Wednesday, October 1, 2008

Descalabro...


Ontem, a apenas poucos minutos do início do jogo, dizia para quem me acompanhava em mais um serão futebolístico que temia que o FC Porto não conseguisse passar incólume na sua passagem pelo Emirates Stadium em Londres. Afirmava isto porque, para além da falta de confiança em Jesualdo Ferreira (que insiste em presentear-nos com invenções técnico-tácticas sempre que o FC Porto encontra equipas de grande gabarito europeu) sabia, também, que o FC Porto atravessa, provavelmente, uma das suas piores fases e crises de identidade da sua história mais recente.

Não me interessava saber, honestamente, se do outro lado da barricada estariam nomes como Fabregas, Adebayor, Van Piersie ou Walcott. No passado, o FC Porto defrontou grandes colossos europeus recheados de enormíssimos jogadores que, devido ao trabalho e humildade dos portistas, ficariam vergados à superioridade dos jogadores azuis e brancos. Creio não ser essa a questão mais importante.

Para mim, a questão essencial na abordagem a este tipo de jogos de elevado grau de dificuldade está na...atitude. E quando refiro a atitude, exijo-a quer a jogadores quer ao treinador. Ora, Jesualdo Ferreira continua, ao contrário de Mourinho e de muitos outros, a não ter atitude para comandar o FC Porto. Não se pode afirmar uma coisa à comunicação social antes do jogo, admitindo que o FC Porto entraria em campo para ganhar, e fazer outra do ponto de vista táctico. O que Jesualdo Ferreira tentou fazer (e por isso perderá sempre que for jogar contra equipas como o Arsenal) foi o mesmo que tentam as equipas secundárias do nosso futebol fazer sempre que vêm ao Dragão: jogar para perder por poucos. Pior, ao fazê-lo, desvirtua a própria equipa e as (poucas) rotinas já adquiridas. Por ser o oposto disto, admirava Mourinho e a capacidade que tinha em encarar estes jogos olhos nos olhos. Era fiel à identidade da equipa e ao trabalho que desenvolvia todas as semanas. Infelizmente, Jesualdo, e mais uns quantos da velha guarda, preferem desvirtuar o seu trabalho e a equipa graças ao medo e à insegurança que sentem em relação aos grandes futebóis da europa.

Não me venham com as tretas das diferenças entre o futebol português e inglês, o italiano ou o espanhol. É certo que o FC Porto e, em geral, todas as equipas portuguesas que jogam nas competições da UEFA, têm orçamentos reduzidos em relação às grandes potências do futebol. É verdade que o ritmo competitivo não será, concerteza, o mesmo. Mas a grande verdade (e o FC Porto tem-no demonstrado inequívocamente) é que, nos últimos anos, pelos azuis e brancos têm passado dos melhores jogadores mundiais e que hoje passeiam o seu futebol nos "tais" colossos europeus que tanto amedrontam técnicos como Jesualdo. Digam-me que diferenças havia entre Ricardo Carvalho, Baía, Deco, Maniche, Pepe, Pedro Mendes, Paulo Ferreira, Alenitchev, Bosingwa, McCarthy, Jardel, Drulovic, etc, etc ,etc e muitos dos jogadores dos colossos europeus !?!? A questão essencial, insisto, está na atitude, na mentalidade e na competência. Particularmente a do treinador. Quando se insiste nos mesmos erros, anos após ano, não é questão de diferenças futebolísticas entre Portugal e Inglaterra, é questão de estupidez e incapacidade de liderança. Refugiar-se na questão financeira, da idade ou da imaturidade para explicar insucessos parece-me, no mínimo, tendencioso.

Para mim, o que explica este momento crítico da história recente do clube é, sem a mais pequena dúvida, a incompetência do seu treinador. Quase não repete convocatórias nem equipas titulares. Jogadores como Pelé continuam de fora das escolhas. Muda de defesa esquerdo como quem muda de camisa. Inventa soluções tácticas em vésperas de jogos importantes. E depois vem queixar-se da falta de rotinas. O que se viu ontem no Emirates Stadium foi um bocado de tudo isto que referi atrás. Um técnico que apostou tudo numa invenção táctica à espera de um milagre que, por acaso, até poderia ter acontecido. Mas quando se entra em campo temendo o adversário a que mais se pode aspirar do que ser derrotado ? O Pior de ontem não foi o resultado. O pior de ontem foi o de demonstrar a inabilidade do treinador do FC Porto e a vergonhosa exibição a partir do terceiro golo do Arsenal. O descalabro foi de tal forma que não deve ter havido um portista que não tenha pedido o final do jogo antecipado. Lembrei-me, variadas vezes e durante o jogo, do célebre descalabro dos papoilas em Vigo e, por momentos, acreditei que isso iria acontecer ao FC Porto ontem no Emirates. Por isto tudo, devemos corar de vergonha. Se Jesualdo fosse uma pessoa lúcida apresentava a demissão após o jogo. A história do FC Porto não pode estar sujeita a tais vexames.


P.S. Para responder ao meu amigo lagartixa, devo referir que, de facto, a exibição do Sporting em Barcelona não foi muito diferente da do FC Porto ontem. Para mais, não me lembro de o Zbording ter enviado uma bola à trave, de um jogador do Barça ter salvado uma bola em cima da linha ou de Valdés ter feito uma defesa espectacular como Al Munia ontem efectuou (tudo isto com o resultado em 0-0). Mas, de facto, fico pasmado por considerares que a exibição do FC Porto ontem atenuou a exibição que a tua equipa de rôtos fez no Nou Camp. No Dragão, ao invés, estamos habituados a graus de excelência e de exigência maiores.

1 comment:

JoaofmSCP said...

Subutteo, continuas um ser infeliz e um ressabiado sem igual. O Sportig jogou em Nou Camp. Foi um descalabro. Paulo Bento foi uma besta. Quando o jogo estava em 2-1, Moutinho tem uma oportunidade soberana para empatar a partida numa grande defesa de Valdés. Seria uma tremenda injustiça para aquilo que o Barça tinha praticado.
Na minha posta sobre o jogo do Porto, que pelos vistos não percebeste, ataquei a política de contratações bárbara do teu actual Presidente. Não podes comparar a equipa do Porto de Mourinho com jogadores de classe mundial como Deco, Ricardo Carvalho, Maniche, Bosingwa, Derlei, Costinha, Baía, etc, com a que tens actualmente, onde apena Lucho e Lisandro tem classe cima da média. A história recente do Porto de ter grandes jogadores no seu plantel foi destruída pelo teu Presidente. Não podes pedir milagres a Jesualdo com jogadores como Guarín, Tomás Costa ou Benítez. Mas como para ti é dificil atacar o teu presidente, mesmo quando isso envolva a destruição do teu clube, atiras ao Avô Cantigas. Que subserviência infantil e doentia. Mas, po mim, podes continuar assim que vais no bom caminho...