Monday, January 14, 2008

Ainda bem que é futebol!


Já reparam na sorte dos lagartos e dos passarinhos? É verdade! E que sorte... Já reparam que se fosse King, o famoso jogo de cartas, neste momento estavam com pontos negativos? Ainda bem que jogam futebol (ou algo parecido com isso).

Deixo uma explicação do jogo para que possam ver a sorte que têm.

King

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

  • King é um jogo de cartas que se assemelha ao Bridge, disputado por quatro adversários individuais. Como o Bridge é um jogo de vazas, onde a cada rodada cada jogador recebe 13 cartas e deve descartar todas.

Regras

Decide-se o primeiro jogador a dar as cartas, através do lançamento de cartas pela ordem dos ponteiros do relógio (pela esquerda do dador). O primeiro a obter o king (rei de copas) é o primeiro a dar. No Brasil existe a regra onde o jogador que obtém o king pode escolher qual jogador deve dar as cartas, incluindo o próprio, sendo esta possibilidade uma vantagem pois permite que ele escolha, indiretamente, qual será o seu leilão. O jogador à esquerda do dador, baralha as cartas. O jogo desenrola-se sempre pela esquerda, iniciando-se pelo dador, e ganha a vaza quem jogar a carta mais alta do primeiro naipe jogado nessa rodada, ou o maior trunfo jogado, se tiver sido declarado um trunfo na mão. São 13 as vazas possíveis em cada mão.

As cartas são distribuídas totalmente, uma a uma.

A hierarquia das cartas, em ordem decrescente, é : Ás, Rei, Dama, Valete, 10 …. até 2. É um jogo individual e cada partida é composta por seis mãos ou jogadas negativas e quatro positivas. A contagem dos pontos pode ser feita de duas maneiras:

  • em um bloco com duas colunas para cada jogador, uma negativa e outra positiva, sendo que a diferença entre as colunas indica a posição de cada jogador em relação aos demais;
  • apenas somando os pontos de cada jogador, sem discriminar em duas colunas.

No final quem tiver o melhor saldo positivo será o ganhador.

Mãos

A soma dos pontos atribuidos aos jogadores nas seis mãos negativas totaliza -1300. A soma dos pontos atribuidos aos jogadores nas quatro mãos positivas (i.e. leilões) totaliza +1300. No fim do jogo a soma dos pontos dos jogadores deve ser zero.

Mãos negativas

  • 1a. mão - Não fazer vazas - O jogador que distribuiu as cartas joga uma carta qualquer, aberta. Todos os demais deverão servir aquele naipe, só podendo baldar uma carta de outro naipe qualquer se não tiver o naipe jogado. Quem ganhar uma vaza dará início à seguinte. No final, cada participante deverá contar e anunciar, para marcação, quantas vazas fez. Cada vaza vale 20 pontos negativos. Para efeito de conferência, o total desta jogada deve dar 260 pontos.
  • 2a. mão - Não fazer Copas - O objetivo é não receber vazas que contenham carta ou cartas de Copas. Regra importante: é proibido iniciar uma vaza com carta de Copas, tendo qualquer outro naipe na mão. Quem não tiver condições de acompanhar o naipe jogado, poderá baldar Copas ou carta de qualquer outro naipe, que considere mais perigoso. No final, contam-se as cartas de Copas recebidas por cada jogador. Cada carta de Copas vale 20 pontos negativos. O total de pontos da rodada é 260.
  • 3a. mão - Não fazer as Damas – Para cada Dama recolhida, o jogador perderá 50 pontos. O total da mão é 200 pontos. Esta mão também é conhecida como "Não Mulheres" no Brasil.
  • 4a. mão - Não receber Reis e Valetes - O objetivo é não ganhar vazas que contenham Reis ou Valetes. Cada uma destas cartas vale 30 pontos negativos e o total de pontos da mão é 240. Esta mão também é conhecida como "Não Homens" no Brasil.
  • 5a. mão - Não fazer o Rei de Copas (o King) - Quem receber o Rei de Copas em uma vaza, perderá 160 pontos. Importante: Nenhum jogador poderá iniciar vaza com Copas, enquanto tiver carta de qualquer outro naipe. O jogador que possuir o Rei de Copas é obrigado a joga-lo na primeira oportunidade, seja, na primeira vez que nao possa acompanhar o naipe puxado, seja na primeira puxada de copas.
  • 6a. mão - Não fazer as duas últimas vazas - O objectivo é não fazer as duas últimas vazas, como o próprio nome da jogada está indicando. Para cada vaza feita, o jogador marca 90 pontos negativos, totalizando 180 pontos na rodada.

O total de pontos negativos dos quatro jogadores deverá somar 1.300.

Mãos positivas

Após o jogo das seis mãos negativas, serão jogadas quatro rodadas positivas. A cada mão positiva, o distribuidor da mesma (i.e. "Beneficiado" ou "Dono do Leilão"), após a distribuição e análise das cartas, tem a possibilidade de decidir se a mão será:

  • Positiva (i.e. "Jogar para Cima"): Nesta modalidade cada vaza feita beneficia o ganhador da vaza com 25 pontos positivos. É possível definir um naipe como trunfo da mão ou jogar sem trunfo.
  • Negativa (i.e. "Jogar para Baixo"): Nesta modalidade cada vaza feita penaliza o ganhador da vaza com 75 pontos negativos. Nesta mão cada jogador ganha um bônus de 325 pontos positivos, ou seja se não fizer nenhuma vaza termina a mão com 325 pontos positivos, se fizer uma termina com 250 e assim subsequentemente. Os pontos negativos também são conhecidos por "nulos".

No fim de cada mão positiva a pontuação distribuida na rodada entre os jogadores deve totalizar 325 pontos positivos.

Como são quatro mãos positivas, cada jogador terá a oportunidade de escolher o trunfo pelo menos uma vez, ou escolher jogar para baixo, conforme achar o que lhe beneficiará mais. É possível ainda não marcar trunfos. Maiores detalhes sobre o trunfo seguem abaixo.

A seu exclusivo critério, o beneficiado poderá leiloar o seu benefício. As ofertas dos adversários são feitas em vazas positivas ou vazas negativas e, caso o beneficiado venda o benefício, o pagamento será feito no final da mão. Maiores detalhes sobre o leilão seguem abaixo.

  • Trunfo

O beneficiado (original ou adquirente por meio do leilão) poderá escolher um naipe como trunfo. Qualquer carta de trunfo ganha de qualquer carta de outro naipe, mas só poderá ser jogada se for impossível acompanhar o naipe da vaza ou se o naipe inicial da vaza for trunfo. Entre dois ou mais trunfos, ganhará o mais alto. Como mencionado acima, o beneficiado pode decidir jogar sem trunfos.

  • Leilão

Nas quatro mãos positivas, após a distribuição das cartas, cada jogador terá o direito de escolher o naipe de trunfo ou de aceitar ofertas dos adversários por tal direito. Caso o beneficiado decida negociar seu direito, estará aberto o leilão.

Aberto o leilão, o demais jogadores poderão dar lances para adquirir o benefício. Cada um dos três adversários deverá manifestar-se na sua vez. Isto é, da mesma forma que o jogo, os lances são feitos em sentido horário, inicialmente pelo jogador à esquerda do beneficiário. Deve-se combinar se o jogador que passar inicialmente perderá o direito de ofertar. No Brasil, o usual é que isto não ocorra.

Cada lance subsequente deve ser maior (em pontos absolutos) que o anterior. Na contagem considera-se que 3 vazas para cima (i.e. 75 pontos positivos) equivalem a 1 vaza negativa (i.e. 75 pontos negativos) ou seja, para cobrir um lance de 4 para cima é necessário oferecer ao menos 2 para baixo ou 5 para cima. A ordem entre positivas e nulos é: 1 pos, 2 pos, 3 pos / 1 nulo, 4 pos, 5 pos, 6 pos / 2 nulos, 7 pos, 8 pos.

O limite de lances no leilão é de 8 vazas positivas. Para buscar o lance máximo, o beneficiado poderá realizar um ultimato -- pedir o máximo (oito vazas) em seu benefício, ou ir para baixo. É o chamado "8 ou nulos!". Se oferecerem 8 vazas para cima, o beneficiado será obrigado a aceitar o leilão e o jogador vencedor escolherá o trunfo. Se não oferecerem, ele é obrigado a jogar para baixo.

Durante o leilão os jogadores deverão mencionar apenas a quantidade de vazas que estão dispostos a pagar e a indicação se é para cima (positivos) ou para baixo (negativos). No caso de ser para positivos, o naipe de trunfo só deverá ser mencionado se e após o beneficiado aceitar a oferta.

Preferência - Entretanto, é possível que os ofertantes iniciais prefiram os ofertantes subsequentes. "Preferência" (ou "preempção") significa que o sujeito poderá igualar uma oferta e levar o benefício (chama-se o prejudicado de "preferido" ou "preempto"). Frise-se que a preferência deve se dar nos mesmos termos e condições da oferta original. Logo, se o preempto ofertar 3 vazas positivas NÃO será possível preferí-lo usando 1 vaza negativa. Será preciso ofertar as mesmas 3 vazas positivas.

O primeiro jogador à esquerda do beneficiado (1º ofertante) possui preferência sobre o 2º e o 3º ofertantes, e o 2º ofertante possui preferência sobre o 3º ofertante. Dessa forma, se o segundo ou o terceiro a falar oferecer lance melhor que o do jogador que o antecedeu, este poderá oferecer o mesmo número de vazas pela mão, tendo prioridade.

Uma vez que dois jogadores tenham desistido de adquirir o benefício, o beneficiado deverá dizer se aceita ou não a oferta, ressalvado que o beneficiado poderá ainda negociar um aumento da oferta com o último ofertante. A decisão de aceitar ou não a oferta é feita a seu exclusivo critério (exceto no caso de ultimato). Após a decisão, está encerrado o leilão.

No comments: