Tuesday, December 23, 2008

Cosme "Houdini" Machado


Este brilhante mágico do apito, de seu nome Cosme Machado, conseguiu fazer desaparecer, perante mais de 20.000 pessoas, dois golos limpos ao Sporting. Proeza de magia assinalável, já que ninguém percebe como é que os dois golos desapareceram do placard e não foram contabilizados na ficha do jogo. Cosme "Houdini" Machado, mestre na arte de fazer desaparecer coisas, podia fazer desaparecer-se a si mesmo do quadro de árbitros. Será que este ano não consigo arranjar nenhum árbitro de jeito que não prejudique deliberadamente o Sporting?

Esta jornada deu para tudo. Duarte Gomes conseguiu não ver dois penaltys cometidos pelos defesas do Porto sobre avançados do Marítimo. E só Pedro Henriques teve a coragem que falta aos juízes do processo Apito Dourado, de invalidar um golo ao Benfica, já nos descontos do jogo com o Nacional.

Só pode ser por estarmos em época natalícia que o Circo continua montado em grande estilo. Que 2009 traga um pouco mais de bom senso a esta gente que teima em desvirtuar a Liga Sagres.

Friday, December 19, 2008

A Saga Continua


Mais um brilhante exemplar do pasquim dos milhafres. Agora o Quique está furioso. Cuidem-se lampiões que agora vai doer. O mal é o apelido ser Flores. Como será uma flor furiosa num clube com papoilas saltitantes? O Benfica ficou em último lugar no seu miserável Grupo da Taça Uefa. O melhor que conseguiu foi um empate, tendo perdido todos os outros jogos. Foi humilhado fora de casa e em casa. O Metalist, último adversário do rol de grandes equipas com as quais o Benfico mediu forças, também saíu vencedor do Balde da Luz. E tudo o que a Bola tem a dizer é que Quique está furioso. Esta campanha de moralização do jovem treinador que tem à sua disposição um plantel 100 vezes mais poderoso do que o do Metalist, já começa a meter nojo. Por muito menos já tentaram crucificar o Paulo Bento...

Thursday, December 18, 2008

O burro continua a ser ele...


Apesar de ter o melhor plantel de sempre de um clube profissional, Scolari queixou-se, nos últimos tempos, que lhe falta um elemento criativo na equipa. Pois é. O poderoso Chelsea começa a mostrar debilidades, nomeadamente no seu recinto, e o pseudotécnico começa, desde já, a afastar responsabilidades. Numa equipa onde militam Deco, Lampard, Joe Cole e Ballack queixa-se da falta de criatividade. Enfim, talvez a criatividade a que se esteja a referir seja a do tipo cómico. Para isso podia ir buscar Ricardo ao banco do Bétis este Natal. Ou então poderia resgatar Moutinho ao Sporting e vê-lo rebolar na relva de Stamford Bridge. Ou até poderia ir buscar Quim (agora votado ao ostracismo) para trabalhar na cozinha do clube a fazer receitas de frango.

Poderia tentar chegar a acordo com o Inter de Milão e adquirir o cigano. Sempre teria alguém supertatuado no plantel. Mais criatividade do que isto era impossível...

Enfim, como este pseudotécnico de futebol nunca me enganou, não me surpreende, agora, que esteja a afundar os blues. O chelsea já perde em casa, apurou-se em 2º na champions league e não consegue chegar à liderança da liga inglesa. De facto, o Chelsea tem um grande criativo. Só que esse chama-se Scolari...

Senhor Presidente Joaquim Moreira Raposo




Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal da Amadora, não acha que está na altura de ajudar o Estrela da Amadora?


Ou você e os seus amigos construtores civis já têm um plano todo feitinho para comerem todos com o que lá for feito?


É que caso ainda não tenha pensado a importância da existência do Estrela da Amadora, o Bola na Mesa vai ajudá-lo a perceber porque é que um clube como o Estrela não deve ter os seus jogadores a atravessar esta situação de crise.


Este clube tem uma das melhores escolas de futebol do país, e já reparou que estes jogadores quando estão a jogar futebol não estão a fazer outras coisas que podem ser mais prejudiciais para as suas vidas futuras. É claro que o futebol sénior é o que tem mais no futebol, mas está na altura de ajudar o clube e promover a cidade pelo país fora. Fique descansado que virá o tempo de ir fumar charutos para a tribuna presidencial com os seus amigos empreiteiros e as putas brasileiras.


O Governo ajuda Bancos e fábricas, as câmaras devem ajudar os seus clubes.


Veja o exemplo do Clube Desportivo de Fátima, para além da Câmra Municipal de Ourém ajudar até a igreja contribui.


O Rui Costa até já veio a público mostrar-se solidário com os colegas de profissão. Senhor Presidente sabe qual é naturalidade do Rui Costa, não sabe?


Senhor Presidente espero que para o ano não tenha o descaramento de ir fazer campanha eleitoral junto dos adeptos do Estrela da Amadora.


Wednesday, December 17, 2008

Humor Negro !?


Já não sei se o histerismo notório da comunicação social lisboeta é verdadeiro ou se tudo não passa de um grande exercício de comédia subversiva.

Suazo pensa no título. Que remédio tem ele...

Monday, December 15, 2008

A estupidificação...


Alguém poderá, de uma vez por todas, explicar ao Rui Santos, ao Filipe Vieira e ao Cartaxana que a Olivedesportos e, nomeadamente o seu presidente, não apontaram (ao que saiba) uma pistola à cabeça dos dirigentes do Benfica para assinarem a venda dos direitos televisivos !?

É que esta vitimização dos abutres já mete nojo. A lenga lenga do maior clube do mundo e da melhor marca em Portugal já não cola. Se se sentem prejudicados pelos contratos celebrados, azar. Ou rasguem os contratos como o outro e arquem com as consequências. Agora já chega de culpar o Pinto da Costa e o Joaquim Oliveira sempre que se vêem afastados das competições.


P.S. Relacionado com o tema acima abordado, veio-me à ideia a inauguração do novo Canal Benfica. Ao contrário do que alguns idiotas dizem, este canal não é inovador. Eu, que já vejo televisão há muitos anos, sei que existem pelo menos outros 4 canais pertencentes à instituição dos abutres : RTP, SIC, TVI e SPORTV...

Tuesday, December 9, 2008

Bidão de ouro !




Parabéns Quaresma !




Aqui está um prémio que te assenta às mil maravilhas.


Quiseste saír do Porto para um "grande" da Europa. Aqui está o teu desejo concretizado. Votado o "pior" jogador da Serie A deves, agora, estar mais do que satisfeito com este salto na tua carreira. Pois é. Nem Mourinho te conseguiu segurar. Querias trivelas e fintinhas no famoso campeonato italiano !? Com defesas duras e agressivas que caracterizam o "cattenaccio" !?


Aqui está mais uma confirmação de que a "escolinha" leonina é muito boa a nível técnico mas das mais fraquinhas a nível mental. Todos os lagartinhos vedetas que saiem de Alvalade sonham em ser os melhores do mundo. Mas para isso não basta ser bom. Tem de se ter sentido de responsabilidade e de trabalhar, todos os dias, para ser ainda melhor. No FC Porto tiveste a sorte, assim como Ronaldo no Manchester, por exemplo, de ter uma estrutura directiva que sabe como tratar jovenzinhos como tu, que se pensam o centro do universo.


De facto, cada vez que vejo clubes a vergarem-se ao peso e insolência de alguns jogadores fico mais convencido de que no meu FC Porto trabalha-se como deve ser.


Os jogadores passam e os clubes ficam. Porventura daqui a uns anos ninguém se lembrará de Ricardo Quaresma. Com pena minha, apesar de tudo. É que eu, malgrado isto, continuo a pensar que Quaresma teria potencial para ser, de facto, um dos melhores do mundo e que o futebol também vive da habilidade dos grandes jogadores.


Graças à imprensa, às palmadinha nas costas, aos interessados e interesseiros, começam a surgir os brincos, as tatuagens, os penteados excêntricos, as declarações infelizes e as vontades egoístas. Por isto é que em Itália (que os italianos nisto da bola não são nada burros) criaram este prémio. É que eles, ao longo das últimas décadas, viram chegar ídolos com pés de barro que, com egoísmo, arrogância (e também algumas tatuagens, brincos e penteados paneleiros) e falta de trabalho colectivo deitaram todas as suas aspirações por terra e voltaram às origens com o rabo entre as pernas...


Só peço uma coisa. Jogadores destes no FC Porto não...

Um Arrasador Pretensiosismo


Esta capa da Crónica Ilustrada do Benfica, vulgo A Bola, é pretensiosa e ridicula. Só não percebo porque é que o Nuno Gomes tem um patrocinador diferente na camisola. Será que recorreram a uma foto de arquivo porque não estavam à espera que o Nulo Gomes marcasse dois tentos depois de entrar e os fotógrafos da Bola ficaram sem rolo de tanta foto que tiraram ao Suazo? Tanta preocupação com as parangonas e tão pouca atenção aos detalhes já é um apanágio do clube das águias. O que é preciso é embandeirar em arco e o resto logo se vê. Como pude constatar pelo discurso de hoje dos meus amigos lampiões, a euforia é tanta, que acho que, mesmo sem participarem, vão ganhar a Liga dos Campeões deste ano, e a capa do PES2010 terá esta foto da edição de hoje da Bola. No mínimo...alguém disse aos lampiões que Artur Soares Dias poupou as expulsões de Luisão e David Luiz? E que se calhar, se não fossem transportados (não é levados) ao colo não tinham marcado 6 golos? Pois...

Monday, December 8, 2008

Mais do mesmo...

E aí está ! O "glorioso" em primeiro lugar ! A capa do Rascord vangloria a equipa dos milhafres dizendo que lidera. !? Não me digam que é normal liderarem o campeonato. Não percebo. Uma equipa que já não liderava a liga há não sei quantos anos é destacada pelo pasquim badalhoco como estando, finalmente, no lugar a que pertence. Nem que para isso tenha de ser à condição do Leixões ter um jogo a menos.
Enfim. Mais do mesmo da imprensa badalhoca lisboeta...

Friday, December 5, 2008

Parabéns Cristiano Ronaldo


Não podia deixar de dar os parabéns a este talentoso jovem formado em Alvalade. Depois de Luis Figo, Cristiano Ronaldo conquista a Bola de Ouro. A prova de que a melhor escola de formação do mundo continua bem viva e a espalhar talentos por esse mundo fora, vingando em clubes de topo como Manchester United, Real Madrid, Barcelona, Inter de Milão. E o que junta Figo e Ronaldo? A mesma camisola verde e branca em toda a formação e inicio de vida adulta. Ambos saíram pela porta grande de Alvalade para colossos europeus e ambos não voltaram com o rabo entre as pernas depois de terem falhado as suas experiências internacionais, para serem símbolos de clubecos menores.

Compreendo que para os adeptos do Porto e do Benfica, seja dificil conviver com esta realidade da formação leonina. Muitos dizem que Messi é que deveria ganhar, que é muito melhor que o Ronaldo, que o miúdo não é nada de excepcional, etc. Triste. Muito triste não saber aceitar o valor do miúdo e o que este prémio representa para Portugal.

Acima de tudo, prova que Portugal tem dos melhores joadores do Mundo (Figo e Ronaldo já foram eleitos como tal), pelo que não se percebe porque é que Porto e Benfica continuam a apostar em jogadores de outros países para os seus plantéis em detrimento dos miúdos formados nas suas escolas. O compadrio dos agentes, que não acaba e continua a encher os bolsos dos presidentes dos dois clubes, com o aval das respectivas massas associativas, é deprimente.

Parabéns Cristiano. Por seres o melhor do Mundo, e por aquele gesto tão bonito para as bancadas do Estádio da Luz quando foste substituído naquele célebre jogo ao serviço do Manchester. Nunca esquecerei...

Dever Cumrpido


O Bola na Mesa felicita o Sporting de Braga e toda a sua massa associativa pela passagem aos 16 avos de final da Taça Uefa.
Deixamos ainda uma palavra especial ao Mister Jorge Jesus com quem já tivémos a oportunidade de comer umas bifanas e beber umas cervejas numa roulotte junto ao Estádio de Alvalade, por ocasião da Taça de Liga do ano passado.

Thursday, December 4, 2008

Para que não restem dúvidas. (in Diário Digital)

Ranking IFFHS: Sporting ainda o melhor portuguêsO Sporting continua sendo o emblema português melhor classificado no ranking mundial de clubes elaborado pela Federação Internacional de História e Estatística (IFFHS), surgindo no 19.º lugar de uma classificação liderada pelo Barcelona.

Quanto aos restantes clubes nacionais, o FC Porto ocupa o 50.º posto num ranking que leva em linha de conta os resultados obtidos nos últimos 12 meses, logo seguido do Sp. Braga, 67.º.
Já o Benfica, está fora do top ten, no 120.º lugar.
Ranking IFFHS (actualização de Dezembro):
1 (1) Barcelona (Espanha)
2 (3) Manchester United (Inglaterra)
2 (1)) Liverpool (Inglaterra)
4 (6) Bayern (Alemanha)
5 (5) Boca Juniors (Argentina)
6 (4) Chelsea (Inglaterra)
7 (9) Lyon (França)
8 (10) Arsenal (Inglaterra)
9 (11) Roma (Itália)
10 (14) Estudiantes (Argentina)
(...)
19 (22) Sporting (Portugal)
50 (53) F.C. Porto (Portugal)
67 (59) Sp. Braga (Portugal)
120 (96) Benfica (Portugal).

Wednesday, December 3, 2008

Primus inter pares

Pois é. Lembrei-me de vos mostrar porque uns se queixam mais do que outros no que refere às arbitragens deste país. Com a devida colaboração dos media nojentos da capital, obviamente.
Aqui ficam estes videozinhos para reflexão das turbas mouriscas que se autoproclamam vítimas do "obscuro" sistema...

http://www.youtube.com/watch?v=nDaS8Aw3r08

http://www.youtube.com/watch?v=LtSiUP41ipM&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=VXGte8AGWqU


P.S. Agora vejam a repercursão nos media que tiveram estes lances...e reflictam onde está, verdadeiramente, o "sistema"...

Manifesto por um Bola na Mesa mais justo

Confesso que nada me deixa mais triste do que esta ausência injustificada dos meus companheiros de blog benfiquistas. Por muito que me custe, este espaço transformou-se numa guerra Sporting/Porto, com total ausência da visão deturpada e cega de um benfiquista. Na altura da constituição do Bola, procurámos construir um blog que fosse o espelho dos três grandes do futebol português. E o Benfica até é o clube com mais representantes (Pimentinha, Vasco e BubaCar). Mas como nada sabemos deles, acho que chegou a altura de tomar medidas mais drásticas (até porque já estou sem argumentos para as eternas idiotices do Subutteo). Chegámos a abrir o espaço a um pasteleiro de Belém, que raramente nos visita, mas que não deixa de dar o seu contributo.

Pelo que, acho que chegou a altura de abrir o Bola a novos contribuidores lampiões. Esta pode ser a tua oportunidade de ouro. Se és perfeitamente anormal ao ponto de teres adquirido um Kit de Sócio do Benfica nas bombas da Repsol, se o teu ideal de vida é ficar de boca aberta a olhar para o vôo bizarro de uma ave de rapina antes do inicio de cada jogo, se a Operação Coração marcou a tua adolescência, se vais à Costa da Caparica confraternizar com o Barbas, se sabes de cor quantos jogadores internacionais e de quantas nacionalidades passaram pelo Benfica nos últimos 10 anos, se ainda acreditas que o Mantorras vale 18 milhões, então podes ser o comentador que precisamos para este espaço. Envia o teu CV para bolanamesa@hotmail.com

Prometemos analisar todas as candidaturas e anunciar o vencedor durante o mês de Dezembro. Não percas esta oportunidade.
Nota: Não aceitamos candidaturas de sócios do Benfica com as quotas em dia (sabemos que são poucos, mas revelam índices de bestialidade acima da média).

Tuesday, December 2, 2008

O Natal está à porta...


E o guarda-redes Quim continua a encomendar mais umas aves. Em menos de um mês, o titular das balizas de Benfica e Selecção já encaixou mais de uma mão cheia de perús e parece que vai uma azáfama lá por casa na preparação da ceia natalícia...

Benefício da Dúvida


No benefício da dúvida, Izmailov não sofreu falta dentro da área no primeiro minuto de jogo contra o Guimarães, nem a bol entrou na baliza a remate de Postiga. No benefício da dúvida, Duarte Gomes validou o golo de Ronny com a mão que deu um título ao Porto há dois anos. No benefício da dúvida, Benfica e Porto são muito mais beneficiados, e por muito que refilem, os seus adeptos nunca se viram obrigados a decretar luto nacional pela arbitragem, nem tiveram penaltys assinalados fora da área, nem árbitros a decarar que estavam com azia a seguir a um célebre jogo em Chaves, nem perderam campeonatos com golos com a mão. Por muito que tentem atirar areia para os olhos com supostos benefícios ao Sporting, o que é um facto é que, no benefício da dúvida, é inegável que poucas duvidas os árbitros têm em prejudicar o Sporting.

Por isso mesmo, não tenho dúvidas em apoiar Paulo Bento nesta cruzada contra este sistema que teima em prejudicar sistematicamente o Sporting. Estou na disposição de criar um fundo virtual online para cobrir as multas da associação de arbitragem da Liga para que Paulo Bento não se cale, nem se deixe intimidar por esta intragável campanha. Duarte Gomes, Pedro Proença, Artur Soares Dias e Bruno Paixão já provaram, e só nesta época, o que os move.

Monday, December 1, 2008

Pasquins lisboetas...


Depois de na edição de ontem vir escarrapachado "levanta-te e ganha" ligado à imagem de Liedson num claro despudor pseudojornalístico, o jornal rascord de hoje volta à carga com a notícia de que o Real Madrid está no encalce do jovem prodígio argentino Di Maria.

Ora quer-me parecer que, de facto, já não existe a mínima das vergonhas na comunicação social lisboeta. Chamar prodígio a Di Maria, que nem titular do "glorioso que leva aos cinco" é, parece-me, no mínimo, um pouco exagerado.

Enfim, nada que me surpreenda. Eu já me habituei, há anos, a não levar a sério a corja jornalística lisboeta. São uns rascas sem vergonha...