Friday, February 2, 2007

Tomás Taveira


Aos meus amigos lampiões e tripeiros,

Chegou o momento de introduzirmos neste espaço a verdadeira homenagem ao mentor do nosso estádio, arquitecto Tomás Taveira. Isto porque a temática dos Estádios tem sido levantada nos últimos posts.

Ora bem, e o que podemos dizer do arquitecto da nossa obra, senão que o veneramos pela "introdução" de temáticas e conceitos inovadores ao longo de toda a sua obra. Ter um homem com o prestígio e a audácia de Taveira na construção do nosso estádio, demonstra o vanguardismo do nosso clube na adopção de novas "metodologias" e "abordagens". Até aos filmes do Taveira, a temática "anal" nem sequer era explorada nos filmes de culto do cinema americano e apenas em pequenas salas do Animatógrafo do Rossio poderíamos ser brindados com prestações ousadas nesta matéria de actrizes desconhecidas do grande público do circuito porno.

Ao redesenhar os ângulos cinematográficos, Taveira é em si mesmo um ícone de Hollywood e um percursor na matéria. Existe um A.T. (Antes de Taveira) e um D.T. (Depois de Taveira) na indústria cinematográfica. A sua inovação é tão marcante como a introdução de som no cimena nos anos 30.

Taveira representa para todos nós um espírito aspiracional. A busca massiva de pequenos excertos, de má qualidade, dos seus filmes, tornou-se quase tão emblemática como a busca do Graal. A identificação das actrizes era uma tarefa quase impensável e levantava enormes discussões de café.

Todos nós aprendemos com Taveira e sentimos que temos uma dívida de gratidão para com o homem. E que paralelo podemos traçar com o nosso clube ? Vários.

Em primeiro lugar, a nossa academia de futebol é totalmente aspiracional para todos os jovens que querem singrar na carreira futebolística, da mesma maneira que as prestações de Taveira o eram para todos os jovens que um dia queriam singrar na carreira de sodomização de mulheres em edificios de escritórios; aos nossos jovens da academia é-lhes dito "Tudo tem um esforço, exige dedicação, devoção para atingirmos a glória", frase tão épica como a célebre "Vais ver que isto não dói nada" que Taveira imortalizou na tela; os treinos de captação da academia reúnem centenas de miúdos do país inteiro da mesma maneira que Taveira sodomizou mulheres de todo o país numa cobertura geográfica invejável.

Por tudo isto, meus amigos, mais respeito na abordagem ao nosso estádio. Pelo menos sabemos e respeitamos quem o fez. Não foi um inglês qualquer nasca com os copos que desenhou um balde. Foi um homem grande que mudou as nossas vidas, marcou o seu espaço e, por tudo isso, só podia ser ele a fazer o nosso estádio, também ele emblemático, único, aspiracional, na senda do que Taveira é, um Ícone.

Mais respeito por favor!!

No comments: