Monday, May 21, 2007

Remar Contra a Maré


Meus amigos,

Por respeito aos 2354 visitantes deste espaço, torna público o meu repúdio pelos emails que recebi a comentar a minha posta da "Mão Que Embala o Berço".

Vasco e Vieira, é por haver pessoas como vocês que acham que tudo isto é normal e que os "erros" de arbitragem são mera casuística, que nos últimos 25 anos temos assistido à hegemonia do FCP. Felizmente que há quem ache que assim não seja e que esteja a investigar. Curioso...até já constituíram como arguidos pessoas de bem (Pinto da Costa e Valentim Loureiro) nada responsáveis pela podridão do nosso futebol e pelo famoso "sistema" que continua a vingar em Portugal.

Acho inacreditável que pessoas mentalmente capazes como vocês os dois, consigam pensar em tudo isto levianamente e que não achem estranho. Mais estranho acho que defendam a tese de que no final todos são prejudicados e beneficiados de igual maneira. Só que uns mais do que outros. Agora isso não interessa para nada...

Do alto dos meus mais de 30 anos consigo recordar com saudade o célebre Campomaiorense x Porto. Célebre porque foi o único jogo que me lembro de ver o Porto claramente prejudicado por um imberbe árbitro, Bruno Paixão. Recordo Pôncio Monteiro nos "Donos da Bola" a apelar ao internamento psiquiátrico do jovem árbitro. Ainda hoje, volvidos uns bons anos, sempre que se fala de erros de arbitragem, este "Case Study" é levantado pelos dragões. Não têm mais nenhum e por mais bolorento que esteja, lá é chamado.

Vieira, vivo o futebol muito para além das minis nos cafés. Com a paixão e a intensidade decorrente do adepto de um clube. Prezo-me por isso. E é claro que o Sporting perdeu o campeonato em Aveiro, em Paços de Ferreira e em casa com o Aves. Jogos que não poderia ter empatado. Mas isso é a magia do futebol. A incerteza do resultado. Que graça teria se soubessemos de antemão que ganharíamos os jogos todos? Perder e empatar faz parte do futebol, tal como ganhar. Ninguém pode ter a arrogância de achar que vai ganhar os jogos todos. Perdia-se a magia do futebol. E ainda bem que há estes resultados imprevisíveis que dão chama ao campeonato.

O que não pode dar chama são golos irregulares. E aqui não falo de foras-de-jogo mas assinaldos ou penaltys por marcar. Esses até admito. Os árbitros são humanos e podem errar. Agora não ver um golo marcado com a mão? Eu estava a mais de 90 metros do lance, no meu lugar em Alvalade, e vi bem. Querem que acredite que João Ferreira não viu ? Na altura foi um ponto que perdemos. Só um ponto. Ninguém imaginaria na altura a falta que nos faria. Foi só a diferença entre ser campeão e ficar em segundo. Só valeu isso. Mais nada.

E acho engraçado que continuem a relembrar o célebre golo do Leiria em Alvalade que o Ricardo defendeu bem dentro da baliza. Já me fartei de dizer que esse lance é precedido de um fora de jogo do extremo do Leiria que cruza abola. Fora de jogo não assinalado. Mas isso não interessa.

Meus caros, enquanto vocês se resignam impávidos e serenos à manutenção desta anormal podridão do nosso futebol, eu remarei contra a maré. E continuarei a fazê-lo...

P.S - Já enviei por estafeta para os dois as propostas de sócio do FCP. Agora que partilham a mentalidade, já se podem associar.

No comments: