Monday, December 3, 2007

Nem tudo o que parece é...

Numa semana em que à comunicação social e a alguns milhões de tugas parecia que o campeonato nacional iria sofrer um "turn-over" eis que a montanha pariu...um ratinho. Depois de estarem "virtualmente" (tanta foi a crença generalizada) a 1 pontinho do grande Futebol Clube do Porto e em crescendo de forma (como vinha a acéfala comunicação social de Lisboa a referir nos últimos tempos) parecia que ao SLB não restava outra coisa senão vencer a partida de sábado contra os líderes invictos do campeonato. Mas ao que parece não lhes restou outra alternativa a não ser meter o rabinho entre as pernas e continuar a "trabajar e a intentar meter goles".
Apesar de terem tentado influenciar o árbitro portuense (e diga-se que com alguns resultados) o FC Porto ganhou o jogo incontestavelmente apesar de prejudicado em alguns lances que poderiam ter agravado a derrota dos lampiões.
Resta-me referir o "óptimo" trabalho dos pseudo-jornalistas da sporttv, que procuraram em algumas repetições descobrir o que não existiu e noutros lances que mereciam repetição pura e simplesmente apagaram esse lance do encontro. Talvez nesses descobrissem algumas faltas comprometedoras e dignas de punição disciplinar que passaram despercebidas ao árbitro. Sim senhor, o tipo de jornalismo a que já estamos habituados. Faccioso, mentiroso e manipulador.

O mesmo tipo de jornalismo que inevitavelmente acompanhou os comentários ao jogo do Sporting contra o Leiria, ontem, na TVI.
Não pelos mesmos motivos que o João exemplificou, neste mesmo espaço, mas por terem tentado enaltecer o jovem guarda-redes do Sporting praticamente durante o jogo todo. Parecia que Rui Patrício acabara de entrar para o Olimpo dos guarda-redes e que estava a nascer uma estrela ! Pena é que o jovem guarda-redes leonino tenha tirado mais dois pontinhos ao seu clube, à semelhança do que tinha feito no Estádio do Mar.
A cegueira dos mass media lisboetas é tanta que, variadas vezes, parece que vejo jogos de futebol diferentes no meu televisor. Ainda tento refocar a imagem e redefinir as cores mas em vão. O jogo que eu vejo e o jogo que eles comentam é invariavelmente diferente...

2 comments:

Anonymous said...

Pois meu caro amigo o Porto tem mérito, mas os investidores do futebol não acham piada nenhuma a isto. É que só o estádio das antas é que vai ter assistência todos os outros começam a perdê-la. Mas quero te recordar de uma coisa o Sporting está a disputar 4 competições sendo que já ganhou uma. Portanto no final do campeonato talvez a estatística não te seja favorável. E até ao lavar dos cestos ainda é vindima. Portanto não deites foguetes antes da festa e as boas vitórias são aquelas que são ganhas com adversários à altura.

Anonymous said...

E mais, falas falas mas o Vitinho também soube dar uns bons frangos e não foi aos 19 anos. Deixa lá o chavalo que ainda tem uma longa e gloriosa carreira pela frente.
Pelos vistos já deve haver uma petição on line para beatificar o eterno Vitinho.
Vê lá ser arranjas argumentos mais fortes ó Andrade, tudo e muitos outros hão-de viver e educar os V/ filhos na mentira e na falsidade, mas serão felizes porque só o conseguem através do mais fácil, o díficil é para outros.