Wednesday, November 28, 2007

Os Golos do Cristiano


Os adeptos do Benfica e do Porto têm especial gozo com os recentes golos do Ronaldo ao Sporting e não conseguem entender o pedido de desculpas do jovem craque formado em Alvalade. E não conseguem compreender porque tal nunca lhes acontecerá. Seria quase ridiculo ver o João Pereira ou o João Coimbra marcarem um golo ao Benfica, ou o Ivanildo ou o Vieirinha marcarem um golo ao Porto. As probabilidades de um formando de Benfica ou Porto lhes marcar um golo está directamente ligada à qualidade dos mesmos: muito reduzida.

E por isso, embandeiram em arco e rebolam alarvemente no chão sempre que o Ronaldo marca um golo ao Sporting. Se não fosse tão dramático até dava vontade de rir. O Porto foi campeão de juniores o ano passado. Alguém conhece algum jogador dessa equipa? Pois, eu também não. Do Benfica nem falo. Desde o dramático choro do Rui Costa quando lhes marcou um golo ao serviço do Fiorentina, ainda no século passado, os lampiões não sabem o que é gratidão ao clube. Estão mais habituados a treinadores campeões que dizem que não renovam porque se vão retirar e sentem pressão da família para na semana seguinte estarem a treinar um clubeco menor na Alemanha.

Volto a dizer que Cristinao é um actor maior num grande palco. Um grande jogador orgulhosamente formado no Sporting e que não confunde profissionalismo com carácter e gratidão. Quaresma e Simão mostram que são actores bem menores em palcos ridículos e com uma atitude igualmente miserável sempre que alarvemente festejam os golos que marcam ao clube que os formou e que os tirou da rua ou das areias do futebol de praia.

Bem-haja para ti Cristiano...certo que não vais defrontar os lampiões este ano na Champions, dado que nem à UEFA vão. E também não é provável que o Manchester vá jogar na Taça Intertoto, palco de sonhos de alguma equipas. Mas se porventura marcarem um amigável na Luz, por favor repete aquele gesto tão genuíno para as bancadas. Que se lixem os dois jogos de suspensão quando a alma fica mais confortada...

1 comment:

JJset said...

Compreendo que não tenha caído muito bem na massa associativa do Sporting o 2º golo do Ronaldo. É natural.
Agora a verdade é que o continuam, (embora MUITO contrariados) a aplaudir e a, "deslavadamente", enviar a "factura" aos adeptos do Benfica, Porto, Braga, Leiria, Leixões, etc etc etc.
Está errado e só têm que lamentar/criticar a postura dos Presidentes que por lá passaram e que, de uma forma ou outra, tiveram que se desfazer de alguns jogadores para não fecharem a porta como ia acontecendo com o Benfica.
Agora, provavelmente, estas situações vão continuar a acontecer embora o v/Presidente esteja a tentar aguentar a pressão e se tenha inclusivamente irritado (e muito) com as afirmações do Carlos Queirós relativamente ao Miguel Veloso.