral para chamar frangueiro ao Ricardo??? Piu, piu...

Friday, January 25, 2008

Até que a voz me doa!!!


Subutteo e Motim, vocês foram, são e serão uma cambada de corruptos!!! Activos, passivos porque a paneleiragem dá para todo o lado. E sim. Só assim conseguem evidenciar-se em todas as modalidades que praticam. Óbvio. Não há ecletismo tão glorioso sem isso. Mas tudo tem um fim. E o vosso está para breve. Não percamos a confiança...Até lá, continuem descansados e a gozar a caravana!!!

Dúvidas...


Tenho umas dúvidas....! Será que me podem ajudar?

Se somos assim tão corruptos como é que:

- Ganhamos tudo em todas as frentes (Andebol, Hóquei, Basquetebol, Futebol, Bilhar, etc)?

- Damos cartas nas escolinhas de futebol?

- Fazemos parte do G16 da UEFA, e mais nenhum clube português faz?

- O Mourinho com uma equipa, supostamente muito melhor que o do FCP, não ganhou tanta coisa no Chelsea?

- Ciclicamente arranjam casos contra o Pinto - droga, tráfico de marfim, tráfico de mulheres, corrupção activa e passiva, Carolina Salgado, etc - mas quem tem presidentes presos e que fogem para Angola são as lagartixas e as galinholas?

- Porque é que os supra citados têm jogadores que não valem nada nessas equipas, mas chegam ao FCP e brilham (Maniche só para citar um exemplo)?


Será que não são desculpas de mau pagador? Será que o insulto barato de nos chamar provincianos não é no fundo um espelho daquilo que realmtente são? Ou seja uns verdadeiros parolos convencidos de que a capital, ou algo que de lá provenha, é em qualquer altura melhor do que qualquer coisa do resto país?


Eu, por mim, não me importo nada que continuem assim. Como já disse várias vezes, os cães ladram e a caravana passa.


Um bem haja!

Thursday, January 24, 2008

sick notícias...


Então não é que agora um resultado de 3-0 é considerada, por alguma comunicação social, de goleada !? Pelo andar da carruagem, qualquer vitória dos gémeos de Lisboa num futuro próximo, ainda que pela margem mínima, será denominada de...goleada ! São mesmo doentinhos...

Todos os anos...


...espero que cresças, Mãe de Vinho!!! Lamentável...

Wednesday, January 23, 2008

Quaresma Já Renovou!!!


Eis a imagem da conferência de imprensa de Quaresma a renovar pelo Porto. Como é que se passa em 24 horas de profundo desgosto para "Amo-te Porto"? Ameças ao belo estilo Etarra. Só pode...

Subutteo, não tenho por hábito enviar cartas à minha Direcção. Mas já partilhas este espaço há tempo suficiente comigo para perceberes que não tenho nenhum problema em criticar ferozmente o meu presidente, treinador, jogadores e quem venha que não respeite, dentro da legalidade e saudável prática desportiva, os príncipios do meu clube. Quanto a Very Lights e práticas menos felizes, não as tenho como habituais na minha claque, embora considere uns enurgúmenos os líderes das mesmas. Aliás, só o Madureira é que publica um livro com revelações no mínimo muito pouco dignas, e continua como guarda-costas do PC. Mas isso, é algo que só vocês entendem no "Calor da Noite" tripeira, que aliás anda bem quente. Quem será o próximo?? Por mim, podem continuar assim...

Obrigado Pinto da Costa...e diversos esclarecimentos.

Venho por este meio agradecer ao presidente do FC Porto a renovação do contrato de Ricardo Quaresma, em virtude dos mais recentes comentários do jogador aos assobios dispensados pelos adeptos portistas.
Agrada-me saber que declarações estúpidas, extemporâneas e ingratas (sim Joãozinho Lagartixa, a ingratidão é uma faca de dois gumes...) foram tratadas com celeridade por parte de Pinto da Costa que obrigou o craque cigano não só a prorrogar o prazo de contrato com o FC Porto até 2011 como o fez também reconhecer a sua ingratidão e a manifestar sinceramente o seu amor ao FC Porto. Assim se fazem as coisas depressa e bem. Por estas e por outras o FC Porto é, e continuará a ser, o melhor clube português.

Quanto a esclarecimentos. Dispenso-os. Não vai ser uma lagartixa empedernida a, seguramente, fazer-me ver a luz (também sei que era dispensável o trocadilho...)
Caro Joãozinho, quando dizes que os adeptos do FC Porto são todos uma cambada de seguidores fanáticos e acríticos do seu presidente, enganas-te. Pelo menos a meu respeito...
Posso-te dizer que já enviei, no passado, cartas ao FC Porto e à sua direcção a manifestar o meu desagrado com a política do clube....Gostaria de saber se alguma vez o fizeste em relação ao teu...
O que adeptos do futebol como tu, Joãozinho, e como o Pimentinha e a Mãe do vinho deviam falar e relembrar, a título de exemplo, são as cenas tristes que os adeptos (livres, críticos e inteligentes !?!?) do Sporting e do Benfica têm feito nas últimas décadas de frustrações e derrotas. Lembras-te do very light no Jamor !? Lembras-te das manifestações fundamentalistas nas assembleias gerais do Vale e Azevedo !? Lembras-te, seguramente, das tristes figuras dos adeptos lagartixas a lutar odiosamente contra o provável ingresso de Mourinho em Alvalade !? Enfim, podia estar aqui horas e horas a fio...
Esclarecimentos dados por vocês, não obrigado !

Palhaços da Afurada/Bairro do Falcão/FCP


Seus caralhos pegajosos… Primeiro devem ser do monte de merda que é o bairro do falcão, ou então, da afurada!!! fdx… vocês são uns bimbos provincianos e completamente evangelizados por esse padrinho da máfia portuguesa, bem secundado do Sr. Putas nortenho, que é o rei de casas de putas, tráfico de mulhres e ainda escravização, associação criminosa e mais houvesse…. Como é que é possível pertencer a estes clubesecos cujo manual e estatutos obrigam os seus sócias a pertencerem a irmandades de casas de putas mas … tudo em bem… O vosso sonho e aspiração é serem comendadores… tipo “O comendador do Diamante Negro” ou melhor… os empresários dos “Calores da Noite”… melhor que vocês, só mesmo o seboso do Manuel Serrão que ainda hoje vive às custas de uns subsidio de merda que todos pagamos apra ele fazer o pior espectáculo de moda que existe no país!!!! portanto… acho que está tudo dito!!!!!
Ponham-se em sentido quando fala do Bola, pois aqui é tudo gente boa, e nada de degenerados da Afurada ou Bairro do Falcão… temos 2 portistas mas até esses já se converteram à capital… e um até joga subuteo!!! portanto fdx!!!!

Esclarecimento

Para que não restem dúvidas, porque parece que houve quem me acusasse de insultar toda uma região com o que escrevi sobre o Quaresma e que aterrou no Jornal Público, esclareço algumas coisas. Tenho para com a Cidade do Porto uma relação de estima e fraternidade. As minhas origens assim o ditam. Tenho para com o Futebol Clube do Porto uma relação de saudável rivalidade. Tenho para com as gentes portistas que confundem o clube com a cidade e que prestam vassalagem a uma direcção completamente corrupta e que só vêem coisas boas no Dragão, um sentimento de pena por não conseguirem ver mais longe e entrarem na espiral da burrice que o pároco da aldeia dita. Destes últimos não espero mais compreensão para os meus textos que a Soraia Chaves para o Código da Vinci.

A equipa do Bola já está alinhada!!


Com o alto patrocínio da Carslberg, a equipa do Bola vai visitar o Estádio de Alvalade para assistir à contenda de hoje entre Sporting e Beira Mar. A Carlsberg Cup no seu melhor com a equipa do Bola em peso. Sai mais uma bifana e uma Carlsberg para a Bancada Central!!

Quaresma, Jornal Público e Gentes do Norte

Caros leitores e visitantes do Bola na Mesa. As críticas, proferidas por gentes do norte, que assolaram o Bola no dia de ontem demonstram alguma ignorância face a este meio de comunicação que é o Jornal Público. Para quem não saiba, e devem ser muitos, este título de imprensa escrita é propriedade da SONAE empresa que é gerida na sua totalidade por accionistas do norte. Por esta razão não percebo porquê tanta crítica pois quem elevou o bom nome do Bola na Mesa foi um jornal que é propriedade das gentes do norte.

Trio d'Ataque

Ontem vi na RTPN (as pessoas do sul também vêem estes canal) e também na RTP África o programa desportivo Tri d'Ataque. Este programa com emissão em directo suscitou-me algumas dúvidas. Que passo a enumerar com a esperança de as ver esclarecidas:

  1. Se chama trio d' ataque porque é que normalmente estão lá sempre cinco pessoas. Eu sei que são três comentadores fixos, mas na maioria das vezes as outras pessoas que lá estão acabam sempre por comentar a jornada
  2. Porque razão é que este programa é também emitido em directo para a RTP África? Será que os treinadores das equipas que andam a disputar a taça da nações africanas têm necessidade de ver este programa?
  3. Porque razão este programa não é transmitido em directo na RTP 1?

Fico a aguardar as vossas respostas.

Tuesday, January 22, 2008

Laranjeira tiveste um orgasmo a semana passada?

Deves ter ficado todo contente quando soubeste que a Livraria Lello foi considerada a 3ª mais bela do mundo pela BBC. Mas ainda não paraste para pensar no nome da livraria Lello. Lello remete-nos para ciganagem. Logo Quaresma e Lello estão relacionados. Assim esperamos que cada vez que entrares nesta livraria te lembres do Quaresma e do quanto ele ajudou a tua equipa. Um bem haja para ti.

Laranja amarga


Caro amigo Laranjeira,
até estive para comentar o teu comentário, mas achei que merecias uma posta, tal o nível de irritação. Vou começar pelo fim. Não sou Sulista, meu amigo. Sou do Sporting Clube de Portugal, o único clube português que representa a nação inteira e não um bairro ou uma cidade específica. O meu nacionalismo português está bem patente nesta escolha. Sobre este ponto, estamos conversados.
Infelizmente demonstras tudo aquilo que critico no meu companheiro de blog Subutteo, com o qual troco comentários idênticos, o que me leva a concuir que a demência é global. Foram intoxicados por uma paralisia cerebral que não vos permite ver mais além de Gaia. Vá lá, até Antuã. E não aceitam que critiquem nada no Imaculado Porto, sede da moral e dos bons costumes e de tudo o que é lícito a todos os níveis.
Caro Laranjeira, eu critico ferozmente o meu Sporting quando acho que o tenho que fazer. Não devo nem presto vassalagem a ninguém, como vocês. O Sporting vive dos seus adeptos. A Direcção depende deles. Entendo que no Porto seja ao contrário e que vocês achem isso bem. Para mim é lamentável.

P.S: Essa de chamares genial ao Pinto da Costa é estratosférica, e infelizmente define-te bem!! Só dá para rir. Num país decente esse amigo há muito que estava atrás das grades. Mas por aqui vão valendo as chouriças e as alheiras que no Norte faz frio e os enchidos calham bem...

Caderno 2 do Público


E não é que saímos na edição do Público de hoje??? É a primeira referência ao Bola na edição impressa de um jornal. O texto publicado é um excerto da minha posta sobre a lamentável atitude dos adeptos do Porto face ao Quaresma, e que tanto irritou o meu amigo Subutteo. Pelos vistos, o pessoal do Público achou por bem publicar. Não caibo em mim de orgulho pelo Bola!!! Está na altura de fazermos um re-branding. Depois da Optimus e do Banif, o próximo grande re-branding será o do Bola. Estás a ouvir, Casquinha???

Vamos às compras que ainda não acabaram os Saldos!!!


Espero que o Soares Franco não se esqueça que ainda é presidente de um clube e que faça como a vizinhança. Não têm onde cair mortos e andam sempre às compras...Bora lá que os saldos só acabam no fim de Fevereiro...

O Quaresma e mais 10?????

Subbutteo quando afirmas que o FC Porto é colectivo estás a referir-te a quê. É que eu pensava que o FC Porto era o Pinto da Costa e mais:
  • 11 os jogadores que estão em campo
  • 12 mais os adeptos
  • 13 mais o árbitro
  • 15 mais os fiscais de linha
  • 16 mais a máfia toda que nós desconhecemos
  • 17 comigo também já agora

Subbuteo não me venhas falar de colectivo mas sim de ditadura e de rebanho que sem tetas para ordinhar contratam putas para comprar. Perguntas o quê? Pensa lá um bocadinho. Se não souberes o tio Reinaldo explica.

O Gulag do Dragão


Subutteo, mais uma vez demonstras a tua cegueira e estado hipnótico sobre tudo o que se passa na casa do Dragão. Anseio pelo dia em que discordes ou critiques algo que lá se passe. Sabes...a cabeça serve para pensar e não para ter uma pálas enfiadas nos olhos e seguir o rebanho. Vê lá se um dia o rebanho não cai numa ribanceira e vais atrás...

É tão lamentável a tua argumentação do Quaresma que nem dá vontade de responder. Agora já é o cigano e o filha da puta e era fraco para o Barcelona. Há dois meses era o mágico Harry Potter. Quem é o vosso guia espiritual ? O Madureira? Se ele assobia, todos assobiam? Cambada de palhaços, ingratos. O Quaresma sempre teve um estilo de jogo perigoso e de risco, susceptível de perder muitas bolas ou de fazer coisas mirabolantes. As famosas trivelas, quando saem bem, são golos fantásticos, como o deste ano na Luz que vos deu três pontinhos. Agora é um gesto técnico de risco que pode mandar a bola para a bancada. Quaresma sempre jogou assim. Claro que o Meireles nunca tentará uma trivela. Não tem engenho nem arte para tanto. Mas se calhar é deste tipo de jogadores que gostam. Que se lixe o gesto técnico. O que é preciso é comer a relva, correr 120 minutos em 90, arrancar olhos e enfiar dedos no cú dos adversários nos cantos (como fazia o Fernando Couto).

Mandem o Quaresma para o Gulag do Olival para o cigano aprender. Trabalhos forçados a pão e água para perceber um pouquinho mais da mística do Dragão. Bico calado e segue a multidão. Se te portares bem o Madureira afaga-te o rabiosque, não é assim Subutteo?

Monday, January 21, 2008

A Virgem Ofendida...


Ricardo Quaresma e toda a sua legião de indefectíveis fãs vieram a público, no rescaldo dos dois últimos jogos do FC Porto, fazer birra pelos últimos assobios que alguns adeptos portistas dispensaram ao jogador. Personalidades das mais variadas áreas, ligadas sentimentalmente ao FC Porto mas não só (como é o caso do "nosso" Joãozinho Lagartixa), vieram demonstrar a sua solidariedade para com o jogador dos azuis e brancos e vociferar contra as críticas que alguns adeptos dirigem a Quaresma.

O problema é que Quaresma ainda não entendeu, nestes anos que leva de dragão ao peito, é que na casa do dragão não são os jogadores que ganham jogos individualmente. O FC Porto sempre se distinguiu pela força do colectivo, apesar de ter contado sempre nas suas fileiras com jogadores de craveira mundial. Isto de dizer que Quaresma ganha jogos sozinho e que os assobios demonstram a burrice das gentes do norte é, simplesmente, falacioso e desrespeitador de todos os outros jogadores do plantel. Jogadores como Lucho, Lisandro, Bruno Alves e Bosingwa (só para citar alguns) certamente não partilham da ideia simplificadora de que o FC Porto é Quaresma e mais dez !

Para além do mais (e aqueles que lidam comigo no dia-a-dia sabem-no), sempre defendi que Quaresma tinha todo o potencial para ser um dos melhores jogadores do mundo. No entanto, afirmei, variadas vezes, que a mentalidade individualista de Quaresma era prejudicial em muitos dos momentos de jogo e que, dessa forma, o cigano não tinha hipótese de jogar ao mais alto nível, como, aliás, fora demonstrado na sua passagem pelo Barcelona.

A birra que Quaresma fez esta semana é inadmissível. Fez-me lembrar aqueles momentos na minha infância em que havia sempre aquele que ao não ser escolhido para jogar ou que era mandado, pelas suas limitações, a jogar na baliza pegava na bola (que era sua) e ameaçava todos os outros com o abandono. Quaresma fez o mesmo. Ou os adeptos portistas páram de assobiá-lo, deixando-o fazer fintas e mais fintas e contínuas perdas de bola ou o cigano, pura e simplesmente, vai embora !

Eu acho que, depois de Adriaanse, é chegada a altura de Jesualdo (ou até Pinto da Costa) acabar com as birrices do ciganinho e acabar com os mimos. Em prol da equipa azul e branca e da força do colectivo que sempre caracterizou o FC Porto. O FC Porto, ao contrário dos gémeos de Lisboa, não é um infantário nem uma escola de vaidades. É um clube de trabalho, de organização e de força colectiva. Como Aristóteles dizia, o todo é muito mais do que a soma das partes...

De rastos


Até eu fiquei de rastos com a atitude da massa associativa do Porto relativamente ao Quaresma. A falta de gratidão para com o Harry Potter assume contornos de tamanha injustiça. Até estou à vontade para falar. Ataco e atacarei Quaresma pela sua falta de carácter relativamente ao Sporting. Agora que os adeptos do clube que se têm servido dele para conquistar títulos no seu passado mais recente o assobiem só porque perde uma bola, é profundamente inglório e só confirma que eu tinha razão. Já tinha ficado surpreendido com a atitude das bancadas do Dragão no último jogo do Porto em casa, isto depois do Sporting e Benfica terem empatado os seus jogos e o Porto levar 14 pontos de avanço ao fim da primeira volta. Ainda assim, sempre que um jogador do Porto falha um passe ou cometa uma asneirada, esteja o resultado como estiver, leva logo com um monumental coro de assobiadelas. Mas o que é isto? De que é feita esta gente?

Bem sei que no Porto não há mais do que o clube da terrrinha e que é levado ao exagero o apoio ao clube, ao ponto de serem ceguetas e defenderem com unhas e dentes as trapalhadas e vigarices do Pinto da Costa. Agora isto é demais. Que assobiem o Marek Cech, ainda vá que não vá. Agora o Quaresma???!!! Cambada de palhaços, ingratos. A sorte é que o cigano ainda diz que "quanto mais me assobiam mais pego na bola e resolvo os jogos" como que a pedir que o assobiem ainda mais. Haja paciência para esta gentalha. Têm tanto a aprender com as cidades civilizadas...A ti Quaresma, só digo, que já devias saber que a vida na província não é fácil. Quem te mandou sair de Barcelona para o Porto, depois de teres crescido em Lisboa? Temos pena...mas acho que deves sair o quanto antes.

Friday, January 18, 2008

Encarnados ou Encornados !?

Pois é, às vezes foge-nos a boca para a verdade...são os verdadeiros actos falhados (ou nem por isso). Isto sim, é jornalismo verdadeiro e honesto ! Um bem haja...
a ver : http://www.youtube.com/watch?v=SN-Vb2xrAg4&feature=related

Marek é cibernauta !


Pois é ! Hoje estava a ler o portal dos dragões em http://www.fcporto.ws/ e deparei com uma votação para o jogador mais admirado dos adeptos portistas e deparei com um resultado inesperado ! Então não é o que o desastrado Marek Cech (concorrente directo desse portento futebolístico chamado Marian Had na selecção eslovaca) foi votado por 2 vezes no referido inquérito !?!!?

Agora sabemos que alguns futebolistas da nossa praça não se dedicam só a passagens de modelo e a acções de marketing nos tempos livres. Alguns ainda navegam por sites desportivos...e até convencem as mulheres a fazê-lo também ! Se o Hélder Postiga também perdesse umas horitas na internet talvez a esta hora não estivesse desterrado na Grécia...

Em linha com o discurso do Bola na Mesa

Caros leitores do Bola na Mesa,
Por vezes surgem posts neste espaço que são alguns percebem. O Bola na Mesa aprendeu com piqueno Octávio Machado que sempre que falava aos jornalistas mandava indirectas que só alguns percebiam. No Bola também acontece isso e vai continuar a acontecer, pelo que se não perceberem determinados assuntos não deixem de cá voltar para ler outros.
Cumprimentos a todos e não se esqueçam de colocoar as bolas em cima da mesa.

Dum Dum é o Fim!!


Contra moscas, melgas e mosquitos que por aí andam a enfernizar-nos a vida. Este modelo, Casa e Plantas, permite salvaguardar os Bonsai. Perfeito 2-em-1.

Thursday, January 17, 2008

Sporting Vs Lagoa e Sporting Vs Beira-Mar

É assim que eu vejo o Sporting actualmente uma cambada de putas que só quer tirar dinheiro aos adeptos e que continua a mudar da noite para o dia a estratégia de jogo.
Espero que ganhem os próximos três jogos de forma a que todos os adeptos se sintam consolados. Se puder ser com múltiplos golos melhor ainda, mas ganhem é que eu estou farto de foder dinheiro convosco e se calhar mais vale ir fodê-lo noutro lado.

Este gajo enganou-se na profissão.

Tiuí o Sporting não é nenhuma passerelle para desfilar. Portanto vê lá se vens para jogar à bola e não para exibir o corte de cabelo. Como tu já basta o Miguel Veloso.

Protesto em Torrejon


As jogadoras da equipa de futebol feminino do Torrejón, em Espanha, jogaram despidas em protesto contra a falta de apoios à modalidade. Eu também acho que a Sharapova devia fazer um protesto idêntico, porque o ténis devia ser mais apoiado e não é!!! Proponho um jogo de ténis, nestes preparos, entre a Sharapova e a Kournikova para promoção da modalidade.

Camacho na Suiça para defender Binya


O técnico do Benfica, José Antonio Camacho, encontra-se esta quinta-feira em Nyon, na Suíça, onde será ouvido na sede da UEFA no âmbito do recurso do clube encarnado ao castigo aplicado ao médio camaronês Binya. Parece que Camacho vai dizer ao pessoal da UEFA que Binya é um bom rapaz e que não partiu as pernas ao jogador do Celtic, pelo que não deve ser castigado como tal. Para além disso, nunca se pegou com o Luisão em campo nem nunca teve vontade de dar um estalo ao Luis Filipe, o que por si só é ilustrativo do espírito calmo do jogador. Binya é, aliás, um exemplo de companheirismo. É o único amigo de Zoro, e já viu os filmes piratas todos do Petit e do Nuno Gomes nem tendo reclamado pela falta de qualidade dos mesmos (embora não tenha percebido nada de nenhum).

A UEFA costuma ser sensível a este tipo de argumentação. Zoro fará também um testemunho em vídeo-conferência com fotos de um jantar que teve com Binya para provar que ele é mesmo seu amigo. Cardozo também poderá aparecer para testemunhar o acesso de fúria que teve com os filmes do Petit que o levaram a arrasar com uma loja da Worten, o que Binya nunca fez. A decisão será conhecida ainda hoje, mas os responsáveis do Benfica estão tranquilos. Um anjo este Binya...

Wednesday, January 16, 2008

Motim, andas louro agora?


Ricardo Tiuí


Mais um reforço(?) para os leões. Na senda de grandes jogadores como Bueno, Pinilla, Alecsandro, Deivid, Koke, eis que chega o impronunciável Tiuí. Não gosto de arrasar à partida, sem dar o benefício da dúvida, mas não vejo pinta de jogador da bola neste jovem. E depois dos sucessivos erros nas contratações, a Direcção não poderia errar. A margem de manobra é mínima depois dos mais recentes resultados e das contratações de nomes como Purovic, Marian Had e Farnerud. Para recuperarmos alguma dignidade, era preciso um nome muito maior que Tiuí. Esta direcção continua miserável. Como dizia alguém: "Tenho horror a pobre!!!".

Tuesday, January 15, 2008

Papel Higiénico Encarnado com Revista Mística





A Revista Mística estabeleceu um parceria com a Renova no sentido de fazer acções de cross selling. Esta acção consiste em proporcionar aos adeptos a limpeza da peida com um papel do clube encarnado.

Há revistas fantásticas não há

Perante a posta do João sobre a Mística, só me resta dizer que Há revistas fantásticas não há! Revistas que nos permitem um conforto e higiene anal fora do normal.

Alguém que ajude o Manuel Machado

Manuel Machado em grande. Este senhor em vésperas do jogo com FC Porto disse que se o Postiga jogasse poderia ser uma situação perigosa. Será que ninguém foi capaz de lhe dizer que o Postiga já estava a caminho da Grécia?!
Já agora Senhor Manuel Machado, que comentários tem a fazer em relação à derrota da sua equipa. Não se esqueça de utilizar palavras caras é que o Bola na Mesa é um blog premium e os seus leitores ainda mais o são.

Não Vamos Ficar por Aqui!!


Grande entrevista de Luis Filipe Vieira à Revista Mística na qual diz que "Não Vamos Ficar Por Aqui!". Resta saber o que é o "Aqui". Onde levou Vieira o Benfica ? O que quer dizer com isso? Vai comprar mais 100 jogadores? Inscrever o Benfica num livro ainda maior que o Guiness? Distribuir um Kit de Sócio por cada BigMac vendido? Contratar um jogador do tipo Luis Filipe para cada posição? Continuar a ganhar títulos em barda no Futsal?

Alguém tem um exemplar da Mística para que eu possa ler a entrevista toda? Calma...uma que não tenha sido usada para limpar o rabo...

King

Motim, encontrámos o teu parceiro para jogares ao King. Espero que te divirtas.

MAD no Benfica


O Benfica apresentou a sua mais recente aposta para a época em curso. Para comemorar a 100º compra do ano, os lampiões não fizeram a coisa por menos e apresentaram o ícone da revista americana MAD, como novo reforço. Parece que assim já ninguém levará a mal as anormalidades do resto da equipa, recaíndo sobre SepsiMAD toda a responsabilidade sobre os disparates cometidos em campo. Luis Filipe já ficou mais descansado.

Monday, January 14, 2008

Enfim...as desculpas do costume...


Para aqueles que continuam a queixar-se de factores externos e de facilitismos nos golos dos azuis e brancos...lembrem-se só de arbitragens como aquela que todos vimos na reboleira este ano a favor do Benfica...ou então aquela grande performance de um certo guarda-redes (que tirou o lugar misteriosamente ao Pedro Roma nesse jogo) da académica contra o Benfica. Sim, esse mesmo em que até o Luisinho marcou um golo de calcanhar a 2 à hora !!!

Enfim, os coitaditos (e ceguetas) do costume...

Bolas...já aqui estamos!!!


Reparem bem que a última posta do Pimentinha foi indexada num site de notícias de futebol de última hora, juntamente com os últimos despachos noticiosos de A Bola, O Jogo, Rádio Renascença e Mais Futebol. Fantástico...

Tenho uma Dúvida...


A equipa que jogou contra o Porto este fim-de-semana foi a mesma que recebeu o Sporting, há cerca de um mês, e que parecia que estavam todos dopados ? Ou é só mais uma macacada para entreter a malta? É que não me pareceu muito convincente a exibição do Porto para 4-0 e os golos foram todos assim como que...consentidos. Se calhar é imaginação minha. Mas depois de os ver jogar contra o Sporting com tanta garra e abnegação, esperava um pouco mais. Se calhar foi a pronúncia do norte a falar mais alto...

Paulo Costa... esse grande portista


Caros,

Quero antes de mais deixar aqui uma ressalva em relação à qualidade que o meu clube (esse Benfica) anda a apresentar nos últimos tempos (anos)... deprimente é a palavra que encontro para classificar as actuações do Benfica. Equipa mediana, mal conduzida e com jogadores muito abaixo da média. Por esse motivo culpo sobretudo a gestão do nosso presidente Filipe Vieira que de futebol não deve perceber mesmo nada. Quero louvar a recuperação financeira que o Benfica tem feito e espero que se mantenha assim. Porém, o futebol que é o nosso core business vai de mal a pior... quem compra um rapaz chamado Luis Filipe não pode perceber um "BOI" disto mesmo... enfim
Depois gostaria de salientar o fantástico árbitro conotado com o Porto de Pinto da Costa... Paulo Costa (será que é seu primo e a calamitosa actuação dos seus fiscais de linha... enfim, o que estamos a habituados a esse senhor...
uma tristeza!!!! Será que existe alguém que consiga acabar com esta enorme falta de respeito que estes Paulos Costas exibem? claro que não... quando se nega o que as escutas dizem e assobia-se para o ar? estamos no sistema africano!!! Por útimo uma palavra de apreço para o Subuteo... tem espirito o gajo... para quem joga um joguinho de garagem NASCA e atraca-se com os seus companheiros nas mesas de jogos... fdx.. que deprimente!!!! Toni, come mas é couratos e intermeadas com pelo e faz-te homem

Por falar em King...


...espero que desfrutes desta prenda directamente dos prados de Alcochete para ti Motim...

Ainda bem que é futebol!


Já reparam na sorte dos lagartos e dos passarinhos? É verdade! E que sorte... Já reparam que se fosse King, o famoso jogo de cartas, neste momento estavam com pontos negativos? Ainda bem que jogam futebol (ou algo parecido com isso).

Deixo uma explicação do jogo para que possam ver a sorte que têm.

King

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

  • King é um jogo de cartas que se assemelha ao Bridge, disputado por quatro adversários individuais. Como o Bridge é um jogo de vazas, onde a cada rodada cada jogador recebe 13 cartas e deve descartar todas.

Regras

Decide-se o primeiro jogador a dar as cartas, através do lançamento de cartas pela ordem dos ponteiros do relógio (pela esquerda do dador). O primeiro a obter o king (rei de copas) é o primeiro a dar. No Brasil existe a regra onde o jogador que obtém o king pode escolher qual jogador deve dar as cartas, incluindo o próprio, sendo esta possibilidade uma vantagem pois permite que ele escolha, indiretamente, qual será o seu leilão. O jogador à esquerda do dador, baralha as cartas. O jogo desenrola-se sempre pela esquerda, iniciando-se pelo dador, e ganha a vaza quem jogar a carta mais alta do primeiro naipe jogado nessa rodada, ou o maior trunfo jogado, se tiver sido declarado um trunfo na mão. São 13 as vazas possíveis em cada mão.

As cartas são distribuídas totalmente, uma a uma.

A hierarquia das cartas, em ordem decrescente, é : Ás, Rei, Dama, Valete, 10 …. até 2. É um jogo individual e cada partida é composta por seis mãos ou jogadas negativas e quatro positivas. A contagem dos pontos pode ser feita de duas maneiras:

  • em um bloco com duas colunas para cada jogador, uma negativa e outra positiva, sendo que a diferença entre as colunas indica a posição de cada jogador em relação aos demais;
  • apenas somando os pontos de cada jogador, sem discriminar em duas colunas.

No final quem tiver o melhor saldo positivo será o ganhador.

Mãos

A soma dos pontos atribuidos aos jogadores nas seis mãos negativas totaliza -1300. A soma dos pontos atribuidos aos jogadores nas quatro mãos positivas (i.e. leilões) totaliza +1300. No fim do jogo a soma dos pontos dos jogadores deve ser zero.

Mãos negativas

  • 1a. mão - Não fazer vazas - O jogador que distribuiu as cartas joga uma carta qualquer, aberta. Todos os demais deverão servir aquele naipe, só podendo baldar uma carta de outro naipe qualquer se não tiver o naipe jogado. Quem ganhar uma vaza dará início à seguinte. No final, cada participante deverá contar e anunciar, para marcação, quantas vazas fez. Cada vaza vale 20 pontos negativos. Para efeito de conferência, o total desta jogada deve dar 260 pontos.
  • 2a. mão - Não fazer Copas - O objetivo é não receber vazas que contenham carta ou cartas de Copas. Regra importante: é proibido iniciar uma vaza com carta de Copas, tendo qualquer outro naipe na mão. Quem não tiver condições de acompanhar o naipe jogado, poderá baldar Copas ou carta de qualquer outro naipe, que considere mais perigoso. No final, contam-se as cartas de Copas recebidas por cada jogador. Cada carta de Copas vale 20 pontos negativos. O total de pontos da rodada é 260.
  • 3a. mão - Não fazer as Damas – Para cada Dama recolhida, o jogador perderá 50 pontos. O total da mão é 200 pontos. Esta mão também é conhecida como "Não Mulheres" no Brasil.
  • 4a. mão - Não receber Reis e Valetes - O objetivo é não ganhar vazas que contenham Reis ou Valetes. Cada uma destas cartas vale 30 pontos negativos e o total de pontos da mão é 240. Esta mão também é conhecida como "Não Homens" no Brasil.
  • 5a. mão - Não fazer o Rei de Copas (o King) - Quem receber o Rei de Copas em uma vaza, perderá 160 pontos. Importante: Nenhum jogador poderá iniciar vaza com Copas, enquanto tiver carta de qualquer outro naipe. O jogador que possuir o Rei de Copas é obrigado a joga-lo na primeira oportunidade, seja, na primeira vez que nao possa acompanhar o naipe puxado, seja na primeira puxada de copas.
  • 6a. mão - Não fazer as duas últimas vazas - O objectivo é não fazer as duas últimas vazas, como o próprio nome da jogada está indicando. Para cada vaza feita, o jogador marca 90 pontos negativos, totalizando 180 pontos na rodada.

O total de pontos negativos dos quatro jogadores deverá somar 1.300.

Mãos positivas

Após o jogo das seis mãos negativas, serão jogadas quatro rodadas positivas. A cada mão positiva, o distribuidor da mesma (i.e. "Beneficiado" ou "Dono do Leilão"), após a distribuição e análise das cartas, tem a possibilidade de decidir se a mão será:

  • Positiva (i.e. "Jogar para Cima"): Nesta modalidade cada vaza feita beneficia o ganhador da vaza com 25 pontos positivos. É possível definir um naipe como trunfo da mão ou jogar sem trunfo.
  • Negativa (i.e. "Jogar para Baixo"): Nesta modalidade cada vaza feita penaliza o ganhador da vaza com 75 pontos negativos. Nesta mão cada jogador ganha um bônus de 325 pontos positivos, ou seja se não fizer nenhuma vaza termina a mão com 325 pontos positivos, se fizer uma termina com 250 e assim subsequentemente. Os pontos negativos também são conhecidos por "nulos".

No fim de cada mão positiva a pontuação distribuida na rodada entre os jogadores deve totalizar 325 pontos positivos.

Como são quatro mãos positivas, cada jogador terá a oportunidade de escolher o trunfo pelo menos uma vez, ou escolher jogar para baixo, conforme achar o que lhe beneficiará mais. É possível ainda não marcar trunfos. Maiores detalhes sobre o trunfo seguem abaixo.

A seu exclusivo critério, o beneficiado poderá leiloar o seu benefício. As ofertas dos adversários são feitas em vazas positivas ou vazas negativas e, caso o beneficiado venda o benefício, o pagamento será feito no final da mão. Maiores detalhes sobre o leilão seguem abaixo.

  • Trunfo

O beneficiado (original ou adquirente por meio do leilão) poderá escolher um naipe como trunfo. Qualquer carta de trunfo ganha de qualquer carta de outro naipe, mas só poderá ser jogada se for impossível acompanhar o naipe da vaza ou se o naipe inicial da vaza for trunfo. Entre dois ou mais trunfos, ganhará o mais alto. Como mencionado acima, o beneficiado pode decidir jogar sem trunfos.

  • Leilão

Nas quatro mãos positivas, após a distribuição das cartas, cada jogador terá o direito de escolher o naipe de trunfo ou de aceitar ofertas dos adversários por tal direito. Caso o beneficiado decida negociar seu direito, estará aberto o leilão.

Aberto o leilão, o demais jogadores poderão dar lances para adquirir o benefício. Cada um dos três adversários deverá manifestar-se na sua vez. Isto é, da mesma forma que o jogo, os lances são feitos em sentido horário, inicialmente pelo jogador à esquerda do beneficiário. Deve-se combinar se o jogador que passar inicialmente perderá o direito de ofertar. No Brasil, o usual é que isto não ocorra.

Cada lance subsequente deve ser maior (em pontos absolutos) que o anterior. Na contagem considera-se que 3 vazas para cima (i.e. 75 pontos positivos) equivalem a 1 vaza negativa (i.e. 75 pontos negativos) ou seja, para cobrir um lance de 4 para cima é necessário oferecer ao menos 2 para baixo ou 5 para cima. A ordem entre positivas e nulos é: 1 pos, 2 pos, 3 pos / 1 nulo, 4 pos, 5 pos, 6 pos / 2 nulos, 7 pos, 8 pos.

O limite de lances no leilão é de 8 vazas positivas. Para buscar o lance máximo, o beneficiado poderá realizar um ultimato -- pedir o máximo (oito vazas) em seu benefício, ou ir para baixo. É o chamado "8 ou nulos!". Se oferecerem 8 vazas para cima, o beneficiado será obrigado a aceitar o leilão e o jogador vencedor escolherá o trunfo. Se não oferecerem, ele é obrigado a jogar para baixo.

Durante o leilão os jogadores deverão mencionar apenas a quantidade de vazas que estão dispostos a pagar e a indicação se é para cima (positivos) ou para baixo (negativos). No caso de ser para positivos, o naipe de trunfo só deverá ser mencionado se e após o beneficiado aceitar a oferta.

Preferência - Entretanto, é possível que os ofertantes iniciais prefiram os ofertantes subsequentes. "Preferência" (ou "preempção") significa que o sujeito poderá igualar uma oferta e levar o benefício (chama-se o prejudicado de "preferido" ou "preempto"). Frise-se que a preferência deve se dar nos mesmos termos e condições da oferta original. Logo, se o preempto ofertar 3 vazas positivas NÃO será possível preferí-lo usando 1 vaza negativa. Será preciso ofertar as mesmas 3 vazas positivas.

O primeiro jogador à esquerda do beneficiado (1º ofertante) possui preferência sobre o 2º e o 3º ofertantes, e o 2º ofertante possui preferência sobre o 3º ofertante. Dessa forma, se o segundo ou o terceiro a falar oferecer lance melhor que o do jogador que o antecedeu, este poderá oferecer o mesmo número de vazas pela mão, tendo prioridade.

Uma vez que dois jogadores tenham desistido de adquirir o benefício, o beneficiado deverá dizer se aceita ou não a oferta, ressalvado que o beneficiado poderá ainda negociar um aumento da oferta com o último ofertante. A decisão de aceitar ou não a oferta é feita a seu exclusivo critério (exceto no caso de ultimato). Após a decisão, está encerrado o leilão.

Linguas de Gato


O jantar da Mãe de Vinho, que juntou toda a equipa do BolaNaMesa, serviu também para voltar a encontrar algo que não via há muito tempo. Falo, claro está, das línguas de gato em terrenos inóspitos e onde seria menos provável que aparecessem. Depois de terem andado arredadas da minha vista durante muito tempo, eis que somos brindados com uma criteriosa selecção de linguas de gato oriundas dos melhores pacotes. Só por isso, valeu a pena estramos todos juntos nessa fantástica comemoração.

Novos Episódios


A série Lost (Perdidos) vai ter novos episódios rodados em Alcochete. Os jogadores do Sporting perderam-se, não sabem onde andam, já não sabem jogar futebol e andam completamente à deriva. Os actores da série parecem saber melhor onde estão do que os jogadores do Sporting quando entram em campo. Tal facto suscitou o interesse do presidente da ABC Entertainment que já se deslocou a Portugal, tendo assistido ao jogo de ontem em Coimbra da formação lagarta. Ficou de tal maneira surpreendido com o nível de desorientação da equipa sportinguista, que já reuniu com Soares Franco para dar inicio às gravações o quanto antes. Aconselho calma ao presidente da ABC porque parece que Paulo Bento não sairá tão cedo, pelo que o desnorte vai continuar durante os próximos meses. Miséria...