Tuesday, April 1, 2008

O Homo Lisbonensis e os seus delírios...

Caros palermas lisboetas anti-portuenses e anti-portistas,

Ao contrário do que vêm defendendo nas vossas últimas postas, através de análises completamente subjectivas e idiotas sobre o panorama futebolístico (e não só), as clivagens norte-sul, nas mais variadas áreas da sociedade, são por demais evidentes e não resultam de discursos incendiários de ilustres nortenhos (se bem que possam haver aqui e ali alguns exemplos disso também) nem sequer provêm de análises feitas em "masmorras isoladas" por um simples portuense e portista como eu.
De facto, a guerra norte-sul que existe, há séculos, na sociedade portuguesa é de cariz histórico e deve-se à política fortemente centralista e injusta perpretada desde os tempos da monarquia. As gentes do Porto sempre se debateram contra injustiças legais, económicas e sociais levadas a cabo sempre a partir da capital. A guerra norte-sul no futebol nao é mais do que um alargamento dessa clivagem e surge a partir do momento em que um líder carismático como Pinto da Costa começa a fazer face e a lutar contra décadas de favorecimentos ilegais e injustos aos clubes da capital.
Nos últimos trinta anos, a luta de Pinto da Costa e do seu FC Porto, não foi só a de tentar projectar um clube votado ao ostracismo nacional centralista no plano europeu mas também a de lutar contra todos aqueles que conspurcando na sujeira do poder institucional se gabaram ao longo de décadas de ganhar troféus e prestigio assentado num delírio masturbatório e egocêntrico sem rival.
Sei que as vitórias do FC Porto, a nível nacional e internacional, vos doi e frustra. É natural. Estiveram mal habituados durante décadas e o vislumbre de termos hoje, e apesar de tudo, uma sociedade mais justa e equilibrada vos assusta.
Por isto, aceitam discursos (esses sim, inflamados e mentirosos) de presidentes que vos prometem títulos, riqueza e equipas fabulosas. Alicerçam a vossa crença em processos crime julgados de antemão em praça e opinião pública intoxicada por uma comunicação social sedeada na vossa capital, sustentada em depoimentos, falsos testemunhos e difamações venham elas de onde vierem. Querem. acima de tudo, acreditar que o vosso poder divino nao tem fim.
Vocês, no alto da vossa cretinice aguda, nem sequer param para pensar como seria, por exemplo, ilógico a um equipa campeã da europa e do mundo tentar comprar um simples jogo contra o Estrela da Amadora ou o Beira-Mar. Como seria absurdo a uma equipa recheada de grandes valores do futebol nacional e internacional, como Deco, Ricardo Carvalho, Baía, McCarthy, Maniche, Costinha, Derlei, etc, etc recorrer a uma arbitragem tendenciosa para levar de vencida alguns dos clubes que lutam pela manutenção no futebol português !?
De facto, na nossa sociedade, existem ainda muitos centros de poder que insistem em afirmar a sua idoneidade e superioridade moral e profissional. Um desses casos é o da justiça. Então ninguém se pergunta porque é que teve de entrar em cena uma super procuradora cuja sua equipa de investigadores contradisse os magistrados e investigadores encarregues dos mesmos processos anteriormente !? Será que os intervenientes dos processos no Porto não eram competentes !? Os magistrados do Porto devem ser, seguramente, corruptos ou incompetentes. Se assim for, que se averigue também.
Outros dos casos é o da comunicaçao social e das televisões em particular. Então não é que são sempre os mesmos com direito a tempo de antena nos variados debates sobre futebol !? Os mesmos que não conseguem esconder a sua visão anti-portista do mundo e que enviesam os seus julgamentos dos mais variados lances nas partidas de futebol. Sim, lances idênticos são analisados de forma diferente quer esteja o FC Porto ou os outros clubes em contenda. Por exemplo, Petit é viril e aguerrido, Bruno Alves maldoso e agressivo. O golo do FC Porto no dragão contra o Sporting é um erro de arbitragem, discutido semanas a fio, mas o golo em fora-de-jogo do Sporting em Alvalade não é sequer falado. Os penaltis a favor de Sporting ou Benfica são dados adquiridos, os do FC Porto são mergulhos. A memória é tão curta e tão falaciosa !
Por tudo isto, não gostam quando alguém levanta a voz e vos atinja nas vossas menoridades. Acusam-nos logo de regionalistas irracionais ou de corruptos. Talvez assim seja mais fácil explicar as injustiças que afectam o país longe da vossa capital. Talvez assim se demitam de reconhecer o mérito alheio e de admitir os vossos falhanços. Talvez assim continuem a sonhar independentemente dos incompetentes que dirigem os vossos clubes. Será que já pararam para pensar que, talvez assim, o FC Porto continue a ganhar !?

3 comments:

Anonymous said...

Sim senhor.
Subscrevo.

JoaofmSCP said...

Olha, olha, o pernte está de volta... e logo a fazer vénia ao discurso miserabilista do Subutteo...Digam lá o que vos falta? Não têm escolas, hospitais, creches, Universidades, empresas, pessoas? Não atravessam o rio livremente sem pagar portagem? O alicerce desse discurso já é ridiculo. Nem tudo é justificável em nome do desenvolvimento regional...

Anonymous said...

Deve ser por termos isso tudo que a taxa de desemprego na região do Porto é a maior do país.
Realmente, porque nos queixamos!?!?