Sunday, September 21, 2008

Novo Fôlego...


Há futebolistas que, por mais esforçados que sejam, terão sempre a vida complicada. Postiga era um desses casos no FC Porto. Confesso que, ao contrário da maioria dos portistas, nunca achei que Postiga fosse tão mau como os assobios do Dragão queriam crer. Assim que Hélder Postiga tocasse na bola era ouvi-los já em coro assobiando e apupando o atacante portista. Ora isso retira, natural e progressivamente, a confiança ao jogador. Sabe-se que, particularmente os adeptos do Dragão, são verdadeiramente exigentes para com os jogadores e talvez por isso Postiga nunca tenha conseguido impôr o seu talento.

Mas, com a transferência para o Zbording parece-me que, de facto, a carreira futebolística de Postiga vai mudar e o país vai assistir à consagração de um grande jogador.

Não. Não acredito que seja pelo facto de o Zbording ter mais capacidades de integração, de condições de treino, de ter melhor equipa ou melhor ambiente no estádio. Isto vai dever-se, única e exclusivamente, ao facto dos lagartixas serem a equipa, em Portugal, que tem a maior das simpatias dos árbitros (ao contrário do que querem fazer crer...) e a maior complacência por parte dos mesmos.

Já vi Postiga com a camisola do Zbording a fazer penaltis que passaram incólumes (como em Braga), a marcar golos em claro fora-de-jogo (como ontem em Alvalade), vi-o simular dezenas de faltas que foram prontamente inventadas por juízes de linha e árbitros e já vi Postiga a merecer variados elogios de inúmeros comentadores comprometidos apelidando-o de tecnicista, mortal, matador e outros adjectivos que farão jus à sua grande carreira futebolística.

Enfim, creio estarem, finalmente, reunidas as condições ideais para um novo fôlego e mais uma fabricação de um mito de futebol tanto a gosto da imprensa lisboeta. Daqui a pouco, estou certo, o Hélder vai ter uma cláusula de rescisão de 30 milhões, vai ser pretendido por todos os colossos europeus (os mesmos que queriam o Mikael Veloso) e vai ser titular indiscutível da selecção nacional. Também sou honesto. Entre ele, o Nulo "menina" Gomes e o Hugo Almeida venha o Diabo e escolha....

1 comment:

JoaofmSCP said...

É uma pena ver o triste que és. O Postiga ganhou nome e carreira no Porto à custa de golos em fora-de-jogo, como o do ano passado, curiosamente também frente ao Belenenses no Dragão e que na altura vos deu o empate. Queres que a imprensa fale de quem? Do Tomás Costa, do Sapanaru, do Hulk? Tem juízo. A reabilitação que o Sporting fez do Postiga é mais um bom exemplo da política desportiva do Sporting. O Postiga é português e muito melhor que muitos merdas que são contratados pelo Porto e pelo Benfica, oriundos da América do Sul, sem a mínima qualidade. Mau por mau, que seja português...