Monday, October 29, 2007

Vacas Sagradas


Escrevo no rescaldo de mais uma lamentável exibição do meu Sporting este fim-de-semana frente ao Nacionla da Madeira na Choupana. Não me queixo do resultado, mais do que justo. Queixo-me da exibição. Já este ano o Sporting empatou em casa frente ao Setúbal, num bom jogo de futebol, e acabei o jogo sem criticar a equipa. Mas agora, lanço a minha raiva não tanto à equipa, mas mais ao treinador e às suas opções.

E estou à vontade para falar...Fui dos mais cépticos relativamente à contratação de Paulo Bento na era pós-Peseiro e tive a humildade de reconhecer a mais-valia que representou. Sobretudo na união do grupo. Estou agradecido a Paulo Bento pela boa época que conseguiu fazer com os remendos do Peseiro. Mas, como em tudo na vida, há um estado de graça que tem o seu tempo e em Alvalade não podem haver vacas sagradas.

O arrastamento de Miguel Veloso para o centro da defesa e o recuo de João Moutinho para a posição de Veloso desvirtua o futebol do Sporting. Já no ano passado, foi por pressões da bancada que Paulo Bento acatou tirar Custódio do onze em detrimento de Veloso, com os resultados que se viram. Pois agora, terá que fazer o mesmo...

Entendo que não é legítimo uma equipa depender de um ou dois jogadores, mas à falta de opções credíveis, Veloso e Moutinho têm que jogar nas posições em que mais rendem. Farnerud, uma nódoa, e Paredes, que tem a habilidade única de estar sempre onde não está a bola, não podem jogar nem estar sentados no banco de suplentes. Só vê-los a aquecer já irrita...Estranho é que para esta posição, temos um jovem bastante talentoso que teima a ficar na Academia. Claro que falo de Adrien Silva que Paulo Bento esconde e protege não sei de quê...

Se Veloso tem que recuar porque não há mais opções, então que faz Gladstone no banco ? Não é supostamente internacional brasileiro ? Certo que nunca o vi fazer nada de especial, mas para jogar frente ao Nacional tem que servir...

Urge que Paulo Bento ouça os adeptos do Sporting e as suas legítimas opiniões, porque o tempo das vacas sagradas já lá vai e não queremos em Alvalade mais lençóis negros. Essa fase já passou...

1 comment:

xistosa, josé torres said...

Mal vai o treinador que faz a equipa pelos adeptos.