Monday, August 31, 2009

Académica X Sporting 0-2

Péssimo jogo de futebol, à semelhança do Naval-FC Porto, em que a equipa da casa falhou algumas oportunidades e o Sporting conseguiu finalmente contar com Liedson para resolver a partida. Ele e Jorge Sousa (que eu considero o melhor árbitro português) foram, sem dúvida, os melhores pelo lado sportinguista. Ficou, claramente, um penalti por marcar, ao minuto 7, a favor da briosa por falta de Carriço sobre Licá. Mais tarde, já na segunda parte, ao minuto 68 (já com o resultado em 0-1), Pedro Silva não foi tomar banho mais cedo porque, mais uma vez, Jorge Sousa equivocou-se.
É evidente que estes casos passaram, mais uma vez, despercebidos aos media lisboetas que montam resumos e crónicas como mais lhes convém. Enfim, já estou habituado a esta dualidade de critérios e de falta de ética e responsabilidade jornalística vinda da capital. O Sporting soma, assim, a sua primeira vitória em jogos oficiais esta época. Paulo Bento pode respirar mais um pouco...

Sunday, August 30, 2009

Naval x FC Porto 1-3


Vitória fácil dos azuis e brancos na Figueira da Foz. Tão fácil que nem deu para Elmano Santos dar uma ajudinha aos jogadores da casa. Pelo contrário, até foi um jogador do FC Porto a marcar o único tento para os da casa. Destaque para as exibições de Varela e Falcao. Quanto às polémicas, a meu ver, tudo bem ajuízado. Vejamos:


minuto 61 - Varela isola-se, partindo de posição completamente legal (apesar de custar a ver aos jornalistas da Sporttv), após passe de Falcao, contornando o guarda-redes da Naval para apontar o segundo golo do FC Porto.


minuto 65 - Entrada dura de Ouattara sobre Fucile. Amarelo bem mostrado, apesar de haver quem ache que o vermelho fosse mais adequado. A meu ver, Ouattara não quis dolosamente atingir Fucile pelo que o amarelo foi bem mostrado.


minuto 76 . Farías aponta o 3º golo do FC Porto após bola desviada por um jogador da Naval, antecipando-se ao guarda-redes da Naval que tem uma entrada duríssima sobre o marcador do golo azul e branco. Ridículo e absurdo o facto de o treinador da Naval, Ulisses Morais, ter, no flash interview, colocado quaisquer dúvidas sobre este lance. Só um grande ressabiado o poderia ter feito. Eu sei que custam as derrotas mas há que ter o mínimo de decoro...

Saturday, August 29, 2009

Queda livre...


Os restaurantes brasileiros de Lisboa estão, desde ontem, em profunda tristeza. A sua principal fonte de rendimento parece que está mesmo de saída para o Grémio. Como tal, prevê-se uma redução acentuada na venda de picanha na capital...

De notar que o jogador da foto e o actual nada têm a ver...até porque este (o da foto) era mesmo jogador...

Friday, August 28, 2009

Factos...


E pronto. Contra factos não há argumentos. Por muito que a comunicação social lisboeta não queira ver, está aí e há vista de todos. Vamos a factos.


O Magnifico e Superpoderoso Benfica, renascido das cinzas com a chegada do melhor treinador do mundo, está a vacilar. Precisaram dos últimos minutos das partidas caseiras para evitar uma derrota e um empate e esbracejam por penaltis a qualquer virar de esquina. Enfim, ontem até perderam com uns amadores ucranianos para a Liga Europa e vieram, agora, dizer que estava tudo no programa...


O Sporting, que está a ter dos piores arranques de época de sempre, continua a demonstrar que, ao contrário do que os media lisboetas afirmam, não são os árbitros que decidem o futuro da equipa leonina. De facto, tirando Moutinho, Veloso e Liedson, a equipa de Alvalade continua a demonstrar que é uma equipa perfeitamente vulgar e com jogadores de evidente carência competitiva. O treinador Paulo Bento continua na sua permanente desculpabilização do plantel com as acusações aos árbitros e insiste em erros de casting como Patrício, Polga, Carriço, Djaló, etc...


Quanto ao FC Porto, continua a sua evolução, passo a passo, com a verdadeira tranquilidade de quem confia nas suas competências. Vai ser, mais uma vez, a única equipa portuguesa na Champions e está a inserir os seus reforços paulatinamente na equipa titular. Este FC Porto parece ter ainda mais soluções no plantel do que no ano passado. Para mal dos pecados dos jornalistas antiportistas, o FC Porto não precisa de encher estádios com emigrantes na Suiça em pleno Agosto ou de ser o campeão da pré-época conquistando troféus de verão. Por muito que façam para denegrir sempre a imagem dos dragões, que pressionem árbitros para permitir que jogadores como Hulk sejam sacos de pancada, que exaltem ídolos de pés de barro como Aimar não conseguirão, mais uma vez, parar esta máquina azul e branca.


Contra factos não existem argumentos...


p.s. O sorteio da champions league deu em directo na RTP 1 ! Será que o canal público equivocou-se e pensava que os "gémeos" de Lisboa entrariam no sorteio !?

Tuesday, August 11, 2009

Que merda é esta, JEB?


Fiquei profundamente chocado com a última intervenção do novo presidente do Sporting. José Eduardo Bettencourt elogia os reforços do Benfica, anuncia que Porto e Benfica são os naturais candidatos ao título, e que o Sporting muito faz com os pouco recursos que tem. É no mínimo lamentável que o presidente de um clube com a grandeza do Sporting faça este tipo de comentários ainda antes da época começar, na véspera de um decisivo confronto com a Fiorentina que poderá dar acesso à Liga dos Campeões pelo quarto ano consecutivo ao Sporting (prova onde o Benfica com o seu grande plantel há muito que não está...), contribuindo para cavar ainda mais o fosso da suposta "crise de identidade" entre o clube e os adeptos.

Se de uma coisa o Sporting se pode queixar é da falta de ambição de pessoas como JEB que, à custa do compadrio com os bancos de onde vêem, têm delapidado o património desportivo do Sporting para cumprir com as obrigações agiotas dos bancos.

O que Benfica e Porto fazem bem não é contratar em barda (porque de nada me serve que o Sporting contrate jogadores como Romagnoli, Purovic, Farnerud ou Tíui) só para dizer que compra. Quantidade nunca foi sinónimo de qualidade, e o Benfica tem metido umas belas argoladas com alguns jogadores que paga a peso de ouro (Carlos Martins, Yebda, Zoro, Bynia, Sydnei, Reyes,etc..), tal como o Porto (Sapunaru, Beletti, etc..). O que Porto e Benfica fazem bem é perceber que o seu negócio se chama futebol. É disto que vivem e é com sócios motivados que encham os estádios que arrecadm receitas. O Benfica pode não ganhar nada, como tem sido o caso nos últimos anos, mas consegue, com esta intoxicação de nomes, encher o estádio da Luz e perpeturar a chama benfiquista para lá do razoável, impedindo que o clube se transforme no inevitável Nottingham Forest de Portugal (um clube que ganhou nos anos 60 algumas competições europeias e que hoje anda na 2º liga inglesa, e que também equipa de vermelho).

Eu não me chateio nada com estas contratações em barda do Benfica e do Porto, nem que o César Peixoto prefira ir para o Benfica, continuo a preferir uma equipa do Sporting feita tendo por base a sua formação, com jogadores portugueses, porque se há uma coisa que os portugueses sabem fazer é jogar futebol. Melhor que qualquer colombiano, equatoriano, paraguaio, grego ou marroquino. Ainda que isso faça com que tenha que apanhar com excesso de minutos do Pereirinha. Mesmo assim, antes isso que excesso de minutos do Farnerud.

Esta inenarrável declaração de JEB, deitando a toalha ao chão ainda antes de começar, é a antítese de tudo o que eu esperava dele. Se nos lembrarmos, Mourinho fez um Porto campeão europeu com base em jogadores portugueses ou que estavam a jogar em Portugal. Ressuscitou um Maniche, foi buscar jogadores como Paulo Ferreira e Nuno Valente (Setúbal e Leiria), Costinha e Derlei. Investiu quase nada e fez uma equipa ímpar nos últimos anos em Portugal e no Mundo que deu milhões ao Porto. À custa de quê? Ambição e vontade de ganhar. É isto que eu quero para o meu Sporting. Menos picanha para esses brasileiros que vieram inexplicavelmente gordos das férias, mais empenho, dedicação e vontade de ganhar. E isto aplica-se ao técnico.

Por isso, meu caro, JEB, esse discurso não é digno de um presidente do Sporting. Podemos elogiar os adversários, e até te fica bem, mas nunca diminuindo a nossa equipa e o esforço de formação que tem sido feito ao longo dos anos. No final, fazem-se as contas. O Sporting perdeu 24 pontos na época passada em jogos contra equipas com orçamentos inferiores ao seu. Daria para sermos campeões. Em 12 pontos possíveis contra Benfica e Porto, fizemos 4. Basta melhorar o primeiro ponto e deixar o segundo como está para sermos campeões.

Mais ambição, meu caro....

Tuesday, August 4, 2009

.: porque ha miúdas giras que percebem de bola! E não só.

Quando visitamos o blog Clube das Leoas somos informados que há miúdas que percebem de bola! E não só. Eu talvez acrescentaria que também percebem de bola porque a maioria das mulheres não está para aí virada. Dou graças a deus por haver mulheres que também gostam de futebol e que são do sporting.
Recentemente faleceu uma das mulheres que mais percebia de futebol em Portugal e que, a título de curiosidade, até era do Sporting. Chamava-se Edite Soeiro e a última redacção por onde passou foi a da Revista Visão.
O blog Clube das Leoas prima pela boa educação, desportivismo, isenção e acima de tudo pelo fair play.
Assim, convido todos aqueles que nos visitam para visitarem também o Blog das Leoas http://clubedasleoas.blog.com/ porque de vez em quando também devemos ler análises sérias, isentas e acima de tudo escritas por mulheres.
Espero que gostem.