Tuesday, March 27, 2007

Triste....

Quando um clube de fraca dimensão futebolística, sem nenhum passado relevante e sem um futuro muito radiante, bem pelo contrário, contenta-se com as vitórias alheias (caso da Selecção e do Manchester United). Assim tem de arranjar algum tipo de argumento para poder justificar a sua identidade…o que é deveras triste. Mas enfim, cada um sabe de si.

No entanto, é penoso ouvir patacoadas sem qualquer relevância, nem qualquer tipo de interesse para aquilo que interessa a um clube de futebol, ou seja, vitórias, campeonatos, palmarés, troféus, etc. Ultimamente tem-se assistido a esse apregoar da capacidade de formação de grandes jogadores. Ninguém nega que isso seja importante, mas só seria realmente importante se o clube tivesse dimensão, capacidade de gestão e liderança para os manter, faze-los render vitórias e depois vende,r a números pouco usuais para o nosso (triste) campeonato, esses (ben)ditos jogadores. No entanto, não é isso que acontece.

Em relação ao Quaresma e ao Simão no Barcelona, os vossos argumentos são de uma falácia atroz quando dizem que eles não brilharam e apenas o fazem em clubes de menor dimensão. No caso do Simão não falo porque não tenho dados, mas no caso do Quaresma, ele foi vendido extremamente novo (julgo que 17 anos) e numa altura em que o Barcelona andava numa crise terrível. Essa é a razão por ele não ter vingado. Se quiseres podes olhar para o caso do Deco, que embora não seja um jogador com uma formação integral no FCP, têm de reconhecer que grande parte dela foi graças ao Último Campeão Europeu português. Não tenho de relembrar o papel do Deco no Barcelona, pois não? E relembrar o palmarés do FCP, também não, pois não?

Devo ainda relembrar argumentos toscos, como o facto de os 5 violinos terem existido/jogado antes de haver taça dos campeões europeus, para justificar o facto de não serem campeões europeus vezes sem conta, num número, quiçá, nunca alcançado por outro clube europeu. Este argumento já foi devidamente gozado por mim numa outra posta neste blog. Pá, deixem de ser miseráveis. Admitam que são pequenos. Admitam que a formação é boa, é útil, mas não se ponham de bicos de pés para tentar chegar onde nunca conseguiram chegar. Se forem mais humildes, se se deixarem de caganças do género: o clube da nobreza em Portugal e merdas do género, são capazes de algum dia chegarem a algum lado. Até lá, vão perdendo taças UEFA em casa…


Vasco, estás imparável!

1 comment:

xistosa, josé torres said...

É necessário atropelar as leis e continuar impune. Por enquanto !!!!