Friday, January 23, 2009

Rectificação II


Alguma semelhança entre as duas imagens? São dois frangos ou duas faltas? Qual o critério para marcar uma e não marcar a outra? Mais grave...Esta deu direito a título, mas na altura foi apelidada de apenas um monumental frango do Ricardo. Já na altura, me tinha parecido falta. Mas fiquei convencido quando vi esta foto. Tal como tu, Vasquinho, o recurso a imagens dão para validar tudo. E agora? Em que ficamos? Dois lances idênticos, com interpretações e consequências distintas. Mais uma vez, no benefício da dúvida, sabemos quem é beneficiado, não é?


Quanto ao Vukcevic, foi a forma encontrada de nos calar. Fomos escandalosamente beneficiados num jogo sem interesse nenhum e que não nos comprometia em nada (o apuramento estava consolidado com ou sem vitória em Vila do Conde). Uma manobra mesquinha que não afasta as consequências, essas sim graves, dos eternos benefícios que vos colocam, erradamente, na liderança do campenato. Tal como na lance do Luisão que vos deu um campeonato irregular, espero que os benefícios fiquem por aqui. Já são 4 vitórias lampiãs seguidas, consequência de quatro arbitragens consecutivas manhosas.

Rectificação


Recebi esta mensagem do Vasquinho, nosso saudoso colaborador e, claro, que a transcrevo no Bola.


"João, por acaso dei uma olhada agora no blog e, mais uma vez, estavas a dizer mal do Benfica. Normal, é o teu ódio de estimação. O que te venho aqui pedir é que coloques esta fotografia no Bola e corrijas o que disseste. Inicialmente também achei que não havia falta, mas depois de ver esta foto fiquei esclarecido.


Essa conversa das arbitragens é já uma tradição (e um nojo) e a meu ver só funciona contra o Porto, cujo o presidente foi condenado (tudo provado) por tentativa de corrupção. O maior escandalo visto este ano foi na Taça da Liga (não interessa nada, não é?) e como diz o RAP " Que dizer do golo do Sporting ao Rio Ave? Talvez isto: comparado com o Vukcevic, o David Luís está em linha. Ainda sem recorrer à repetição em câmara lenta, percebe-se imediatamente que Vukcevic não só está fora-de-jogo como está noutro fuso horário, em relação àquele em que os seus colegas se encontram. Em slow motion já é possível observar que, no sítio em que Vukcevic marca o golo, o próprio clima é diferente do que se faz sentir no resto do jogo."


Abraço! Ps: É tão fora de jogo que o gajo está noutro fuso horário! Ahahahahhaha

Tuesday, January 20, 2009

A Lei de Moretto


O Benfica voltou a ganhar um jogo com o benefício claro da arbitragem. Desta vez foi Bruno Paixão a deixar escapar o cartão de sócio/simpatizante dos milhafres no último minuto de jogo contra o Beleneneses. Um frango clássico de Moretto (mais um...) que daria o empate ao Belenenses, foi transformado em falta sobre o guarda-redes. Já vi faltas maiores a serem cometidas sobre o guarda-redes a não serem validadas e a darem títulos.

Eu até sou sensível ao argumento de que Moreto deve ter uma Lei especial só para ele. De tão mau que é, qualquer jogador adversário não se deve aproximar a mais de 5 metros do keeper milhafre. Só são permitidos remates do meio campo e os penaltys contra o Benfica, deverão ser convertidos como se fossem pontapés de baliza para que Moretto tenha alguma hipótese de defesa.

E assim continuamos, com parangonas ridículas nos jornais a anunciar a quarta vitória consecutiva do Benfica...

Tuesday, January 13, 2009

Obviamente Ronaldo


Cristiano Ronaldo arrecadou, ontem, o prémio de FIFA Player of The Year 2008. O feito, que não é inédito para Portugal (Luis Figo arrecadou-o em 2001) devia fazer pensar muito os responsáveis de Porto e Benfica e alguns comentadores ilustres que por aí andam. Ontem mesmo, no decurso do programa O Dia Seguinte, Guilherme Aguiar e Fernando Seara, atribuíram o prémio à sorte, marimbando-se no talento do jovem, e culpando Ronaldo pelo falhanço da campanha euorpeia da Selecção Nacional. Em vez de aproveitarem o prémio para criticarem as direcções de Porto e Benfica pela falta de aproveitamento do trabalho feito nas camadas jovens, e reconhecerem fortemente o feito da Academia do Sporting que já "fabricou" dois FIFA Payers of The Year. Aliás, a Academia do Sporting é a única a nível mundial a produzir dois FIFA Players of The Year.


E o mais fantástico é que no ranking deste prémio, que começou a ser atribuído em 1991, Portugal está em terceiro lugar empatado com a Itália. O Brasil tem 8, França tem 3, Itália e Portugal têm 2, a Alemanha a Libéria e a Holanda têm 1 cada. Ou seja, não há dúvidas que os portugueses são, geneticamente, bons jogadores de futebol. Não vejo nenhum argentino na lista, nenhum hondurenho, nenhum grego, nenhum espanhol, nenhum paraguaio, pelo que não percebo poruqe é que Porto e Benfica entopem os seus plantéis com estes jogadores de classe duvidosa e desperdiçam o enorme talento produzido pelas suas escolas de formação.


Tenho acompanhado de perto a realidade da formação em Portugal. E já vi miúdos de 11 ou 12 anos a jogar melhor futebol do que o Bynia ou o Rabiola ou outros merdas que teimam em tirar o lugar aos jovens jogadores portugueses formados por esse país. Portugal é um país de Fado, Futebol e Vinho. Se dois dos três grandes não acreditam na formação, os clubes de dimensão menor como o Beleneneses ou Estrela da Amadora (apenas para referir dois exemplos que conheço) deviam viver exclusivamente da formação, em vez de comprarem à pazada na América do Sul.


O Sporting é o único clube europeu presente nos oitavos de final da Liga dos Campeões que alinhou no último jogo da prova (em Basileia) com 8 jogadores de início formados na sua Academia. Para além da inveja que isto deve criar nos outros clubes (e que Guilherme Aguiar e Fernando Seara não disfarçaram ontem), devia servir de reflexão para o futuro.


O que desejo é que o prémio que Ronaldo brilhantemente arrecadou ontem sirva de exemplo para o nível de formação feita em Portugal e que sirva de ponto de viragem na política de contratações de todos os clubes que disputam a Liga Sagres.

Monday, January 12, 2009

Benfica TV


Tive a alucinante experiência de assistir, por breves momentos, à transmissão do Benfica x Braga pelo canal Benfica TV. Não sei se mais alguém teve essa experiência que, no mínimo é surrealista. Isto porque, como o canal não pode transmitir o jogo, o que vemos são filmagens em directo das bancadas com um relator do jogo. Ou seja, toda a emoção do jogo, resume-se à agitação das bancadas. Ficamos assim a saber se está a acontecer um lance de perigo, se foi golo, se a equipa está a jogar mal, se houve um lance polémico, tudo pelas imagens das manifestações dos adeptos nas bancadas. A juntar a tudo isto, temos um relator do jogo, nada faccioso.E pronto. è um bocadinho melhor que ouvir uma transmissão em AM, mas não chega aos calcanhares de um jogo em FM.

A estupidez começa de início. Se alguém me conseguir explicar qual a lógica de criar um canal temático de um clube que não pode transmitir os jogos desse clube, por favor avance. Gostava de ser confrontado por essa mente brilhante. Por outro lado, não percebo a justificação da criação de um canal Benfica em Alta-Definição, que celebre e recorde as glórias do clube, quando estas são a preto-e-branco e com muito pouca definição. É como continuar a ver filmes em VHS é esquecer que estamos na era do Blu-Ray. O masoquismo serve para tudo.

O Amigo Baptista


Do Alentejo sopraram ventos de bonança para os milhafres. Um calor alentejano em época de gelo e neve para alegrar as bancadas da Luz e desvirtuar o campeonato. Paulo Baptista foi tão escandaloso na arbitragem do jogo do Benfica contra o Braga, validando o único golo lampião em claro fora de jogo e perdoando dois penaltys ao Braga, que vai ficar na história desta edição da Liga Sagres. Pelo menos, fica na história do pasquim lampião. Até a Bola conseguiu escrever que este líder tem linhas tortas. Fantástico e nunca visto, tal o índice de roubalheira.

Para variar, o Sporting foi o único clube que esta jornada teve um comportamento meritório, despachando o Marítimo por 2-0 e, aparte roubalheiras, o líder incontestado deste campeonato, embora repartindo pontos com os ladrões dos milhafres. O Porto, empatando em casa com o Trofense, ainda teve um árbitro que transformou 5 minutos de descontos em 7 para ver se havia outro milagre com o da Choupana. O que é um facto é que, nos últimos três jogos, o Porto empatou três nos 90 minutos, sendo dois deles em casa, só conseguindo despachar o Nacional nos descontos depois de ter aliciado o jogador do Nacional a meter mão à bola dentro da área.

E assim vai a Liga Sagres...que embora não tenha álcool, revela índices de bebedeira em alguns árbitros que justificam, pelo menos, prisão preventiva.

Friday, January 9, 2009

Estranha Peregrinação


Fui ontem convidado para a mais estranha das peregrinações. Para festejar a vitória lampiã em Guimarães, propuseram-me uma visita à Parvónia, para um almoço mesmo ao lado do MediaMarkt. Como eu é que não sou parvo, claro que recusei. Só estranhei a presença da Mãe de Vinho nessa peregrinação. Ventos de mudança? Só coloquei a hipótese de ir se o Olegário estivesse presente (podia ser que aproveitasse a visita para receber o cheque careca e almoçasse por lá). Mas também parece que mesmo ele não é assim tão parvo...

Critérios...


Soares Franco anuncia em Grande Entrevista à RTP que não se vai recandidatar à liderança lagarta. O Presidente do clube português melhor classificado no mais recente Ranking IFFHS, num honroso 18º lugar é, contudo, ultrapassado na capa da Bola por uma entrevista de fundo com Luisão, jogador dos milhafres, clube que, no mesmo ranking, ocupa a posição 133, ao lado de colossos como o Kaunas da Lituânia e o Memelodi Sundows da África do Sul.

Se ainda não desconfiamos porque isto acontece, basta ver as semelhanças entre a actual crise económica mundial e o Benfica. Ambas são empoladas pelos meios de comunicação social. Se não existissem, provavelmente nem daríamos pela crise, assim como pelo Benfica. Á mínima lá vem a crise, como à mínima lá vem o Benfica. E sempre em grande. O problema é que, com mais ou menos mazelas, lá haveremos de sair da crise. Quanto ao Benfica, parece-me que ainda vamos ter que apanhar com eles durante mais algum tempo. A não que que surja uma nova fornada de jornalistas, mais novos, e com menos lembranças da TV a preto-e-branco a que temos de recorrer para rasgos de glória dos milhafres. Que lamentáveis...

Thursday, January 8, 2009

Ranking IFFHS continua a glorificar o Sporting

O Manchester United terminou o ano de 2008 como vencedor destacado do ranking de clubes da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol). A equipa de Cristiano Ronaldo e Nani, que juntou a vitória no Mundial de Clubes à Liga dos Canmpeões, além do título da Premier League, superou em mais de 20 pontos o Bayern de Munique, segundo classificado numa lista que conheceu alterações substanciais no mês de Dezembro: o líder anterior, o Barcelona, caiu para o quarto lugar, com o Liverpool a descer também para a terceira posição.
No que se refere a portugueses, o Sporting continua a ser o clube em melhor posição, terminando o ano no 18º lugar, atrás do Dínamo Kiev e à frente do At. Madrid. O F.C. Porto subiu 19 posições, passando de 50º para 31º, em igualdade com o Bordéus e o River Plate. Segue-se o Sp. Braga que desceu 15 lugares, estando agora em 82º, à frente do Universidad San Martín de Porres, do Peru. O Benfica é o clube português que entra nos 350 primeiros, ocupando a 133ª posição, em igualdade com o Kaunas (Lituânia) e apenas a meio ponto do Mamelodi Sundowns, da África do Sul.
Ranking de 2008 da IFFHS (Dezembro) 1- Manchester United (Inglaterra), 292 2- Bayern Munique (Alemanha), 272 3- Liverpool (Inglaterra), 267 4- Barcelona (Espanha), 266 5- Boca Juniors (Argentina), 262 6- Chelsea (Inglaterra), 253 7- Roma (Itália), 240 8- Estudiantes (Argentina), 230 8- Fiorentina (Itália), 230 10- São Paulo (Brasil), 223 (...) 18- Sporting 31- F.C. Porto 82- Sp. Braga 133- Benfica

Olegário Manuel Bártolo Faustino Benquerença


Este jovem árbitro, nascido em Leiria a 18 de Outubro de 1969, revela um apuro de forma e atinge os píncaros na dobragem de 2008 para 2009. Primeiro, consegue expulsar em apenas um minuto, o jovem Daniel Carriço, amarelando-o consecutivamente, numa raiva desmesurada pelo facto do Sporting controlar o jogo no Bonfim, que culminou com uma calma vitória dos leões por 2-0. Isto, claro, depois de perdoar todo o tipo de faltas e atrocidades do jogadores do Setúbal. O Olegário BemQueria que o Sporting perdesse, mas não conseguiu. Temos pena.

Quatro dias volvidos, e eis que apita os lampiões em Guimarães e consegue perdoar duas grandes penalidades claríssimas a favor do Guimarães, levando ao rubro o Estádio D. Afonso Henriques.

Eu já sabia que o Olegário tinha um triste histórico com o FC Porto, não sabia é que também abichanava para os lados da Luz. Que traste...

Ninguém investiga?

O jogador do Nacional que meteu mão à bola no período de descontos do jogo contra o Porto, e que originou a grande penalidade que ditou a vitória dos tripeiros na Choupana, não devia ser alvo de investigação? Mas alguém compreende um acto tão estúpido no final do jogo? Não fosse o Nacional gerido pelo abestalhado Rui Alves, capacho do Pinto da Costa, e eu até podia supor que tinha sido apenas uma paragem cerebral do jogador do Nacional. Mas este dado faz-me levantar algumas suspeitas de que estamos perante um caso sério de favorecimento descarado. E assim viramos o ano novo, com tudo na mesma.
Felizmente que os vários processos que envolvem práticas de corrupção desportiva activa do FC Porto e do seu presidente foram concluídos com as consequências desportivas que todos sabemos. É uma sorte vivermos num país onde ainda podemos acreditar nos nossos tribunais. Fico mais descansado ao saber que disputamos uma liga justa, honesta, com igualdade de oportunidades para todos. Em suma...ano novo, práticas velhas.

2º Aniversário do Bola


Pois é...e eis que chegámos ao segundo aniversário do Bola na Mesa. Um grande abraço a todos os que têm mantido este espaço vivo, aos que nos visitam (não se sabe bem porquê) e, principalmente, a todos os que, juntamente comigo, ainda têm paciência para ler os textos do Subutteo.