Tuesday, December 18, 2007

Já tinha saudades...


Caro João,


Mais uma vez constato a tua falta de visão e continuada cegueira no que concerne aos aspectos futebolísticos. Desta vez, no artigo que escreveste sobre o Vítor Baía. Talvez a culpa seja minha de me continuar a espantar com as tuas análises imbecilóides sobre o futebol português e, neste caso particular, sobre o grande Vítor Baía.

Quando as pessoas dizem a verdade dos factos e não as subjectividades típicas dos "analistas" lisboetas são imediatamente caracterizadas de arrogantes. Era assim com Mourinho, com Baía e até acontece, agora, com Jesualdo !

De facto, quando Baía assume que era o melhor guarda-redes da europa em 2004 não estava a ser nem arrogante nem mentiroso. Quer o título europeu pelo FC Porto (champions league) quer o título individual de melhor guarda-redes europeu atribuído pela UEFA nesse mesmo ano o comprovam. O que tu (e ceguetas como o Scolari) não querem ver é a simples objectividade dos factos.

Apoias o Scolari na sua decisão de convocar o maneta e eunuco Ricardo para a selecção e achas que os resultados o defendem. Pois é, caro amigo, mais uma vez me espantas (ou talvez não) ! Então não é verdade que o Ricardinho entregou de bandeja aquele golo ao Charisteas !? Já não te lembras !? E por falar em entregas, não te lembras também daquela "grande" exibição do Ricardo na final da Taça UEFA contra o CSKA !? Pelo menos dois golitos foram oferecidos....

Afinal não me posso espantar contigo, quase que me esquecia que tu és lagartóide. E quando se é lagartóide contenta-se com pouco. Vice-campeonatos e e 2ºs lugares é uma vitória para vocês...

O que felizmente acontece é que, ao contrário dos lisboetas facciosos como tu, existem pessoas no resto do país que trabalham e sofrem para conseguir resultados e vitórias. O Vitor Baía é um exemplo disso. A carreira dele fica marcada por grandes sucessos conquistados na adversidade, em especial as lesões do joelho.

Para te recordares melhor apenas te refiro algumas curiosidades da carreira do melhor guarda-redes de sempre em Portugal e, talvez, no mundo.

Vítor Baía é o detentor do 5º melhor registo de imbatibilidade de sempre da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.
Foi o 1º jogador português a atingir as 75 internacionalizações (16 de Agosto de 2000).
Em 2004, obtém o Recorde de 1192 minutos sem sofrer golos no Campeonato Nacional.

Foi-lhe atribuída a designação de futebolista com mais títulos, na história do futebol mundial, alcançados na sua longa carreira: 32. Pelé e Rijkaard são os que se seguem, com 25 títulos.
Na cápsula do tempo enterrada pela UEFA aquando do seu jubileu de ouro em 2004, foi colocado um par de luvas de Vítor Baía.


Posto isto, espero que te tenhas envergonhado daquilo que escreveste...e como tu disseste a história acabou por dar razão...mas ao grande Vitor Baía ! E não, hoje não é dia 1 de Abril...

No comments: