Thursday, December 27, 2007

BOM NATAL E FELIZ ANO NOVO !


Quero desejar a todos umas festas felizes. E já agora, não sou eu o jocker lusitano...mas folgo em saber que contribuí para a universalização do "nosso" blog. Abraço !

Wednesday, December 26, 2007

Jocker Lusitano


Qual às do comentário, reparei que a personagem Jocker Lusitano colocou no site Futebolar, a posta do Subutteo sobre o Vítor Baía, emque este me acusa de cegueira sobre o astro da baliza portuense. Gostei acima de tudo que a fonte tenha sido referida. Eis o link:


Será que és tu Subutteo?

Tunning


Como estava com algum tempo livre...decidi encher o nosso blog de links e afins. Acho que ficou muito mais bonito!!!

Gladstone nos Jogos Olímpicos


Gladstone, o magnífico central comprado pelo Sporting este ano, afirmou em entrevista ao Record, que quer ir aos Jogos Olímpicos. Não especificou foi a modalidade. Dado que no Futebol parece não ter grandes hipóteses, penso que veremos o internacional brasileiro a lutar por uma medalha na Esgrima, no Hipismo ou no Lançamento do Martelo. Antevemos mais uma medalha olímpica para um atleta do Sporting. Ecletismo a quanto aobrigas...

Feliz Natal


Saturday, December 22, 2007

O Maior Espectáculo do Mundo


O Circo é, sem dúvida, o maior espectáculo do Mundo. Acontece que fui alertado, em conversa com o Bubacar, para a crescente aproximação entre um espectáculo de Circo e um Show de StripTease. Parece que esta temática também já tinha sido debatida com a Mãe de Vinho. Foi por isso com outros olhos que assisti à performance circense de Victor Hugo Cardinalli e seus pares no Parque das Nações, no habitual espectáculo do Circo de Natal a que sou anualmente obrigado a comparecer pelo facto de ter dois filhos. Aliás, este é outro tema que gostaria que me elucidassem: quem teve a brilhante ideia de associar o Circo ao Natal? Bem...fica para depois.

Quanto ao tema inicial desta posta, não deixo de ser obrigado a concordar com a Mãe de Vinho quando diz que no Circo, os palhaços são para as crianças, e tudo o resto é para adultos. O apresentador, que podia ser recrutado a qualquer casa tipo Passerelle, vai anunciando as estrelas que vão desfilando na arena, tal e qual como numa casa de strip. Os nomes dos artistas são geralmente de Leste e ninguém percebe. A própria tonalidade com as anuncia é similar. Depois, elas contorcem-se, abrem-se, esperneiam e dançam, em trajes menores, para deleite da audiência masculina. Pelo meio aparecem animais, mais ou menos selvagens, com os seus domadores. Ou seja, tudo idêntico ao normal ambiente de uma casa de Strip. Não deixa de ser curiosa esta aproximação do Circo ao Strip em época natalícia, quando até mesmo o canal 18 da TVCabo suspende a sua programação na quadra.

Por último, apenas referir que o artista que dá nome ao Circo, anunciado como o maior dignificador da actividade em portugal, Victor Hugo Cardinalli, não é mais do que um domador de leões. De facto, o rei da selva mostra todo o seu esplendor. De garras afiadas e rugido imperial, o leão mostra a sua raça para deleite da audiência. Oito magníficos exemplares são o onze inicial do espectáculo. Claro que seria deprimente Victor Hugo andar com passarolhos de rapina com um apito na boca, ou com personagens mitológicas carnavalescas saídas de Torres Novas a cuspir fogo. O Circo ainda tem algo de real...

Friday, December 21, 2007

Claro que...


...quando o Porto perdesse teria que haver uma razão lógica para que isso acontecesse que não fosse por inépcia dos jogadores. Jesualdo Ferreira ataca de imediato Pedro Henriques por um possível lapso na não marcação de uma grande penalidade a favor do Porto. O lance é, no mínimo, muito duvidoso. Primeiro, a falta não é clara. Segundo é muito dificil assegurar a 100% que é dentro da área. A não ser para Jesualdo que não tem dúvidas. Curioso que num lance igualmente duvidoso e que tanta discussão levantou, com necessidade da Comissão de Árbitros emitir um comunicado. Jesualdo não tenha tido dúvidas nenhumas. Na altura, o corte de Polga que sobrou para Stojkovic no Dragão, e que Pedro Proença considerou como atraso deliberado para o Guarda-Redes, validando um livre indirecto a 2 metros da baliza que ditaria a sorte do jogo e a vitória do Porto, foi entendida por Jesualdo como acertada. Agora, como a dúvida o penaliza, já não está com o árbitro. Curiosa esta dualidade de análise...


Todos sabemos que uma derrota do Porto é entendida como um ultraje por todos os responsáveis do clube. De Presidente a treinador, o Porto só perde se houver algo extra futebol que o justifique. Não precisamos desta arrogância, nem da cara de luto de Jesualdo na sala de imprensa. Aliás, esta é a segunda derrota do Porto no campeonato, embora a primeira validada. Contra o Belenenses, no Dragão, o Porto só empatou com um golo escandalosamente validado, tal a dimensão do fora-de-jogo de Postiga. Por isso, Professor Jesualdo, tenha mais respeito pelos adversários, e mais coerência na análise dos lances duvidosos. Não é obrigatório tornar-se num balde de merda só porque o Porto lhe paga o ordenado. Ou é?

A Lei da Rolha


Calaram o Paulo Bento. Enfiaram-lhe uma rolha. Porquê? Porque não gostou da arbitragem do Pedro Henriques no clássico Benfica x Sporting deste ano. O visado, Pedro Henriques, ficou ofendido. Não é que eu goste particularmente de ouvir o Paulo Bento, bem pelo contrário. Mas parece que esta lei de calar uns para outros continuarem a poder falar e a dizer bacoradas a toda a hora também chateia. Ao fim e ao cabo, Paulo Bento não disse nada de mal. Nem rasgou nenhuma camisola de nenhum jogador do Benfica...Não percebo

Wednesday, December 19, 2007

É muito!

Mas mesmo que a falácia do teu argumento seja baseada em imagens, não me lembro de alguma vez o Baía ter comprometido nada além de um resultado num simples jogo. Quanto ao ricardo (escrevo com minúscula para fazer jus à pequenez das suas performances) comprometeu um campeonato para as lagartixas, uma taça UEFA e um campeonato europeu.
É muito, mesmo para um gajo tão mau. É que é mesmo muito!

Não dá para juntar todos

Por falta de espaço em disco, não dá para juntar todos. Mas já agora, Motim (e que prazer ter-te de volta), já que tanto gostas do YouTube, fica com esta pequena seleccção do melhor do Baía...

http://youtube.com/watch?v=lJ8YWq93i_s&feature=related

http://youtube.com/watch?v=jUSv7GtjLuQ&feature=related

http://youtube.com/watch?v=1QbT6vll680

http://youtube.com/watch?v=d6MURjnwtHo

Aquele abraço...

FARTO DE IDIOTAS

Voltei! E voltei só para provar o quão ridículo és!

http://youtube.com/watch?v=SUpyIPsB7m0 , depois de veres espero que te abstenhas de qualquer comentário idiota e te retires.

Tenho dito,
JM

Esta não escapava ao Tadeia!!


Parece que no Brasil esta jovem é responsável por apresentar notícias do mundo do futebol. Consideravelmente mais bonita que o Sousa Martins, esta moçoila dá-nos a conhecer os principais lances de atque e os resumos dos jogos da jornada. Felizmente para ela, o Tadeia não foi convidado para fazer comentários às jornadas do Brasileirão. Depois de se babar com a nossa jovem da Liga dos Campeões na RTP1, tudo indica que esta será a próxima conquista do comentador de futebol mais "atrevido" da televisão. Vai fundo Tadeia...

Não é preciso ficares com os cabelos em pé!!


Caro Subutteo,

Vejo que ficaste deveras irritado com a minha posta sobre o Baía. Não quero confundir ninguém sobre as qualidades do homem. Baía teve os seus momentos. Agora o que acho é que Baía é um caso raro de sorte. Estar no momento certo na hora certa. A par de jogadores de craveira duvidosa que também se singraram campeões, Baía conseguiu o feito inédito de estar sempre no clube certo na hora certa. Aqui reside o grande talento do homem na gestão da sua carreira desportiva.

O fantástico palmarés de Baía assenta acima de tudo numa gestão inigualável em toda a história do futebol. Basta olhar para alguns exemplos: Folha, esse criativo extremo do Porto, também tem alguns títulos na sua carreira, mas que não fazem dele um grande jogador; João Pereira é campeão pelo Benfica; Secretário, sim esse mesmo, é campeão pelo Real Madrid; Paulo Torres é campeão pelo Sporting; Delgado tem alguns título pelo Benfica; A lista é infindável....A isto eu não chamo talento, mas sorte. O talento aqui reside na capacidade extra-sensorial de identificar os clubes que estão em alta e conseguir fazer parte desses plantéis. Tiro o chapéu ao Baía por esse feito único na história do futebol.

Por último, apenas lamentar que acuses o Ricardo da nossa derrota com os gregos no Euro 2004. É deveras rídiculo acusar um homem num lance em que toda a defesa é mal batida. Aliás, por muita dor de corno que vos tenha dado, Ricardo foi herói nacional em vários momentos da nossa campanha no Euro 2004 e no Mundial 2006. Temos pena...

Tuesday, December 18, 2007

Alcatife-se o balneário do Dragão que à pala do azulejo quase perdemos um guarda-redes!

Subbuteo para ti, um pedido e uma questão pode ser?
Cá vai então:
1- (Pedido) - Faz postas ainda maiores. Consegues? (esta não é a questão ainda, é só para te levar a tentar, para te sentires picado e fazê-lo mesmo)
2 - (agora sim, a questão) - O que achas que causou as lesões nos joelhos do Baia?

Já tinha saudades...


Caro João,


Mais uma vez constato a tua falta de visão e continuada cegueira no que concerne aos aspectos futebolísticos. Desta vez, no artigo que escreveste sobre o Vítor Baía. Talvez a culpa seja minha de me continuar a espantar com as tuas análises imbecilóides sobre o futebol português e, neste caso particular, sobre o grande Vítor Baía.

Quando as pessoas dizem a verdade dos factos e não as subjectividades típicas dos "analistas" lisboetas são imediatamente caracterizadas de arrogantes. Era assim com Mourinho, com Baía e até acontece, agora, com Jesualdo !

De facto, quando Baía assume que era o melhor guarda-redes da europa em 2004 não estava a ser nem arrogante nem mentiroso. Quer o título europeu pelo FC Porto (champions league) quer o título individual de melhor guarda-redes europeu atribuído pela UEFA nesse mesmo ano o comprovam. O que tu (e ceguetas como o Scolari) não querem ver é a simples objectividade dos factos.

Apoias o Scolari na sua decisão de convocar o maneta e eunuco Ricardo para a selecção e achas que os resultados o defendem. Pois é, caro amigo, mais uma vez me espantas (ou talvez não) ! Então não é verdade que o Ricardinho entregou de bandeja aquele golo ao Charisteas !? Já não te lembras !? E por falar em entregas, não te lembras também daquela "grande" exibição do Ricardo na final da Taça UEFA contra o CSKA !? Pelo menos dois golitos foram oferecidos....

Afinal não me posso espantar contigo, quase que me esquecia que tu és lagartóide. E quando se é lagartóide contenta-se com pouco. Vice-campeonatos e e 2ºs lugares é uma vitória para vocês...

O que felizmente acontece é que, ao contrário dos lisboetas facciosos como tu, existem pessoas no resto do país que trabalham e sofrem para conseguir resultados e vitórias. O Vitor Baía é um exemplo disso. A carreira dele fica marcada por grandes sucessos conquistados na adversidade, em especial as lesões do joelho.

Para te recordares melhor apenas te refiro algumas curiosidades da carreira do melhor guarda-redes de sempre em Portugal e, talvez, no mundo.

Vítor Baía é o detentor do 5º melhor registo de imbatibilidade de sempre da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.
Foi o 1º jogador português a atingir as 75 internacionalizações (16 de Agosto de 2000).
Em 2004, obtém o Recorde de 1192 minutos sem sofrer golos no Campeonato Nacional.

Foi-lhe atribuída a designação de futebolista com mais títulos, na história do futebol mundial, alcançados na sua longa carreira: 32. Pelé e Rijkaard são os que se seguem, com 25 títulos.
Na cápsula do tempo enterrada pela UEFA aquando do seu jubileu de ouro em 2004, foi colocado um par de luvas de Vítor Baía.


Posto isto, espero que te tenhas envergonhado daquilo que escreveste...e como tu disseste a história acabou por dar razão...mas ao grande Vitor Baía ! E não, hoje não é dia 1 de Abril...

Monday, December 17, 2007

Novo Logotipo

O Sport Lisboa e Benfica abriu um concurso para mudar o seu logótipo. Segundo o jornal Briefing, o clube terá consultado pelo menos três agências no sentido de analisar propostas para modernizar o seu símbolo, a exemplo do que já fizeram, nos últimos anos, vários clubes de futebol estrangeiros de topo.

Deixo aqui as minhas sugestões:

1- Uma Papoila (fazendo jus ao hino "são papoilas saltitantes...lá, lá lá")
2- Um Pneu (homenageando o seu Presidente)
3- Um Tijolo (homenageando a sua massa associativa de trolhas e operários da construção civil)

Agora é só uma questão de encaixar a águia. Na primeira opção, a águia pode snifar a papoila e apanhar uma granda moca, o que transposto para os vôos rasantes da águia Vitória antes dos jogos, daria um novo colorido à fantástica exibição do passarolho antes de cada jogo. Na segunda, a águia balouçava alegremente num pneu. Na terceira, que é a minha preferida, a águia era esborrachada por um tijolo. Tudo encimado com Et Pluribus Unum.

Olha outro...


"Na minha opinião nenhum país pode dar-se ao luxo de deixar de fora o melhor guarda-redes da Europa, mas isso aconteceu-me. Olhando para trás, acredito realmente que a Selecção perdeu mais do que eu, mas ainda assim fiquei bastante desapontado por ter falhado o Europeu disputado no meu país", continuou Vítor Baía.


Bom...palavras para quê. Acho que a história acabou por dar razão a Scolari no afastamento de Vitor Baía do Euro 2004 e do Mundial 2006. Ricardo foi herói nacional e não me parece que tenha comprometido as nossas aspirações em nada. Fomos vice-campeões europeus e ficámos em quarto lugar no Mundial 2006. A obra feita de Scolari está aí e fala por si. Proponho ao Vitor Baía juntar-se aos lampiões, já que o discurso é similar, carregado de arrogância. Eu não fazia ideia que ele era o melhor guarda-redes da Europa em 2004. Peço desculpa pela ignorância, mas ninguém me avisou. Estas coisas devem ser comunicadas sob pena de se cometerem injustiças destas. Aliás, eu acho que o Scolari também não sabia, senão tinha convocado o Baía. O homem não é louco a esse ponto. Se calhar alguém telefonou ao Baía a gozar com ele e não é que acreditou. Era brincadeirinha, homem!!! 1 de Abril!!!

Voltas a marcar...


...o dobro dos golos do Cardozo numa jornada e nunca mais falo contigo!!!

Não há quem os agarre!!!


Estes lampiões continuam a sua saga miserabilista. Como se não bastasse andarem sempre em bicos de pés nos seus sapatos de salto alto, e de camisola rosa, agora editam este magnífico livro com este título sugestivo que inclui a palavra "Mainada". Aliás, eu penso que puseram um "i" a mais. Com a moral de estarem a 10 pontos do líder, quando há duas semanas atrás podiam estar a um, e depois de terem levado uma banho de bola do Belenenses (70% de posse de bola para o Belém no fim da primeira parte diz tudo), continuam a apregoar aos sete ventos a sua dimensão.

Na apresentação do livro, Nuno Gomes disse a seguinte pérola "Está provado que somos os maiores e que vamos continuar a sê-lo". O que os lampiões se esquecem frequentemnte é que para se ser arrogante e dizer algo desta dimensão, os resultados e a performance desportiva têm que acompanhar. Mourinho podia dar-se ao luxo de dizer este tipo de barbaridades "I'm The Special One". Ia ganhando e estava em alta. Agora quando nada se ganha e é preciso uma lupa para um vislumbre de glória nos últimos anos e lançar um livro com um título bárbaro como este, é preciso ter uma descomunal lata e uma completa falta de senso

Simon Vukcegolo


Os dois golos de ontem de Vuckevic frente ao Marítimo, no Funchal, permitiram duas coisas: evitar que o Sporting caísse para o sétimo (!!!) lugar e ficasse a apenas (!!!) dois pontos dos lampiões. Mantemos contudo os doze(!!!) de distância do Porto.

Mas permitiram também concluir que Vukcevic marcou o dobro dos golos de Cardozo nesta jornada tendo custado um décimo do valor do paraguaio lampião!!!

Thursday, December 13, 2007

Armações a Metade do Preço


O Benfica, que falhou a qualificação para os oitavos-de-final, foi a equipa que mais vezes rematou para fora entre todas os participantes na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os encarnados somaram 49 tiros ao lado ou por cima da baliza do adversário, uma média de 8,17 por encontro.


Estas coisas corrigem-se. Várias campanhas de rastreio visual estão em curso e podem ajudar a equipa do Colombo a perceber que a baliza não é tão grande como pensam. Ou então que expliquem ao Binya que ele veio para jogar futebol e não raguebi (a atitude em campo pode dar azo a confusões) e que não precisa rematar tão alto. Enfim...mais uma para a negra estatística dos lampiões.

Privilégios!!

Tive ontem o enorme privilégio de assistir à vitória do meu Sporting sobre o Dínamo de Kiev, no Estádio de Alvalade, muito bem sentado no Camarote da Champions Club, a convite de um dos patrocinadores oficiais da Liga dos Campeões. Acesso à zona de restauração, com pulseirinha, tudo incluído. Ou seja, tudo enquadrado para uma agradável noite de futebol, num magnifico estádio. Mas o melhor estava para vir. Para minha grande surpresa, Paulo Bento brindou-me com 90 minutos de futebol de Adrien Silva. Que talento!!! O miúdo não erra um passe, tem sempre uma linha de disponível, e um pulmão incrível para 90 minutos de box-to-box. Só senti que estava com um pouco de receio de subir no relvado e ir no um-para-um com os ucranianos. Compreende-se. Mas pela clarividência demonstrada, não deixa dúvidas. Mais um talento gigante lançado pela melhor escola de futebol do mundo.

Para quê reforços se já os temos dentro de casa? O Sporting acabou o jogo com uma equipa em campo cuja média de idades era de 23 anos. Os nossos miúdos dão conta do recado. Agora, deixem-nos ficar e não se ponham a vendê-los ao desbarato para pagar ao BES. Eles que se aguentem como se aguentaram com as letras do Simão Sabrosa ao Barcelona quando o Benfica trouxe o palhaço para Portugal. Já agora, o miúdo nigeriano Ibrahim, que está nos nossos juniores, já foi convocado pelo seleccionador da Nigéria. O Paulo Bento está à espero de quê para lançar mais esta pérola?

PS: Não queria entrar por aqui porque a noite até foi boa. Mas tive que aguentar com 45 minutos do futebol perfumado do Farnerud. Porra que o gajo não vale mesmo nada!

Wednesday, December 12, 2007

O DVD do Cardozo


Parece que o avançado do Benfica, Cardozo, provocou um escândalo na Worten do Colombo por causa de um leitor de DVD, segundo o 24 Horas de hoje, o pasquim de noticias generalistas dos lampiões. Segundo a peça, o manhoso do paraguaio queria devolver um leitor de DVD portátil que não coincidia com a caixa que tinha levado, pelo que a Worten, e bem, não aceitou a devolução. Posto isto, o paraguaio não vai de modas e desata aos gritos e atirou com o DVD contra os empregados da Worten, provocando o maior escândalo.

Nada disto me estranha. Depois do Petit e do Nuno Gomes embarcarem para o Mundial de Futebol de 2006 carregados de DVDs piratas, agora o Cardozo queria aldrabar o pessoal da Worten. Se calhar o Petit emprestou-lhe alguns filmes marados da feira do relógio que o anormal do Cardozo não conseguiu reproduzir. Acto contínuo: a culpa é do leitor de DVD e não da qualidade dos filmes do Petit pelo que arranca para a Worten para pedir explicações. Alguém pode ensinar maneiras a estes retardados destes lampiões ?

Boa Noite Alvim


Em boa hora fiz um zapping ontem à noite e aterrei no programa Boa Noite Alvim, que o Fernando Alvim mantém na Sic Radical. Como convidados tínhamos Merche Romero e...Jorge Palma. Brilhante!! Assisti despreocupadamente ao programa até que sou surpreendido por uma bomba do Alvim. A meio da entrevista à Merche, o Alvim entra no assunto Cristiano Ronaldo e a relação de Merche com o astro da bola. Claro que vieram as graçolas, do género, "então como é que ele é dentro de campo?", ou "costuma estar fora-de-jogo?", ao que a Merche se ia rindo e contornando muito bem as perguntas maliciosas do Alvim. Até que ele dispara esta: "então e entradas por trás?". Até dei um salto na cadeira!! Brilhante.

Acho que ninguém tinha tido a coragem de perguntar à Merche se o Ronaldo lhe tinha feito uma entrada por trás. E o tema até era pertinente. Com os olhos fora das órbitas e ainda em transe, decidi erguer um monumento ao Alvim em minha casa. A partir de agora é Boa Noite Alvim e até amanhã. Não perco outro. Imaginem se vai lá a Carolina Salgado e ele pergunta se o Pinto da Costa é pinto ou pintinho? Ou a Marisa Cruz e ele pergunta se o Menino de Ouro sai de campo antes de entrar? Ou à Isabel Figueira se o Peixoto aquecia de meias? São perguntas que apenas o Alvim poderá fazer e que só através dele poderemos obter estas respostas que tanto nos preocupam e assolam o espírito.

Wednesday, December 5, 2007

Já agora para o "teu" Ronny...

O FC Porto poder-se-ia queixar das roubalheiras do costume mas no Porto aprendemos que, geralmente, ganha a melhor equipa. Aqui fica uma amostra do que nos podíamos ter queixado se fossemos como os tristes de Lisboa:

2.47` Petit derruba Quaresma no meio campo, o árbitro manda seguir.

11` Entrada assassina de David luís sobre Lucho e o amarelo fica no bolso.

12` David Luís derruba (atropela) Lisandro dentro da área. Fica um penalty claríssimo por marcar e posterior expulsão do central.

24` Luís Filipe mergulha num ataque perigoso do F C do Porto em que Quaresma fica com a bola dentro de área e, claro está, a falta inventada do costume.

25` Ora cá estão os tais livres inventados a partir de um mergulho, desta feita foi maxi lopez que mergulhou.

43` Fucile corta a bola limpinho e, claro está, falta e amarelo para o jogador do porto.

48` Mergulho de katsouranis à entrada da área, o árbitro (estranhamente) não marcou mas ficou o amarelo por mostrar por simulação.

54` Petit empurra Pedro Emanuel e falta foi marcada ao contrário.

71` Di Maria mergulha à entrada da área e o livre do costume para ver se Rui Costa brilhava.

Como vês Joãozinho, as arbitragens não definem tudo. Especialmente quando do outro lado está uma equipa determinada e competente. Vai lá, toma mais um compensan que isso passa !

Joãozinho Joãozinho....

E eu a pensar que só no Seixal é que a conta da água era elevada...Parece que também em tua casa deves andar a gastar balúrdios em água da companhia para empurrar os compensans pela garganta abaixo...
Eu se fosse a ti culpava o Ronny também pela época desastrosa até agora do teu clube esverdeado...

Matraquilho Purovic


Pode parecer que agora ando um pouco agastado com o meu clube e a destruír as vedetas que foram compradas este ano. Mas nunca me debruçei sobre Milan Purovic. Tenho uma teoria sobre este jogador. Se repararem, ele nunca vai ter com a bola. Sempre que tenta não lhe acerta. As poucas vezes que tem a bola em seu poder é quando esta lhe bate, ou acidentalmente lhe vai parar aos pés. E a quem é que isto acontece? Aos jogadores de matraquilhos. Se repararem, Purovic tem muitas semelhanças com um boneco de matraquilhos. Tem a técnica, a destreza, a flexibilidade e a capacidade de desmarcação similar à de um boneco de madeira agarrado a um ferro, ou seja, nula. E chega a perder em qualidade com estes irritantes bonecos. Com os matraquilhos sempre podemos brincar com aquelas fintas em que o boneco gira em torno da bola e depois remata violentamente para iludir a marcação do defesa. Algo impensável em Purovic. O melhor que consegue é estar parado dentro da grande área adversária e levar com a bola na cabeça, sem perceber muito bem como, e esta entrar na baliza. Triste...

Jogos de Consola


Subutteo, caso não tenhas reparado, a sociedade evoluíu nos últimos anos. Na área do entretenimento surgiram umas coisas engraçadas chamdas de consolas de jogos. A Playstation, a mais conhecida e vendida no mundo, já vai na sua terceira edição, a PlayStation3. Mas existem muitas outras alternativas: XBox, PlayStation Portable, Nintendo Wii, apenas para referir algumas. O que é fantástico é que houve algumas editoras que se lembraram do impensável: fazer jogos de futebol para consolas. E não é que é boa ideia!! Vendem bastante e é muito mais giro do que andar à biqueirada a bonequinhos num tapete. Hoje em dia, já têm um realismo tal que quase parecem imagens de televisão em directo, tal e qual como na SportTV ou na TVI (oops, desculpa...não vês estes canais). Já pensaste em evoluir para este entretenimento ou vais continuar como um Neanderthal que continua a esfregar pauzinhos para ter fogo quando tem um gajo ao lado a oferecer-lhe um isqueiro?

Árbitros de fora para dentro


Devia ser este o título da tua posta. Que moral tens tu Subutteo!!! Este ano o Quaresma já teve entradas duríssimas, uma delas sobre o Miguel Veloso no Dragão, que devia ter sido punida com vermelho directo. Mas como no vosso estádio não se podem mostrar cartões dessa cor, tal o nervosinho que provocam, seguem impunemente. Acho bem que lembres o carniceiro do Binya, mas o rapaz é um aprendiz ao pé do Bruno Alves e do Raúl Meireles. Mas o que quero perguntar exactamente é: quando mandamos para dentro (das cadeias) os árbitros que andam cá fora (nos estádios portugueses) a beneficiar impunemente o FC Porto? Não te esqueças que bem borrados ficaram o ano passado com a pressão que os lagartos vos fizeram. E que se não fosse a mão de Ronny se calhar não cantavas tanto de galo...

Numa coisa concordo contigo e acho que não estás a avaliar conscientemente o que dizes. Se a liga portuguesa fosse arbitrada por árbitros estrangeiros, o Porto lutava pela manutenção. Tens dúvidas?

Árbitros de fora...cá dentro !

Eu sou daqueles que defende a utilização de árbitros estrangeiros no campeonato nacional. Pelo menos nos jogos do FC Porto contra os "gémeos" de Lisboa. Depois de variados exemplos em épocas transactas, e mais recentemente com Binya, que depois de andar desvairado a tentar partir pernas na liga portuguesa foi severamente punido pela UEFA, ontem surgiu mais um exemplo. O penalti cometido (e assinalado) por David Luiz ontem na Ucrânia nem metade é daquele outro que fez sobre Lisandro no clássico de Sábado. A única diferença foi, de facto, o árbitro ! É que lá fora não lêem A Bola, nem vêem SIC, TVI ou SPORTTV, nem têm os comentários do António Pedro Vasconcelos ou do Dias Ferreira. Enfim, como era bom "ir para fora cá dentro"...

Adaptação benfiquista


Os lampiões acham que têm que estar em todo o lado e que tudo lhes é permitido. Vejam bem este exemplo, onde até acham que têm direito a partilhar um lugar de estacionamento de um deficiente físico. Lamentável...

Visa Citybank


Subutteo, porque não aproveitas a campanha de Natal do Citybank, com estes magníficos cartões VISA sem anuidade, e vais para o e-bay comprar bonequinhos? Pode ser que encontres umas réplicas do Madureira e no site da Playboy compras umas gajas bardajosas. Recrias assim o ambiente familiar do Dragão, cheio de vagabundos, agiotas e pêgas. Tens também sites que vendem bombinhas de carnaval e martelinhos de alho porro em miniatura para compores o ramalhete. Entendo que, para ti, a crise no Sporting tem uma dimensão nacional. Pois claro que tem. Mas não te preocupes muito com ela. É passageira...ao contrário da vossa pequenez para entenderem estes assuntos.

Tuesday, December 4, 2007

Sporting Elitista !?!? Tretas...

Afinal o Sporting não é aquele clube elitista que os seus adeptos e simpatizantes apregoam. De facto, a atitude do clube leonino em associar-se à crise que se vive em Portugal (apesar de tudo o que diga em contrário o pseudo-engenheiro com nome de filósofo...) através dos seus mais recentes resultados prova que, afinal de contas, o Sporting é um clube do povo. Uma atitude digna de registo. Para isto o Sporting contriburá com alguns milhões de euros na campanha de Natal 2007 na procura de alguns reforços para o plantel. Agradece-se o envio de curricula vitae para o bolanamesa de todo e eventual jogador que se sinta capaz de permanecer em Alvalade o tempo suficiente para estimular a cobiça de Carlos Queiróz. O Joãozinho Lagartixa analisará o processo de candidaturas a seu tempo...

Como é Que é????


Então onde estão os seis milhões??? Pensava que na galáxia do Planeta Terra não havia clube maior que o Benfica?? E que o sistema solar era demasido curto para tanta ambição. Que eu saiba o Porto não está no Guiness. Teve que vir um espanhol derrubar os pés de barro dos lampiões e assumir que são, na verdade, muito mais pequenos do que sempre julgaram. Se o próprio treinador lampião assume a pequenez, cabe aogora aos dirigentes consolidarem a nova dimensão benfiquista e incluir o clube no livro das maiores fraudes da história e distribuírem Kits de Sócio com os jornais gratuitos para escoarem os largos milhares de cartõezinhos que ainda têm.

Monday, December 3, 2007

O dia até me estava a correr bem...


...até que fui assaltado pela tua posta, Subutteo. Por onde andavas? Pelos vistos, continuas faccioso como sempre, com a visão deturpada e a embandeirar em arco. Porque não vês os jogos apenas no Porto Canal? Aconselho a Liga dos Últimos que retrata fielmente a realidade dos clubes do Norte. A SportTV chega ao Porto? Pensei que só desse o JustitiaTV esse canal só vosso, tipo Big Brother, onde podem acompanhar durante 24 horas por dia os movimentos do Madureira, do Pinto da Costa, do Fernando Gomes, do Major Valentim. Podemos também votar na trafulhice da semana, eleger o maior golpe, escolher a prenda para os árbitros, etc. Também gosto do site, onde podemos escolher a noiva do Pinto da Costa, descarregar ringtones com músicas dos Quinta do Bill, escolher o destinatário dos fundos de transferências dos jogadores do Porto, para não irem sempre para os mesmos, etc.

Meu caro, é bom saber que estás contente e que apareces nos bons momentos. Pena não teres aparecido uns dias antes, depois da passagem por Liverpool, ou quando empataste com o Belenenses, com aquele golo do Postiga completamente fora-de-jogo. Vocês são sempre a mesma coisa...só sabem cantar de galo!!

Uma questão...

Será que o Carlos Queiróz também é persona non grata a partir de certas horas do dia !? É que às vezes parece que o Sir Ferguson, com aquela penca vermelhusca, também deve levar uma garrafinha de scotch (perdoem o trocadilho) para o banco...

Nem tudo o que parece é...

Numa semana em que à comunicação social e a alguns milhões de tugas parecia que o campeonato nacional iria sofrer um "turn-over" eis que a montanha pariu...um ratinho. Depois de estarem "virtualmente" (tanta foi a crença generalizada) a 1 pontinho do grande Futebol Clube do Porto e em crescendo de forma (como vinha a acéfala comunicação social de Lisboa a referir nos últimos tempos) parecia que ao SLB não restava outra coisa senão vencer a partida de sábado contra os líderes invictos do campeonato. Mas ao que parece não lhes restou outra alternativa a não ser meter o rabinho entre as pernas e continuar a "trabajar e a intentar meter goles".
Apesar de terem tentado influenciar o árbitro portuense (e diga-se que com alguns resultados) o FC Porto ganhou o jogo incontestavelmente apesar de prejudicado em alguns lances que poderiam ter agravado a derrota dos lampiões.
Resta-me referir o "óptimo" trabalho dos pseudo-jornalistas da sporttv, que procuraram em algumas repetições descobrir o que não existiu e noutros lances que mereciam repetição pura e simplesmente apagaram esse lance do encontro. Talvez nesses descobrissem algumas faltas comprometedoras e dignas de punição disciplinar que passaram despercebidas ao árbitro. Sim senhor, o tipo de jornalismo a que já estamos habituados. Faccioso, mentiroso e manipulador.

O mesmo tipo de jornalismo que inevitavelmente acompanhou os comentários ao jogo do Sporting contra o Leiria, ontem, na TVI.
Não pelos mesmos motivos que o João exemplificou, neste mesmo espaço, mas por terem tentado enaltecer o jovem guarda-redes do Sporting praticamente durante o jogo todo. Parecia que Rui Patrício acabara de entrar para o Olimpo dos guarda-redes e que estava a nascer uma estrela ! Pena é que o jovem guarda-redes leonino tenha tirado mais dois pontinhos ao seu clube, à semelhança do que tinha feito no Estádio do Mar.
A cegueira dos mass media lisboetas é tanta que, variadas vezes, parece que vejo jogos de futebol diferentes no meu televisor. Ainda tento refocar a imagem e redefinir as cores mas em vão. O jogo que eu vejo e o jogo que eles comentam é invariavelmente diferente...

Ao Vivo é Outra Coisa


Pois claro que é!!! Tiro o chapéu aos criadores da campanha de angariação de compradores para a Gamebox deste ano. Para quem não sabe, falo do cartão mágico que dá acesso a todos os jogos do Sporting na Liga em Alvalade. A troco de alguns euros, podemos desfrutar, ao vivo, do que melhor se faz em Alvalade. Temos direito a cadeira numerada e a bandeiras de papel em quase todos os jogos. Também temos Cheerleaders que dançam e um animador que berra o tempo inteiro. Também tenho duas velhas atrás de mim que me massacram o tempo inteiro. Tudo isto por um simpático preço. Agora confesso: isto tudo é tão aliciante que, à falta de uma, tenho duas Gameboxs. O que me faz perguntar, o que fazer com estes dois pedaços de cartão perfeitamente inúteis agora que o meu treinador já disse que é impossível conquistarmos o campeonato? Se ainda não acabou a primeira volta e, de acordo com o timoneiro de Alvalade, estamos arredados da luta e vamos concentrar atenções na Taça, e dado que a Gamebox não serve para esses jogos, vou propor ao Sporting algumas ideias para rentabilizar as duas que possuo:

1- Acesso às palestras do Paulo Bento antes dos jogos (devem ser bastante interessantes, principalmente os diálogos com o Izmailov, Vuckevic, Purovic, Stojkovic e Farnerud);

2- Possibilidade de jogar uma suecada com o Farnerud. Aqui ele deve ser bom ou só as suecas é que percebem disto?

3- Garrafa no bar do Soares Franco com possibilidade de insultar o Queirós.

4- Possibilidade de definir uma táctica para um jogo por sorteio. Já que o Paulo Bento também não sabe a táctica, os portadores da Gamebox podiam definir uma táctica para a equipa. Por estúpida que fosse, até podia dar resultado. Assim como assim...

5- Escolher o penteado do Veloso

6 - Ajudar o Celsinho (não sei bem a quê mas ele parece um pouco desamparado...)

7- Escolher coreografias e cânticos para todos os jogadores que já jogaram no Sporting e que agora nos marcam golos (Ronaldo, Toñito, Quaresma, Simão...)

Aguardo os vossos comentários com outras sugestões. Todos juntos havemos de rentabilizar estas duas maravilhas que me ocupam a carteira e que têm que ter outro uso, agora que se esgotou o principal e a competição nem a meio vai...

O Código de Farnerud


Seguramente à atenção de Dan Brown, autor do famoso Código Da Vinci, algo se passa em Alvalade para que Pontus Farnerud integre as convocatórias de Paulo Bento e, mais grave, seja invariavelmente utilizado quer as coisas corram bem ou mal. Ontem, Gladstone, outra pérola, já estava preparado para entrar quando...o Leiria empata. Paulo Bento ordena de imediato que o brasileiro se sente e responde ao humilhante golo sofrido com a entrada de Farnerud para o ataque final às redes do Lis. Resultado: inoperância completa do sueco. Seria injusto atribuir culpas a Farnerud pelo desaire leonino de ontem (mais um), mas Farnerud já provou ser uma autêntica nódoa. Pelo que me questiono se há ou não uma irmandade secreta em Alvalade que faça com que Farnerud siga completando inúteis minutos na Liga em detrimento de outros (Adrien Silva) que, de olhos vendados, fariam um melhor trabalho (pelo menos tocariam na bola).

Será que o Homem de Vitrúvio de Da Vinci não é mais do que Farnerud de braços abertos no balneário e que DaVinci antecipou este sueco como o modelo de homem perfeito? Será a contratação de Farnerud um Anagrama sem solução aparente ? Será o filho de Farnerud, cujo nome tem tatuado no braço, o verdadeiro descendente do Messias e as suas erráticas movimentações em campo ordenadas por uma ordem secreta tipo Priorado do Sião ? Tem que haver algo muito secreto e obscuro que justifiquem tudo isto...O repto está lançado. Dan Brown se me ouves, por favor intervém...

Sunday, December 2, 2007

Petição

Vou lançar uma petição para que a TVI não transmita mais jogos do Sporting. Por dois motivos. O primeiro é óbvio: sempre que a TVI transmite um jogo do Sporting, ou perdemos ou empatamos. Como isto chateia, é melhor que só a SportTV transmita os nossos jogos. Segundo: o Sporting quando joga na TVI, assume o carácter de equipa internacional a jogar contra uma equipa portuguesa. Os comentadores empolgam-se de tal maneira com as jogadas dos adversários do Sporting que parece que o Leiria está a jogar contra o Shaktar Donetsk. Quando marcamos um golo é calmamente assinalado; se falhamos um penalty este é exuberantemente celebrado e um golo do Leiria é festejado como uma passagem de uma equipa portuguesa à final da Liga dos Campeões. Porra que é demais...Qual é mesmo a merda do site para se subscrever petições? Ainda esta semana assinei uma para libertarem o Darfur...

Luis Filipe

P.S - Era suposto escrever um texto sobre o Luis Filipe do Benfica. Mas não me ocorre nada...