Wednesday, February 28, 2007

Tiro Nº 2 - Vasquinho e a Belenisação


Insistes neste propósito da "belenisação" e neste conceito aparvalhado que teimas em defender. Sobre o mesmo posso tirar duas conclusões: primeiro que o teu propósito é equiparares o grande SCP a um clube de bairro de alguma freguesia de Lisboa. Bom...já lá vamos...; segundo que pretendes com este conceito dizer que o SCP está a ficar ridiculo ao ponto de ser tão insignificante como o Clube de Futebol "Os Belenenses".
Sobre o primeiro, nem me vou alongar muito. Já está mais do que debatido o tema da regionalização no futebol e de que o Sporting Clube de Portugal é claramente o único clube de dimensão nacional e que deixou os regionalismos para as suas filiais. Algumas delas até com bastante peso como o Sporting Clube de Braga, Sporting Clude de Espinho, Sporting Clube da Covilhã e por aí fora...Outros clubes tentaram com as suas históricas filiais como o Benfica de Castelo Branco mas sem grande sucesso...Por isso, equiparar o Sporting Clude de Portugal à freguesia de Belém é ridículo...Essa temática nunca poderá ser chamada à baila numa discussão regional. O Sport Lisboa e Benfica tem a importância de um Leixões ou de um Varzim ou até mesmo de um Portimonense ou Barreirense. São filiações locais, bairristas e de um limitação geográfica bem definida. A tua agremiação desportiva tem apenas maior peso porque é de Lisboa, logo da capital e com mais gente. Ponto final. Não passa disso. Vocês têm sempre a mania de se por em bicos de pés...Tenham calma anõezinhos que um dia serão grandes...
Agora sobre o segundo, por muito respeito que me mereça o Clube de Futebol "Os Belenenses", não produziram para o futebol nada de extraordinário, a não ser aquele defesa central careca, José António, figura histórica do clube, que faleceu recentemente. O Sporting Clube de Portugal tem neste momento a melhor escola de formação de futebol da Europa, Já "produziu" um FIFA Player of the Year (Luis Figo) e prepara-se para ter o segundo (Cristiano Ronaldo). As cadernetas de cromos dos miúdos têm sempre a fotografia de um jogador do Sporting, do Benfica e do Porto. A desta época tem a fotografia do Quaresma, do Simão e do Moutinho. A importância da nossa formação, faz com que os nossos jogadores sejam as bandeiras dos outros clubes. Por isso, a não ser que queiras ver brilhar no Balde jogadores formados nas escolas do Restelo, não procures equiparar a grandeza do nosso clube, com pequenos clubes de bairro de freguesias de Lisboa. Não se enquadra no perfil.
Aguardo comentários...

1 comment:

xistosa, josé torres said...

Lagartixas, que vivem à sombra e debaixo das pedras, não vá aparecer uma ave de rapina, daquelas que domingo a domingo, de norte a sul, roubam os mais pequenos.
Sim, que a ladroagem é azul e branca e verde, mas tão verde, que somos gamados, (os pequenos) e até a cor se cola.
Sim, que não só os das Comores, que morderam um filho da puta e este viu nossa senhora a apontar-lhe o caminho!
Está perto, Custóias, fica nos arredores do Porto.