Tuesday, September 30, 2008

Tenham Vergonha!!


O FC Porto acabou, agora mesmo, de ser autenticamente cilindrado pelo Arsenal por 4-0, na segunda jornada da Liga dos Campeões. E foram só 4 porque o Arsenal falhou, escandalosamente, pelo menos 5 oportunidades. Foi um banho de bola à antiga. Mas, aparte os regozijos clubísticos (e aqui, Subutteo, estou curioso para ver o que dizes depois de teres gozado com a derrota por 3-1 do Sporting em Nou Camp) isto é muito triste. Não tenho prazer nenhum em que o Porto ganhe qualquer jogo da Liga dos Campeões, pelo dinheiro envolvido. Mas tudo o que seja humilhação também chateia pelo facto de os ingleses gozarem à bruta com os clubes portugueses. Mas aqui, os menos culpados são os jogadores do Porto, que bem correram. Estamos é num universo futebolístico demasiado longínquo da elite futebolística europeia. Quando os responsáveis do nosso futebol entendem que só devemos ter 16 clubes na liga principal e um jogo por semana, de preferêncioa ao Domingo à noite às 21.15, enquanto em Inglaterra, Itália, Espanha se joga duas vezes por semana a todo o gás, os níveis competitivos têm que ser diferentes. O próprio All-Star Benfica foi o que se viu frente a uma equipa mediana italiana.

Mas a culpa não é só da Federação e da Liga. Os próprios dirigentes desportivos, assalariados de empresários manhosos, são altamente culpados desta falta de qualidade impressionante das nossas equipas a nível internacional.

Como é que Gilberto Madaíl tem a ousadia de dizer que quer ver Portugal na final do Campeonato do Mundo de 2010, quando os principais clubes portugueses não têm jogadores portugueses a jogar? Como é que adeptos de Porto e Benfica, adeptos da Selecção Nacional, podem achar que Portugal tem equipa para se bater com Alemanha, Itália, Brasil ou Espanha, quando compactuam com políticas desportivas que previligiam a contratação de jogadores internacionais perfeitamente medíocres (Benítez, Sapunaru, Tomás Costa, Hulk, Yebda, Bynia, Balboa). Se olharmos para o onze habitual do Porto, temos Bruno Alves e Meireles como únicos portugueses. No Benfica, as honras cabem a Quim, Carlos Martins e, por vezes, Nuno Gomes (não vou contar com o Miguel Vitor que entrou como último recurso e não é um titular indiscutível). O Sporting, e aqui não é clubismo estúpido, ainda assim, é o único clube de topo em Portugal que ainda aposta nos jogadores lusos, com Rui Patrício, Abel, Tonel, Caneira, João Moutinho, Miguel Veloso, Postiga e Djaló (8 portugueses no onze inicial contra o Benfica). Não é de hoje que digo isto: prefiro um medíocre Pereirinha a um medíocre Farnerud. Não tenham dúvidas.

Por isso, acho que está na altura de assumirem vergonha, adeptos e dirigentes, pelo estado a que isto chegou. Vamos dar oportunidade aos nossos jogadores, formados brilhantemente em Portugal e com muito mais qualidade que muitos brasileiros que aí andam. Por acaso o Miguel Vitor comprometeu contra o Sporting? Não. Mas se se chamasse Vitinho e fosse brasileiro, já era o maior.

Acreditem que me daria gozo estar aqui a gozar com o Porto, mas deu-me muita raiva ver o Arsene Wenger a rir-se às gargalhadas no banco do Arsenal. Se a vocês não vos chateou...

Monday, September 29, 2008

Sinceramente...


...considero a vitória do Benfica sobre o Sporting por 2-0 justa (pelo aproveitamento máximo das oportunidades) mas exagerada. A margem mínima seria mais adaptada à realidade do jogo. Em alta competição, os erros pagam-se caro. No primeiro minuto de jogo, Djaló não pode falhar aquele golo. São estas situações que distinguem os grandes jogadores. Não deixei de reparar que Quim fez duas grandes defesas, que eram golos certos (remate de Postiga na primeira parte e de Djaló na segunda), o que é estranho, e que só Carlos Martins teve cãimbras, o que também é estranho.

Os exuberantes festejos da massa associativa do Benfica, dos jogadores e equipa técnica no fim do jogo apenas comprovam, dúvidas houvessem, que o Sporting é um grande clube. Todos estavam convictos que venceram um jogo muito dícifil perante um adversário bastante superior. Quando assim é...todos estão de parabéns.

Para ti, Pimentinha, conseguiste ir ao Estádio da Luz ver uma vitória (coisa rara e que esperemos que não se repita). Ao contrário de ti, não comprei nenhum jornal desportivo no Domingo. As vitórias sobre os grandes clubes têm que ser muito festejadas, não é?

Friday, September 26, 2008

Descanso...!?


Já que (alguns) treinadores gostam tanto de fazer descansar (alguns) jogadores em vésperas de grandes encontros internacionais, não se poderia fazer o mesmo aos ditos treinadores !?!? Eu, se mandasse alguma coisa no FC Porto, fazia descansar o Jesualdo Ferreira e seu adjunto José Gomes na próxima jornada (até talvez mais uns tempitos do que isso). Aliás, eles já tinham tirado uma folgazinha de uma hora em Vila do Conde...

Confesso que não compreendo esta "rotatividade" do plantel em início de época...assim como não percebo como se faz descansar apenas um ou outro jogador. Para mais, porque em Vila do Conde (desculpem a insistência) jogaram apenas meia horita. Parece-me que esta equipa técnica do FC Porto não sabe bem o que anda a fazer. Ora insiste que a equipa está em construcção e necessita de rotinas (ou seja, tempo de jogo) ora faz repousar jogadores e alternar convocatórias. No mínimo confuso, não !?

Wednesday, September 24, 2008

Alguém me pode explicar?


Pois, muito bem. Faz-me muita confusão o que se passa em Braga. Depois da Marisa Cruz ter assumido um relacionamento com o João Vieira Pinto, o César Peixoto já casou com a Isabel Figueira e agora anda enrolado com a Diana Chaves. Passa-se alguma coisa em Braga que a gente desconheça? É que, sinceramente, olho para o João Pinto e o César Peixoto e....pá....são dois valentes bajoulos que andam a aviar-se à grande nas capas da Maxmen. Não tarda nada vamos ver o Jorge Jesus enrolado com Pamela Anderson. Serão os ares do Minho e o excesso de alheiras da zona? Ou mera cegueira das lindas meninas?

Claro que lamento...


A má gestão da carreira de Vukcevic, se calhar por parte do próprio, mas sem dúvida também por parte do intragável agente do jogador, aliado à fraca capacidade de Paulo Bento de gerir situações desconfortáveis e tiques de vedetismos (é incoerente e tem sempre dois pesos e duas medidas consoante as suas preferências), está a afastar do relvado de Alvalade um dos melhores reforços internacionais do Sporting dos últimos anos. Um talentoso jogador que muito fez vibrar as bancadas.


Numa altura em que tudo se encaminhava para uma paz (talvez podre) com o treinador, com os 45 minutos jogados frente ao Belenenses, uma ovação das bancadas de Alvalade assim que saíu para o aquecimento e com a habitual entrega em campo, o montenegrino parece estragar tudo com as polémicas declarações no fim do jogo, a anunciar que queria sair em Dezembro. Parece estúpido...mas só para quem não viu o jogo. Os 45minutos que passou em campo podem ter sido uma benção, mas mais pareceram um martírio. Simon bem correu e eu bem vi que ninguém lhe passava a bola. Ele bem tentou desmarcar-se, isolar-se, fazer triangulaões com os colegas, mas parecia um elemento estranho à equipa. Talvez por isso, a quente, tenha estourado no fim do jogo.


Incapaz de gerir a relação amorosa entre Vukcevic e os sócios, Bento encomendou este serviço à equipa, apostando na reacção a quente do montenegrino após o jogo. Jogada de mestre do treinador do Sporting que enfraquece a relação de Vukcevic com os sócios (à semelhança do que aconteceu com Moutinho) e legitima a posição que tem assumido face ao jogador.


Tudo muito bonito, não fosse isto acabar mal para o Sporting com o ingresso do jogador no Benfica ou no Porto, senão em Dezembro, pelo menos no final da época. A gestão de um plantel no futebol moderno não pode não pode estar sujeita a estes arrufos, nem a direcção os deve legitimar, sob pena de ver os seus actuvos desvalorizarem-se. Por tudo isto....claro que lamento tudo o que está a acontecer e mais ainda as consequências que se avizinham.

Tuesday, September 23, 2008

Ele há coisas...


Pronto. Assim é que deve ser. Os gémeos de Lisboa continuam a ser levadinhos ao colo pelas arbitragens e pela força da comunicação social lisboeta e o FC Porto, no pólo oposto, continua a lutar contra tudo e contra todos. Mesmo contra aqueles que, dentro do clube, continuam a ser focos de incompetência, de teimosia e displicência.

Se, para os gémeos de Lisboa, continua a ser "normal" marcar golos em fora-de-jogo, ter penaltis marcados e inventados a favor, ter expulsões perdoadas (como as de ontem a Maxi e ao Nulo Gomes) e tudo isto ser escamoteado pelos media lisbonenses (que agora não surgem em debates, colóquios nem "opiniões públicas" a debater o estado do futebol português....), para o FC Porto continua a não ser normal ter de lutar contra aquele que deveria ser o que menos devia prejudicar o clube: o seu treinador. Mas, infelizmente, é o que acontece.

Já não bastava não perceber nada de futebol e de esquemas tácticos, nem saber discernir os bons jogadores dos medianos como, agora, temos de aturar os discursos e flash interviews pavorosos do professor Jesualdo ! Disse o treinador avermelhado dos portistas que a equipa entrou displicente na partida (que novidade !), que houve alguns jogadores influentes na equipa que estiveram mal (que novidade !) e que o árbitro prejudicou a equipa no final do jogo ao não assinalar um penalti a favor (que novidade !)...O que Jesualdo não disse no interview foi que escalonou mal a equipa, não justificou a titularidade (nem pode, de facto) de Mariano nem de Fernando, que demonstram não ter classe suficiente para jogar no FC Porto, não explicou porque tirou Raúl Meireles ou explicou porque tirou um defesa esquerdo para meter outro nem tão pouco explicou porque não se convoca Pelé. Enfim, o que Jesualdo não disse nem explicou em flash interview ou em conferência de imprensa é que o FC Porto apresenta um défíce táctico impressionante, que não existem rotinas na equipa e que o treinador não fez passar a sua mensagem de incentivo e de profissionalismo necessários antes de qualquer jogo. Por isto tudo, o FC Porto (malgré ter sido prejudicado por Pedro Proença) não venceu o débil Rio Ave. Por tudo isto também, o Zbording já leva 4 pontos de avanço e daqui a duas jornadas jogar-se-á bastante no relvado de Alvalade...

Monday, September 22, 2008

Oh Lagartinho

Isso é que é moral. Andam pelo primeiro lugar e já falam de papo cheio. calma, que a procissão ainda vai no adro.

Não leste a primeira frase do meu post? Comecei por dizer que não havia necessidade! O Belenenses não anda de facto bem, pelas razões que enumeras e por muitas outras. Mas também não jogou mal. Agradeçam aquele puto nervoso que têm na baliza que vos safou duas batatinhas.

Relativamente ao jagunço, terá que ser castigado! Não cumpriu com as suas funções. Não saiu ninguém de maca nem a coxear. Garanto-te! Ele será castigado!
Mas isto que sirva de exemplo. Para quê ir ao brasil buscar jagunços, quando ali na margem sul andam vários bem mais baratos e certamente mais eficazes.

Casemiro...Pior

Pois é Pastel, por muito que te custe, o Belenenses com este Casemiro não está Mior. Está bem Pior!!! Que exibição miserável. E já agora, quem era aquele jagunço brasileiro com 2,10m que entrou quase no fim do jogo só para dar pau à fartazana? Que gajo lamentável...Não têm ninguém melhor na formação?

Ventos de Mudança?

Esta jornada foi completamente atípica. O Sporting conseguiu marcar um golo ilegal que foi validado e o Porto, ao fim de 20 anos, teve uma grande-penalidade a seu favor não assinalada por Pedro Proença. Sim...esse mesmo que marcou aquele livre a 1 metro da baliza do Sporting por suposto atraso da bola do Polga para o Stojkovic. Estarão a soprar ventos de mudança nesta Liga? Será pelo facto do Postiga agora ser do Sporting e os árbitros ainda não se terem acostumado que validaram o golo em fora-de-jogo que marcou? Só pode ser...Pode ser que daqui para a frente não nos marquem grandes-penalidades a 2 metros da área, nem golos com a mão que nos fazem perder campeonatos, entre outras bacoradas. Ou foi só uma brisa e vamos pagar bem caro quando formos ao Dragão?

Até na net perseguem o Puerto. Reaprem bem nesta pérola do Mais Futebol



Sunday, September 21, 2008

pobres e mal agradecidos

os lampiões têm memória curta e entram em orgasmos psiquiátricos constantemente. Depois de serem bombardeados com reportagens sobre a vida de David Suazo tiveram a sorte de o ver marcar um golo logo na estreia! Resultado: já ninguém se lembra do pobre do Mantorras!

Sempre roubados

Não havia necessidade!
Ontem em Alvalade o meu Belenenses foi, mais uma vez, roubado.
Primeiro golo do sporting é fora de jogo! O segundo de penalti após uma mergulho teatral de postiga. Durante o jogo uns fora de jogo inexistentes!
É por estas e por outras que fico enojado quando vejo qualquer adepto dos 3 estarolas reclamar das arbitragens e ladrar que existe sistema!
Sistema existe! Todos sabem! E beneficia sempre e só apenas os 3 do costume!
O gajo do apito ontem foi El Mano para os lagartos.

Novo Fôlego...


Há futebolistas que, por mais esforçados que sejam, terão sempre a vida complicada. Postiga era um desses casos no FC Porto. Confesso que, ao contrário da maioria dos portistas, nunca achei que Postiga fosse tão mau como os assobios do Dragão queriam crer. Assim que Hélder Postiga tocasse na bola era ouvi-los já em coro assobiando e apupando o atacante portista. Ora isso retira, natural e progressivamente, a confiança ao jogador. Sabe-se que, particularmente os adeptos do Dragão, são verdadeiramente exigentes para com os jogadores e talvez por isso Postiga nunca tenha conseguido impôr o seu talento.

Mas, com a transferência para o Zbording parece-me que, de facto, a carreira futebolística de Postiga vai mudar e o país vai assistir à consagração de um grande jogador.

Não. Não acredito que seja pelo facto de o Zbording ter mais capacidades de integração, de condições de treino, de ter melhor equipa ou melhor ambiente no estádio. Isto vai dever-se, única e exclusivamente, ao facto dos lagartixas serem a equipa, em Portugal, que tem a maior das simpatias dos árbitros (ao contrário do que querem fazer crer...) e a maior complacência por parte dos mesmos.

Já vi Postiga com a camisola do Zbording a fazer penaltis que passaram incólumes (como em Braga), a marcar golos em claro fora-de-jogo (como ontem em Alvalade), vi-o simular dezenas de faltas que foram prontamente inventadas por juízes de linha e árbitros e já vi Postiga a merecer variados elogios de inúmeros comentadores comprometidos apelidando-o de tecnicista, mortal, matador e outros adjectivos que farão jus à sua grande carreira futebolística.

Enfim, creio estarem, finalmente, reunidas as condições ideais para um novo fôlego e mais uma fabricação de um mito de futebol tanto a gosto da imprensa lisboeta. Daqui a pouco, estou certo, o Hélder vai ter uma cláusula de rescisão de 30 milhões, vai ser pretendido por todos os colossos europeus (os mesmos que queriam o Mikael Veloso) e vai ser titular indiscutível da selecção nacional. Também sou honesto. Entre ele, o Nulo "menina" Gomes e o Hugo Almeida venha o Diabo e escolha....

Saturday, September 20, 2008

A Jornada Europeia...


E pronto. Já está. Aquilo que milhares de portistas (como eu) desejavam árduamente aconteceu. Excluíndo o Vitória de Setúbal, clube pelo qual nutro especial simpatia, todos os outros clubes que odeio demonstraram a sua normal e costumeira incompetência nesta jornada do eurofutebol e...perderam ! O Calimero demonstrou, mais uma vez, porque não basta querer para se estar entre os colossos do futebol do velho continente. É preciso ter atitude, garra, vontade, capacidade de sofrimento e talento para se conseguir resultados, especialmente numa competição como a Champions. Tudo o que os lagartixas não possuíram no Nou Camp.

Os outros escroques mentirosos da 2ª circular também vieram de Nápoles com o rabinho entre as pernas. Depois de hora e meia de puro sofrimento (divertimento para mim) e onde se viu, claramente, que Quim, Luisão, Sidnei e Carlos Martins continuam a ser autênticos bluffs os milhafres lá conseguiram evitar a goleada. Apesar disto tudo, a imprensa lisboeta conseguiu, mais uma vez, mascarar a derrota com uma equipa recém regressada às competições europeias afirmando que a derrota por um golo apenas foi um óptimo resultado.

Para tudo ser perfeito, os mais recentes aliados antiportistas, ou seja, o Guimarães voltou de Inglaterra com a eliminatória quase decidida em seu desfavor. Até deu para me rir com penaltis falhados e com a cara de otário do Manuel Que Ajuda.

Parabéns, em contraponto ao acima citado eixo da incompetência "portuguesa", ao Braga pela magnífica vitória sobre os eslovacos do Artmedia.

Se o Vitória de Setubal tivesse ganho aos holandeses do Heerenven tinha sido a jornada europeia perfeita...Assim sim, as coisas estão de volta à normalidade...
P.S. Uma palavra de apreço ao esforço dos ilhéus contra o Valência. O clube espanhol, apesar de muito mais forte que o conjunto maritimista, ainda passou por um mau bocado nos barreiros...

Friday, September 19, 2008

O Sonho do Kiko


O menino Kiko tinha um sonho: treinar uma grande equipa de futebol capaz de se bater com os gigantes da Europa. Um colosso multinacional imbatível, o maior clube do mundo. O sonho do Kiko parecia de vento em popa. Contratado pelo Benfica, venderam-lhe a imagem do clube do guiness, um plantel de luxo e, como se não bastasse, o Carlos Martins, um jogador que andava perdido em Huelva e que agora era titular da Selecção Nacional. O Kiko não cabia em si de contente. Mas foi sol de pouca dura. O Kiko não consegue vencer nem ao Beleneses de Itália. Os jogadores arrastam-se em campo com dores. O Kiko bem tenta....mas não há chama. Calma Kiko. Pode ser que um dia ganhes um jogo oficial ao serviço das águias. Pode ser que o sorteio da Taça de Portugal vos coloque frente a frente com uma equipa dos distritais e consigas um golo vitorioso nos descontos. Para já...deixem o Kiko sonhar.

Thursday, September 18, 2008

SICK Notícias...AGAIN !


Após mais uma vitória do grande FCP, que chegou a deliciar nos primeiros 25 minutos de jogo de ontem contra os turcos do Fenerbahce, eis que o delirante pseudo canal de informação sai-se com esta pérola. Vejam bem o rodapé da imagem. Já não bastava dar tempo de antena à super procuradora fantasiosa como também tinham de demonstrar o seu desejo mais profundo contra o dever de informar. Algo típico neste canal e que já nem constitui surpresa. Pois é escroques benfiquistas, não basta querer. É preciso saber...

P.S. Forza amici partenopei allo San Paolo ! Espero que consigam um grande resultado contra a besta vermelha.

Tuesday, September 16, 2008

Vai com calma Bento...


Simon Vukcevic voltou a ficar de fora dos convocados de Paulo Bento para a jogo inaugural da Liga dos Campeões frente ao Barcelona, em Nou Camp. Se o adversário é dificil, seria aconselhável levar os melhores jogadores. Mas Paulo Bento prefere Tíui e outros merdas que teimam em poluir o Sporting. Começo a ficar sem palavras para este autoritarismo bacoco do treinador do Sporting. Depois da lição, que pelos vistos não aprendeu, no Santiago Bernabéu, em que levou 5-0 em 30 minutos com Tíui e Pedro Silva em campo, Bento continua a achar que é mais importante reforar o seu autoritarismo perante o grupo de trabalho do que proteger os interesses da instituição que representa e que lhe paga. Como se não bastasse termos dos melhores guarda-redes da Europa encostado para jogar um miúdo que há-de ter o seu futuro mas que por enquanto demonstra ter muito a aprender, agora temos outro internacional indiscutível que é afastado por birras. Mas porque é que ele não se chateia com o Pedro Silva e o Tíui? Porque é que embirra só com os internacionais que parecem claras mais-valias? E porque é que a outros tudo é permitido?

Em nome do autoritarismo não deveria o João Moutinho ter sido severamente castigado e afastado da equipa durante um bom par de jogos? Defendo a disciplina e o respeito pelo treinador, mas se não consegue lidar com jogadores de topo, com os seus tiques de vedetismo, então Paulo Bento estrá talhado para treinar equipas medíocres onde não existam craques nem vedetas. O futebol moderno, também precisa de treinadores modernos que saibam motivar os seus jogadores e extrair de cada um o melhor rendimento possível. Não deverá nunca alimentar estas polémicas. Já no jogo em Braga, optou por fazer entrar Tíui ao 60 minutos e Vukcevic aos 89. Qual a lógica?

Só espero que no final ele saiba bem o que anda a fazer e que estes jogadores não acabem por ingressar no Porto ou no Benfica (o que era bem merecido) a custo zero. E espero que Barcelona não traga mais uma lição ao treinador do Sporting que parece ainda não ter percebido que o Sporting tem uma boa primeira equipa. Não tem banco de suplentes para grandes brincadeiras e malabarismos. Pelo menos contra o Barcelona. Será que o jogo com o Real não serviu para nada?

SICK Notícias...

Hoje é um dia triste para toda a imprensa lisboeta e para todos os cabeçudos deste país. O Tribunal Arbitral do Desporto deu razão ao FC Porto, reiterando a não provabilidade de culpa do grande presidente do FC Porto e, por isso, humilhando os argumentos dos papoilas saltitantes e do Bitória de Guimaráis assim como os do pseudo presidente da UEFA, Michel Platini.
Para além disto, outro tribunal, o da Relação do Porto, acaba de culpar o Estado pela detenção ilegal de Pinto da Costa obrigando-o a pagar uma indemnização de 20000 euros.´
Fico satisfeito de saber que, afinal de contas, a verdadeira justiça, em oposição à justiça de pacotilha e de encomenda por parte da comunicação social lisboeta, existe e continua a deliberar com base nas provas e não nas supostas ilicitudes existente apenas na mente dos fantasistas escroques benfiquistas que habitam alguns orgãos de disciplina deste país.
Pena é que a divulgação destas notícias tenha passado ao lado da comunicação social lisboeta. Mais uma vez continuam a assobiar para o lado sempre que alguma derrota os atinge. O canal do regime benfiquista, a SICK Notícias nem uma palavra quanto à decisão do TAS e somente uma nota de rodapé quanto à decisão da indemnização de Pinto da Costa.
Ontem, mais uma vez, no program o Dia Seguinte, este pseudo canal de informação, continuou a sua associação ao clube da 2ª circular de forma vergonhosa e acintosa. A meio do programa, o director de comunicação dos papoilas saltintantes entrou em contacto de "surpresa" (dizem eles...) para explicar o inexplicável. O palhaço do Fernando Seara, que a semana passada tinha levado um DVD com supostas imagens a culpabilizar o FC Porto (mais uma pérola deste canal informativo e em particular deste programa inenarrável) parece que continua a ter influência na direcção do programa e continua a alegar em prol do Benfica de forma absolutamente irracional e irritante.
Enfim, Lisboa continua a sua "jihad" sem escrúpulos contra o grande FC Porto. Vale tudo. Mentir, corromper e sonegar informação. "Sick" transit gloria mundi...

Thursday, September 11, 2008

Por falar em azeiteiro...


Subutteo, decerto que te estás a esquecer que o Lucho Gonzalez é o maior azeiteiro do campeonato. Alias, mora no seu cabelo o maior olival do país capaz de abastecer um Pingo Doce de azeite durante um ano. Para não falar nas Tattoos do bicho, capazes de fazer inveja a um motard dos Hell's Angels. Por isso, quando tens no teu plantel o maior azeiteiro da liga, cuidado quando falas dos outros.

E a música continua...


E continua. É triste mas admita-se. De uma vez por todas. A selecção nacional continua orfã de Vitor Baía. Depois dos episódios tristes de Ricardo temos, agora, um discípulo ao seu melhor nível. Mas a sinfonia da estupidez não acaba em Joaquim. Para além deste incompetente guarda-redes, a nossa selecção continua a ser porto de abrigo a outros jogadores que, defendidos pelos seis milhões e mais alguns coitados, continuam a fazer corar de vergonha o nosso país. São os casos da menina de cabelos ao vento e queria ser como o Gomes, de Simão e de Nani. Os dois primeiros continuam a falhar golos e mais golos até ao ridículo de já nem nos surpreendermos muito com os já referidos falhanços. O último está a precisar de uma bola só para ele enquanto se vai jogando futebol noutra parte qualquer do campo.

Não duvido de que Queirós seja bem intencionado. É triste é que ele, infelizmente, não esteja completamente imune à imprensa lisboeta que continua a inventar jogadores de futebol e a endeusar os seus nomes consoante as cores clubísticas.

Caros amigos, o futebol português está entregue à incompetência. Admita-se de uma vez por todas. Uma selecção não pode almejar a ser das melhores e das mais competitivas do mundo quando tem duas ou três posições em campo ocupadas por amadores. Até nos sub-21 as coisas estão feias. O excesso de vedetismo, de penteados paneleirotes e tatuagens horrendas é transversal no futebol português. Admitamos: temos uma selecção pior que pimba. É que os pimbas e o outro Quim ao menos não desafinam com a constância que estes "quins" desafinam.

Assim, a música vai continuar.

Tenho pena do Deco e do Pepe. Sinceramente. Adoptaram o país e o país demorou eternidades a adoptá-los. Não têm tatuagens ridículas nem penteados azeiteiros nem tiques de vedetismo. Jogam que se fartam e vêem o seu esforço ir por água abaixo de forma inglória variadas vezes. Por mim já decidi há muito tempo. Venham mais brasileiros desta estirpe para a baliza e para o ataque. Que se danem as papoilas malcheirosas e os reptéis que se colam à bola...

Wednesday, September 10, 2008

Olha quem voltou!!!


Subutteo, foi com extrema infelicidade que te recebemos de volta a este espaço. Pensava que ainda estavas no Algarve a tentar perceber como é que o miúdo Patrício defendeu o penalty manhoso do "El Capitán"? Aliás, como a língua mais falada no Dragão agora é o castelhano, e dado que os dois portugueses do onze inicial do Porto, Bruno Alves e Raúl Meireles, também não falam português, proponho a mudança do nome do clube tripeiro para Fútbol Club de Puerto, en el estádio del Dragón. Também tu, Subutteo, devias mudar o teu nome para algo mais castelhano. Que tal, Deditos de Plata, Uña de Ouro, El Manitas ? Já agora, não seria mais fácil o Puerto queixar-se a liga Colombiana? Não só há confluência linguística, como de práticas. Casamento perfeito. Continuas lamentável. O Verão não te fez nada bem...

Que palhaçada vem a ser esta?

Mais uma vez o burgo dos comentadores desportivos fica caladinho. Tudo questionou os atletas olímpicos relativamente às declarações que estes proferiam quando eram confrontados pelos media. Mas ninguém comenta o facto do Rui Caçador andar a dizer repetidas vezes que se os Sub-21 não se qualificassem que a assuma a inteira responsabilidade. Mas que raio de discurso de vem a ser este? Ainda para mais para o senhor que é professor e até aparece na wikipedia.
Vejam lá se têm mais respeito pela nação.

Estamos qualificados

Portugal conseguiu um feito histórico ao qualificar a selecção de futebol sub-21 para os Jogos Paralímpicos de Pequim. Mais pareciam uns coxos a jogar futebol. O objectivo foi atingido. Tenho a certeza que se os jogadores de ontem fossem os atletas que estão em Pequim nem se colocava a questão das matemáticas.

Tuesday, September 9, 2008

Regresso...ao futuro.

Caríssimos amigos e desprezados inimigos,

Deve constituir surpresa "agradável" o meu regresso às postas críticas (ou não) para todos vós. Confesso que, devido a ausência prolongada, senti uma certa saudade da leitura da maioria das vossas postas mentirosas, facciosas e, quase sempre, hilariantes. Por isso, prometo voltar com mais assiduidade a este espaço da mais pura diarreira literária futebolística.
Por hoje, deixo-vos apenas o meu mais puro divertimento com o pedido de sumaríssimo por parte dos escroques encarnados ao Christian Rodríguez por "suposta" agressão à menina dos cabelos ao vento. Na base deste pedido, está um filme amador (e logo eu que adoro filmes amadores, se bem que de outro género mas isso é outra história) realizado, seguramente, por João Bêbedo Botelha e produzido pelas produções fictícias. Depois de livros de cordel, reuniões secretas com directores de Ligas, denúnicas empacotadas e filmagens amadoras tentarem pugnar pela "decência" do futebol português tenho bastante curiosidade com o que se seguirá.
Enfim, os dois gémeos de Lisboa continuam a palhaçada circense que constitui a sua história mais recente. As papoilas continuam a fantasiar e a atirar para baixo da alcatifa, com a conivência das instâncias vigentes, os seus próprios fantasmas e ilegalidades. Os Calimeros continuam a chorar uma pretensa perseguição por parte das arbitragens quando, na verdade, acontece exactamente o contrário. No fundo, tenho sorte de poder assistir, quase todas as semanas, a comédia do mais alto nível...

Monday, September 8, 2008

Ganda Couceiro

3 - 0 à Roménia. Assim é que é. Parabéns, estamos contigo.

TVI no seu melhor

O senhor que está a ser entrevistado é jogador da selecção da Dinamarca: Conhece Portugal e até já cá passou férias. A determinada altura o jornalista pergunta: "E gosta da comida portuguesa?". E o jogador responde, é para falar de futebol ou não? É que daqui a pouco estamos a falar da sua mulher!

Friday, September 5, 2008

TVI Pontual até parece que estamos no Japão


Reparem bem no horário da programação da TVI, penso que pela primeira vez na história do futebol um jogo irá começar às 18h e 47'. O Bola na Mesa sugere que todos acertemos os relógios de acordo com o relógio da TVI para que nos lembremos que antes das 18h e 50' e depois da 1 quarto para as 7 o jogo começa.

Wednesday, September 3, 2008

RealFutebolik


O termo Realpolitik, que define relações políticas coercivas, amorais e maquiavélicas, que olha mais a termos práticos do que a ideologias, veio muito à baila com a diplomacia que vingou no decurso da guerra fria. Em termos práticos, não é mais do que utilizar todos os meios políticos à nossa disposição para a obtenção de um objectivo final.

Pelo que vi do meu Sporting no jogo em Braga, e pela palavras de Paulo Bento no fim do jogo, este ano o Sporting se quiser ser campeão vai ter de ganhar alguns jogos assim. É o conceito do Realpolitik aplicado ao futebol, dando origem ao Realfutebolik. Podemos jogar uma merda, mas se ganhamos no final, isso é o que importa. Podemos andar 90 minutos à biqueirada à bola, mas se no final o resultado for de 1-0 a nosso favor, não interessa. Podemos criticar este modelo de Paulo Bento, que já não assenta num 4-4-2 em losângulo, triângulo, quadrado, mas nos conceito base do RealFutebolik, mas não tem sido assim que o Porto tem ganho campeonatos e barda? A jogar uma merda e a ser campeão? O Sporting tem sido indiscutivelmente a equipa que melhor futebol tem praticado nos últimos anos, mas isso nã lhe tem valido de nada. Pode ser que com este conceito, assumo que roubado ao Porto, possamos vir a ser campeões.

Agora não me peçam é para ver os jogos. Ligo só a televisão no final para ver o resultado...e faço a festa, claro.

Luisão vs Bruno Alves


Estou estupefacto como é que a Liga recorre a imagens televisivas para aplicar uma suspensão ao Luisão e nunca o fez para o Bruno Alves.
E o cebola não deu para lá cacetada digna de cartões vermelhos?
Sejam coerentes com as sanções que aplicam aos jogadores sempre que recorrem a imagens televisivas.

Vai-te foder Platini

Pó caralho ó Platini! Vens dizer que não te sentes bem com a participação do FC Porto na Champions, mas já não dizes nada sobre a presença do Basileia. Não achas estranho como é que nas duas mãos houve três erros graves da arbitragem e que prejudicaram o Vitória?!

Vitória de Guimarães


Estranho, como é que uma equipa é escandalosamente eliminada no acesso à Liga Milionária e ninguém do grupo dos intelectuais tem tomates para vir a público dizer que foi uma roubalheira.
Recordo que quando houve dúvidas sobre a presença do Porto na Champions tudo falou e tudo saíu em defesa do Porto.
Portque razão ninguém falou da eliminação do Vitória de Guimarães.
Espero que o Sporting dê uma lição de bola ao Basileia nos dois jogos e lhes diga que só ganharam ao Guimarães porque o árbitro foi amigo.

RTP - Serviço Público



Felizmente que o Futebol regressou à RTP1. Todos nós ficamos mais contente em saber o que uma parte dos nossos impostos serviu para trazer de volta o futebol para um canal imparcial e onde os comentários dos locutores dos jogos são acima de tudo profissionais.

Pena que os jogos da Selecção sejam transmitidos pela TVI. A Mãe do vinho aconselha desligarem o som da televisão sempre que TVI transmitir jogos.

Monday, September 1, 2008

Momendol Gel


Percebo agora porque é que o Benfica tem tantos jogadores e anda a recrutar mais. No jogo contra o Porto era ver os jogadores do Benfica de braço no ar a pedir a substituição, isto já depois de esgotadas as três regulamentares. Não sendo possível trocar mais ninguém, começaram a deitar-se para o chão cheios de câimbras e todos rasgados nos músculos. Absolutamente rídiculo numa equipa de alta competição. Será pedir demais a estes jovens que corram 5 km sem se rasgarem todos? Não há Momendol que resista...Lampiões aos seu melhor estilo.