Monday, April 28, 2008

Bocas...ou talvez não!!


Derlei foi expulso no jogo do Sporting contra o União de Leiria por bocas ao árbitro Carlos Xistra. Até aqui tudo bem. Expulsão justificada se realmente Derlei foi longe de mais nos protestos. Agora o que terá dito Derlei que justifique 3 jogos de suspensão, quando vemos jogadores quase a partir pernas a adversários e a levarem apenas 1? Qual é o critério? Certo que os jogadores se devem conter nos protestos, mas o futebol é vivido com intensidade, paixão e dedicação. Derlei é um exemplo de entrega em campo. Exagerou? Foi para a rua. Tudo bem. 3 jogos? Tudo mal.

O que revolta aqui é a dualidade de critérios. Duvido que a malta das equipas do Norte, como Leixões, Paços de Ferreira, Naval e, claro, FCPorto, sejam muito bem educados quando se dirigem aos árbitros. O excesso de câmaras de televisão nos jogos apanha os jogadores em constantes impropérios às equipas de arbitragem e nunca vi nenhum jogador destas equipas ser expulso por protestos e muito menos levar 3 jogos!!!

Pelo que apenas posso concluir que a gravidade do que Derlei disse foi tanta que deveria ser publicada e servir de benchmark a punições disciplinares exemplares por palavras dirigidas aos árbitros. Proponho também cursos de português leccionados pela Edite Estrela e de boas maneiras pela Paula Bobone para que os jogadores se saibam comportar e falar quais agentes da PSP. Foram bocas ao árbitro...ou talvez não!!

1 comment:

xistosa, josé torres said...

Então chamar "filho da puta" ao árbitro, (certamente não gostou de ouvir a verdade), não é muito pior que uma entrada a varrer ou uma cotovelada do, por exemplo Quaresma? ou uma patada do central do Porto que nem sei o nome dele.
Aqui está em causa a integridade física dum elemento, (árbitro) e só há mais um para o substituir, o 4º filho da ... desculpem!!!

Se o pântano onde chafurdam os deuses do futebol não muda ...