Friday, November 28, 2008

Somos todos Aliens!


Um Alien que aterra agora neste país não consegue compreender esta alucinação mediática em volta do clube das águias. Se jé é dificil para um miúdo de 18 anos compreender tanta euforia em volta de um clube que ganha tão pouco, o que diria um marciano que aterasse agora perante a exibição lampiã em terras gregas? Levar 5 do Olympiakos é demasiao deprimente. Falamos da Taça UEFA que, como sabemos, congrega os clubes com maior destaque das várias ligas europeias e numa altura da prova em que ainda não foram lá parar os terceiros classificados da Liga dos Campeões, habituais candidatos à vitória na prova. Ou seja, os que estão lá, são mesmo os medíocres europeus.

Por muito grande que seja o chapéu benfiquista, o Eusébio já é dono de uma senhora idade e já deveríamos todos ter compreendido isso. O Pantera Negra, mestre na arte do futebol eu m dos melhores jogadores de todos os tempos, já arrumou as chuteiras há algum tempo. Já chega de imprensa e dirigentes do Benfica a incendiar-nos constantemente com a chama benfiquista, com inclusões no livro do Guiness e palhaçadas afins. Eu próprio, que até gosto destas coisas do futebol, já decidi não discutir mais futebol com os meus amigos benfiquistas, porque lá vêem sempre com as eternas resenhas históricas dos anos 60 e dos títulos conquistados em barda há 30 ou 40 anos. Confesso que já não tenho paciência.

A equipa maravilha deste ano, que juntou Suazo, Reyes e Aimar (um trio impossível para a realidade portuguesa) e um treinador ímpar (Quique Flores), voltaram a catapultar as ambições benfiquistas para níveis estratosféricos. Até a águia Vitória ficou assustada com tanta qualidade e fugiu para parte incerta. Do que vi até agora, posso concluir que o Benfica está a fazer, a par do Leixões, uma época surpeendente, sendo o grande destaque da prova. Quem irá claudicar primeiro será uma surpresa talvez reservada para Janeiro. Mas acredito que o Leixões vá dar luta às águias no acesso à Intertoto.

Dois títulos nos últimos 18 anos, 3 Taças de Portugal, 4 Supertaças parece-me demasiado pouco para tanta suposta dimensão galáctica. Ontem, com o Olympiakos, o Benfica voltou a mostar o quão frágil é e quão enganados continuam os meios de comunicação social que continuam a insistir neste gigantismo anão. Desçam à Terra e assumam o vosso estatuto de pequena equipa que em tempos passados, em que a TV era preto e branco, tiveram glória. Mas nessa altura também não se distinguiam bem as camisolas...

2 comments:

subbuteo said...

Já percebi. Os 5 golos encaixados ontem pelo "glorioso" Benfica foi uma dedicatória aos 5 anos da presidência de Luís Filipe Vieira. Parabéns grande Presidente !

Anonymous said...

esta muito bom