Tuesday, January 13, 2009

Obviamente Ronaldo


Cristiano Ronaldo arrecadou, ontem, o prémio de FIFA Player of The Year 2008. O feito, que não é inédito para Portugal (Luis Figo arrecadou-o em 2001) devia fazer pensar muito os responsáveis de Porto e Benfica e alguns comentadores ilustres que por aí andam. Ontem mesmo, no decurso do programa O Dia Seguinte, Guilherme Aguiar e Fernando Seara, atribuíram o prémio à sorte, marimbando-se no talento do jovem, e culpando Ronaldo pelo falhanço da campanha euorpeia da Selecção Nacional. Em vez de aproveitarem o prémio para criticarem as direcções de Porto e Benfica pela falta de aproveitamento do trabalho feito nas camadas jovens, e reconhecerem fortemente o feito da Academia do Sporting que já "fabricou" dois FIFA Payers of The Year. Aliás, a Academia do Sporting é a única a nível mundial a produzir dois FIFA Players of The Year.


E o mais fantástico é que no ranking deste prémio, que começou a ser atribuído em 1991, Portugal está em terceiro lugar empatado com a Itália. O Brasil tem 8, França tem 3, Itália e Portugal têm 2, a Alemanha a Libéria e a Holanda têm 1 cada. Ou seja, não há dúvidas que os portugueses são, geneticamente, bons jogadores de futebol. Não vejo nenhum argentino na lista, nenhum hondurenho, nenhum grego, nenhum espanhol, nenhum paraguaio, pelo que não percebo poruqe é que Porto e Benfica entopem os seus plantéis com estes jogadores de classe duvidosa e desperdiçam o enorme talento produzido pelas suas escolas de formação.


Tenho acompanhado de perto a realidade da formação em Portugal. E já vi miúdos de 11 ou 12 anos a jogar melhor futebol do que o Bynia ou o Rabiola ou outros merdas que teimam em tirar o lugar aos jovens jogadores portugueses formados por esse país. Portugal é um país de Fado, Futebol e Vinho. Se dois dos três grandes não acreditam na formação, os clubes de dimensão menor como o Beleneneses ou Estrela da Amadora (apenas para referir dois exemplos que conheço) deviam viver exclusivamente da formação, em vez de comprarem à pazada na América do Sul.


O Sporting é o único clube europeu presente nos oitavos de final da Liga dos Campeões que alinhou no último jogo da prova (em Basileia) com 8 jogadores de início formados na sua Academia. Para além da inveja que isto deve criar nos outros clubes (e que Guilherme Aguiar e Fernando Seara não disfarçaram ontem), devia servir de reflexão para o futuro.


O que desejo é que o prémio que Ronaldo brilhantemente arrecadou ontem sirva de exemplo para o nível de formação feita em Portugal e que sirva de ponto de viragem na política de contratações de todos os clubes que disputam a Liga Sagres.

No comments: