Saturday, December 22, 2007

O Maior Espectáculo do Mundo


O Circo é, sem dúvida, o maior espectáculo do Mundo. Acontece que fui alertado, em conversa com o Bubacar, para a crescente aproximação entre um espectáculo de Circo e um Show de StripTease. Parece que esta temática também já tinha sido debatida com a Mãe de Vinho. Foi por isso com outros olhos que assisti à performance circense de Victor Hugo Cardinalli e seus pares no Parque das Nações, no habitual espectáculo do Circo de Natal a que sou anualmente obrigado a comparecer pelo facto de ter dois filhos. Aliás, este é outro tema que gostaria que me elucidassem: quem teve a brilhante ideia de associar o Circo ao Natal? Bem...fica para depois.

Quanto ao tema inicial desta posta, não deixo de ser obrigado a concordar com a Mãe de Vinho quando diz que no Circo, os palhaços são para as crianças, e tudo o resto é para adultos. O apresentador, que podia ser recrutado a qualquer casa tipo Passerelle, vai anunciando as estrelas que vão desfilando na arena, tal e qual como numa casa de strip. Os nomes dos artistas são geralmente de Leste e ninguém percebe. A própria tonalidade com as anuncia é similar. Depois, elas contorcem-se, abrem-se, esperneiam e dançam, em trajes menores, para deleite da audiência masculina. Pelo meio aparecem animais, mais ou menos selvagens, com os seus domadores. Ou seja, tudo idêntico ao normal ambiente de uma casa de Strip. Não deixa de ser curiosa esta aproximação do Circo ao Strip em época natalícia, quando até mesmo o canal 18 da TVCabo suspende a sua programação na quadra.

Por último, apenas referir que o artista que dá nome ao Circo, anunciado como o maior dignificador da actividade em portugal, Victor Hugo Cardinalli, não é mais do que um domador de leões. De facto, o rei da selva mostra todo o seu esplendor. De garras afiadas e rugido imperial, o leão mostra a sua raça para deleite da audiência. Oito magníficos exemplares são o onze inicial do espectáculo. Claro que seria deprimente Victor Hugo andar com passarolhos de rapina com um apito na boca, ou com personagens mitológicas carnavalescas saídas de Torres Novas a cuspir fogo. O Circo ainda tem algo de real...

2 comments:

xistosa, josé torres said...

Por acaso não vi o espectacÚlo, lê-se mesmo com a sílaba tónica no "cÚ", já me informei e parece-me que foi o violadaor, quer dizer o visionador de jovens que apresentou tal espectacÚlo.
Os pardais emigraram para climas mais quentes, só ficaram uns quantos passarões, uns que voam, mas não os deixaram migrar.
Outros, que ladram !!!, ladram!!!, mas têm que se submeter.
Pode existir um bando de 6 milhões de pardais e ou estorninhos, conFodem-se muito, pela parecença.
Mas que me conste nunca ouvi falar em ladrões, quer dizer dragões, que emigrem. Só saem do buraco, quando o domador V. Loureiro e os seus capangas, um é advogado, esqueci-me do nome, mas é algo ligado a frango e o outro já foi um GRANDE dirigente, dum dos maiores clubes corruptores, quer dizer, clubes do norte, apesar do nome ligado à Paz.

xistosa, josé torres said...

Boas festas e um 2008, com todos unidos no avanço da ciência do dizer mal !!!