Wednesday, January 31, 2007

Marquês de Pombal


Motim,

deixei passar o teu post das origens nobres desse muy grande clube que é o Sporting Clube de Portugal. Pego agora no tema só para te esclarecer e para que dúvidas não restem da origem nobiliárquica do nosso emblema que tu também tanto estimas.

Reza a história que o grande Marquês de Pombal, o primeiro grande lagarto à face da Terra, terá sido o impulsionador do nosso emblema. Segundo ele, Lisboa não fazia sentido sem um grande clube de Futebol (na altura a modalidade ainda não existia mas ele previu a sua implementação e fama mundial). Vai daí, organizou o grande terramoto de 1755, só para reconstruir Lisboa à imagem do seu Sporting.

Como grande treinador de bancada, redesenhou a baixa em esquemas tácticos de futebol, com linhas avançadas, defesa em linha e penetração pelas alas. Se reparares bem, a baixa lisboeta tanto pode ser um 4-4-2, como um 4-3-3, sempre com uma referência no ataque, um matador de área. E se olhares bem, a estátua do Marques está no centro de tudo. Todas as movimentações ofensivas tinham como objectivo servir o matador. E o que era ele se não um matador. Um artilheiro mor. Ele próprio foi o primeiro Travassos, Peyroteo e, há quem diga, que foi ele que previu que um argentino, de nome Yazalde, viria um dia de longe para estourar com as balizas adversárias.

A sua estátua no centro de Lisboa, com um leão ao lado, é o primeiro grande documento futebolístico português. O clube que idealizou e com o qual sonhava ardentemente tinha que ter um leão como símbolo. A idolatração do Sporting Clube de Portugal. Do leão como animal reinante. Em suma, o Marquês deixou um legado futebolístico histórico.

Organizou várias caçadas reais para promover a extinção das águias (animal pelo qual nutria uma natural antipatia, uma azia, e alguns vómitos) e proibiu no reino lendas com dragões e bichos mitólogicos (pelo aparvalhado da questão).

Por isso, Motim, não renego a origem histórica e nobre do meu emblema e que tanto orgulho me dá. Antes isso do que ser fundado por ua bando de pescadores da Afurada ou por uns pasteleiros da zona de Benfica.

Tenho dito!!

No comments: