Monday, October 27, 2008

Crise de Militância?


O Presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, alertou para aquilo a que chama uma crise de militância no Sporting. Pois bem...estou muito à vontade para falar neste tema. Sou dos estúpidos que durante três anos consecutivos comprou uma gamebox em Alvalade para assistir aos jogos do campeonato. Como a mesma não dava acesso à Taça de Portugal, posso dizer que comprei um bocado de cartão para uma competição onde não ganhámos nada. Mais, não tive saco para assistir a quase metade dos jogos pelo horário perfeitamente absurdo dos jogos. Já aqui disse que o futebol é um desporto de Inverno. Não passa na cabeça de ninguém ir para Alvalade em Dezembro num Domingo à noite, ver um Sporting x Aves a começar às 21.15(!!!). Loucos daqueles que ainda ontem estiveram em Paços de Ferreira às 21.15...bem os vi na bancada com mantas nos joelhos. Lamentável.

Mas isto, só por si, não explica a crise de militância. O Benfica continua a ter bons fluxos de assistência mesmo não jogando nada e vendo-se aflito para ganhar em casa a Penafiel (só em penaltys) e à Naval (golo da vitória nos últimos minutos), em horários também pouco abonatórios. Mas aqui, a conversa é outra. O Benfica não tem, e bem, o discurso miserabilista do Sporting, de que não temos dinheiro e que cumprimos tuda à risca com os bancos.... O Benfica investe a sério no seu principal activo: uma equipa de futebol, que pode não jogar nada, mas que tem nomes sonantes e que lhes custaram uma pipa. Vivem de uma ilusão, mas contagiaram o público com essa ilusão. Não ganham nada, mas estão sempre com a moral nos píncaros.

Continuo a dizer que o Sporting deverá ter, esta época, o melhor onze inicial dos três grandes. Saiba o treinador gerir o plantel e os arrufos com os jogadores e temos condições para lutar de igual para igual com todos. Agora, quando o nosso treinador já se dá ao luxo de dar uma conferência de impresa a dizer que o Vukcevic trabalha pouco e que depende dele chegar à equipa, parece-me que está tudo estragado. Para mim, o Pereirinha até pode treinar o dobro dos outros que eu não o quero no onze inicial. É a lógica do Farnerud o ano passado que, para Paulo bento, era o melhor atleta dos treinos. Isso para mim não diz nada. O Ronaldinho até se treina quando lhe apetece...Estatutos são estatutos. Não quero dizer que Vukcevic pode fazer o que lhe apetecer, mas Paulo Bento, claramente, comprou uma guerra de palavras com o montenegrino com claro prejuízo apenas para a instituição que paga os ordenados aos dois. E Soares Franco assiste de bancada, paga um ordenado todos os meses a um jogador de elevado potencial, com o qual a equipa não conta. Também não digo que Vukcevic ajudaria a resolver todos os problemas do Sporting, mas o ano passado resolveu alguns. Foi o segundo melhor marcador da equipa e decisivo em muitos jogos.

Para o nosso treinador, ainda há muito campeonato e ontem, após mais um desaire no empate com o Paços de Ferreira, voltou a lembrar este facto. Até quando será licito dizer que ainda falta muito campeonato para desculpar os maus resultados? Esta cultura de desresponsabilização, tipo não ganhámos hoje mas anda faltam muitos jogs, é, no mínimo, absurda. Não vejo Mourinho com este tipode declarações se algo lhe corre mal....

Esta polítca do deixa andar, está tudo bem, ninguém se chateia com nada e venha um jogo após o outro, numa equipa comandada por um homem que, se algo corre mal, a única coisa que sabe fazer é lançar o Pereirinha, diz muito do actual estado do Sporting (no banco ainda estava o Tíui e o Pedro Silva). Uma equipa que só sabe chutar a bola para a frente não pode aspirar a grandes coisas. A crise de militância no Sporting existe, eu assumo (já nem me chateei com o resultado de ontem...só mais um) e não vejo fim à vista enquanto coisas muito estranhas continuem a acontecer com a serenidade dos responsáveis do Sporting. Se vieram alarvemente dizer, após as derrotas com o Porto e o Benfica, que o campeonato não se decide nestes jogos, mas depois também não ganham os outros, estamos a pensar ganhar o campeonata a ganhar a quem?

Crise de militância? Talvez mais crise de liderança e responsabilidade a todos os níveis...

No comments: