Friday, December 5, 2008

Parabéns Cristiano Ronaldo


Não podia deixar de dar os parabéns a este talentoso jovem formado em Alvalade. Depois de Luis Figo, Cristiano Ronaldo conquista a Bola de Ouro. A prova de que a melhor escola de formação do mundo continua bem viva e a espalhar talentos por esse mundo fora, vingando em clubes de topo como Manchester United, Real Madrid, Barcelona, Inter de Milão. E o que junta Figo e Ronaldo? A mesma camisola verde e branca em toda a formação e inicio de vida adulta. Ambos saíram pela porta grande de Alvalade para colossos europeus e ambos não voltaram com o rabo entre as pernas depois de terem falhado as suas experiências internacionais, para serem símbolos de clubecos menores.

Compreendo que para os adeptos do Porto e do Benfica, seja dificil conviver com esta realidade da formação leonina. Muitos dizem que Messi é que deveria ganhar, que é muito melhor que o Ronaldo, que o miúdo não é nada de excepcional, etc. Triste. Muito triste não saber aceitar o valor do miúdo e o que este prémio representa para Portugal.

Acima de tudo, prova que Portugal tem dos melhores joadores do Mundo (Figo e Ronaldo já foram eleitos como tal), pelo que não se percebe porque é que Porto e Benfica continuam a apostar em jogadores de outros países para os seus plantéis em detrimento dos miúdos formados nas suas escolas. O compadrio dos agentes, que não acaba e continua a encher os bolsos dos presidentes dos dois clubes, com o aval das respectivas massas associativas, é deprimente.

Parabéns Cristiano. Por seres o melhor do Mundo, e por aquele gesto tão bonito para as bancadas do Estádio da Luz quando foste substituído naquele célebre jogo ao serviço do Manchester. Nunca esquecerei...

2 comments:

subbuteo said...

Caro João e Ronaldo,

Eu sei que, neste país, costuma-se premiar, condecorar e valorizar quase tudo aquilo que é supérfluo e populista !
A imprensa badalhoca lisboeta muito contribui para isto com as suas loas vâs principalmente no que toca aos dois gémeos de Lisboa e a tudo que faça frente ao FC Porto e à cidade do Porto.
A campanha pró-Scolari e a idiotice patrioteira das bandeirinhas nas janelas, as constantes mitificações dos jogadores do Benfica e a "falsa" superioridade moral do Sporting são disso exemplo e a sobrevalorização de Ronaldo também.
Não digo que Cristiano não devesse receber o prémio. Ele foi, sem dúvida, o melhor jogador do mundo do ano passado. Agora, graças a esta imundície lisboeta, Ronaldo é o melhor jogador do mundo mas, ao mesmo tempo, o mais mimado e birrento. E por causa disto também continuará, certamente, a ser um empecilho às aspirações da selecção nacional.
Não basta ser bom dentro de campo. Nisso, concordo que a academia do Sporting é, na verdade, competente. Mas, para além de bons jogadores, têm de ser exemplos de trabalho, rigor e competência. E nisto, meus amigos, o FC Porto ultrapassa, por larga margem, toda a concorrência...

JoaofmSCP said...

Incrivel como consegues denegrir um prémio atribuído por um jornal de referência francês e, com isso, atacar a imprensa lisboeta. De tão ridiculo, nem merecia comentário. Essa espuma que te sai da boca, essa raiva incontrolável, já merecia tratamento psiquiátrico. Começo a temer por ti...