Tuesday, April 3, 2007

Um bom exemplo


Domingo passado, no Benfica x Porto, a meio da segunda parte, Jesualdo Ferreira lança o colombiano Renteria. Na altura, o Motim alertou-me para a qualidade mais que discutível deste jogador, reforço de Inverno dos dragões. Segundo ele, estávamos perante uma "boa merda de jogador sem qualidade para representar o Porto".

Confesso que nunca o tinha visto jogar. Fiquei estupefacto pela incontestável falta de qualidade...

Ora, porque é que falo no Renteria. Porque é um bom exemplo do que escrevi na minha posta da formação de Alvalade e que tanto irritou tripeiros e lampiões ao ponto de uma aliança nojenta que inclusivamente atirou com a PIDE-DGS para este blog censurando a minha imagem da batata.

Pois bem, eu não tenho dúvidas nenhumas de que nas camadas jovens do Porto exista um qualquer miúdo com tanta ou mais classe que o Renteria. Então pergunto, para quê contratar este jogador ? Seguramente, e tu Motim não o poderás negar, que alguém lucrou com a sua vinda. E esse alguém está na cúpula das decisões desportivas do Porto. Pessoas que tanto defendes como Pinto da Costa e Reinaldo Teles devem ter recheado um pouco mais as suas contas bancárias à pala deste medíocre colombiano.

É desta realidade que falo na defesa da política de formação do Sporting, cujo reforço de Inverno foi um miúdo chamado Bruno Pereirinha. Será bom, será mau ? Não sei, o tempo o dirá. Confesso que não parece grande coisa pelo que já vi. Perfeitamente mediano. Mas entre o Bruno Pereirinha e o Renteria, prefiro claramente o miúdo por várias razões sendo que a principal é que estamos a priveligiar a formação de miúdos portugueses que, talvez, possam vir a ser grandes futebolistas.

Contudo, não me interpretem mal. Não tenho nada contra jogadores internacionais. Desde que sejam bons e representem uma clara mais valia para os clubes. Anderson Polga e Liedson são bons exemplos no Sporting, como Lucho González e Lisandro López o são no Porto, ou Luisão e Katsouranis no Benfica. Eu próprio me insurgi contra a direcção do meu clube por não ter contratado ninguém no mercado de Inverno. Mas entre ter contratado um jogador como Renteria e não ter contratado ninguém, prefiro a segunda opção.

No comments: