Saturday, January 5, 2008

Porque é que o Sporting perde?


Esta vai ser longa...(desculpem lá...).


Escrevo após mais uma derrota do Sporting, desta vez no Bessa. Nada de mais. Um hábito. Ainda para mais com transmissão na TVI, para gáudio da gentalha da estação. Para a semana há mais. Já anunciaram que vão transmitir a nossa derrota em Coimbra na viragem do campeonato. Próximo Domingo às 19.15h.


Mas voltemos ao jogo. Demos 45 minutos de avanço. Não jogámos nada. Quase tão mau como o Benfica no Restelo. E porquê? A razão parece-me cada vez mais óbvia. E não está nos jogadores, no treinador, nos árbitros, no estado do terreno, ou na tinta usada para delimitar o campo. Está claramente na direcção do Sporting. Criaram um monstro e agora não sabem viver com ele. Criaram a maior escola de formação do mundo e destruíram uma equipa. Há coisas fantásticas. O sonho de qualquer clube de futebol é ser alimentado pela sua formação. O orgulho dos sócios nos seus formandos, na cantera, nos jogadores da casa, é o maior activo de uma sociedade desportiva. Não é equiparável a nada.


Facto: A Academia do Sporting é mundialmente reconhecida. Facto: temos das piores equipas da Liga. Como é possível? Estes dois factos não podem ocorrer em simultâneo. Mas, por incrível que pareça, ocorrem. O que a direcção do Sporting conseguiu fazer, foi transformar o orgulho dos nossos formandos em se formar no Sporting, em ambição de sair o mais rapidamente possível para um clube qualquer no estrangeiro. É penoso ver o Miguel Veloso ou o João Moutinho jogarem com a camisola do Sporting e a cabeça no Manchester ou no Real Madrid. Jogar no Sporting, para estes miúdos, é uma etapa na carreira, que se espera o mais curta possível. Dar o salto aos 19 anos para um gigante europeu, tornou-se uma obsessão. E podemos levá-los a mal? Claro que não. O futebol actual não se coaduna com paixões clubísticas. Infelizmente, as provas que Quaresma e Simão deram, mostram isso mesmo. A ingratidão para com o formador é rotina quotidiana.


A Direcção do Sporting vive completamente obcecada com a gestão financeira do clube. Desbaratina os seus activos desportivos (jogadores) em nome da manutenção de compromissos financeiros com a banca. Para quê? Mantemos prejuízos brutais acumulados, e uma miserável tesouraria, e ficamos sem os jogadores na mesma. Se o futebol deve ser gerido como um negócio, não pode desviar-se do seu primado original: produzir equipas de qualidade que encham estádios, motivem sócios e alavanquem o merchandising. Hoje em dia, não temos nada disto. E enquanto continuarmos a vender jogadores como Cristiano Ronaldo, Nani, Quaresma, Hugo Viana, Simão (apenas para referir alguns) por meia dúzia de trocos, aos 19 anos, e quando o fazemos ano após ano, criamos nos miúdos que agora lá estão, a sensação de que o mesmo lhes pode acontecer. E quanto mais cedo, melhor. Um miúdo que os 21 anos ainda esteja no Sporting é porque ou não tem qualidade ou teve azar. E o João Moutinho já deve estar a pensar nisso. Um jogador de 21 anos no Sporting é como se tivesse 35 e em final de carreira. Cansado e sem disponibilidade física.


Pergunto. De que me serve um clube rico se tenho uma equipa de merda? Pois...Talvez tivesse um estádio maior (o que tenho não enche nunca), uma academia maior (para fabricar jogadores tipo pastéis de nata e vendê-los à fornada ou em pacotes de 6 como na Fábrica dos Pastéis de Belém), ou tivesse um canal de TV, entre outras coisas sem interesse nenhum. O que me interessa são os 11 jogadores que entram em campo e a qualidade dos mesmos. Hoje, quando vejo um miúdo como o Adrien Silva no banco pergunto-me quanto tempo terei para o ver jogar? E o Paez ? Já o Pereirinha podia ir hoje...ter com o Paredes na companhia do Farnerud.


A realidade actual, e que magoa, e aqui distancio-me de todos os adeptos portistas e benfiquistas que não têm capacidade para analisar desta maneira os seus clubes, é que temos um clube sem dinheiro e uma equipa de merda. Pergunto. Para que é que vendemos os miúdos? E porque é que continuamos a cometer o mesmo erro sucessivamente se não nos serve de nada? Se calhar vendíamos o Veloso e comprávamos mais 10 Purovics. A tristeza da nossa realidade é, infelizmente, comparável com a qualidade da nossa Direcção. Nunca votei em eleições do Sporting. Mas vou votar nas próximas. Só preciso que haja uma lista que me diga que pararam as vendas de jogadores aos 19 anos, e que sosseguem os que lá estão que não vão sair tão cedo. Só preciso disto.

1 comment:

Anonymous said...

Olha... concorre tu, cria uma lista e candidata-te que eu voto nessa lista... que prometa não vender os jogadores saídos da academia antes dos 19 anos: A condição seria: só pode sair do SCP/Academia jogador que tenha pelo menos duas épocas como campeão pela equipa sénior e vinte anos completos!