Tuesday, July 29, 2008

Judas Moutinho


Estive a ler alguma imprensa para tentar perceber o que se passa na cabeça do João Moutinho e desta sua pressa em sair de Alvalade para um clube medíocre inglês. O Sporting tem por hábito vender as suas pérolas a gigantes europeus e não a clubes de merda como o Everton.É claro que alguns são vendidos a clubes como o Huelva e depois apresentendos em glória noutros clubecos, mas isso agora não vem ao caso. Nem tem por hábito ceder símbolos a custo zero a clubes alemães.

Voltando a Moutinho, pelo que compreendi, este alega problemas pessoais relacionados com investimentos pouco rentáeis no Algarve e ao deterior da sua relação com o pai. O desespero financeiro de Moutinho fez com que exigisse uma contrapartida financeira de 10% ao Sporting sobre o valor da proposta do Everton de 15 milhões, conforme estipula o contrato que tem com a SAD Sportinguista. Ora estes 1.5 milhões de euros, tábua de salvação do jovem jogador, fazem com que não olhe a meios para largar tudo e fugir para um clubeco menor em Inglaterra.

Não pondo em causa a justeza ou não das pretensões de Moutinho, convém dizer que se não fosse o Sporting e a sua continuada política de apoiar a formação, João Moutinho não estaria nesta enrascada porque nunca teria saído do anonimato e hoje se calhar leria a história de outro João Moutinho qualquer nas páginas de um jornal, sentado calmamente numa esplanada a beber um café. O que João Moutinho não percebe é que está a trair o seu clube de formação, o que o lançou e o que lhe deu asas para sonhar em investimentos no Algarve. E Moutinho sabe perfeitamente que 15 milhões de euros não é uma oferta razoável para o seu valor e para o que o Sporting investiu nele. Tenho a certeza que o Sporting o deixaria sair pelos 30 milhõs da cláusula de rescisão. E se Moutinho está tão aflito, então devia no resguardo da SAD, esperar pelo avançar das negociações com o Everton ou outro clube qualquer e não por-se armado em parvo a declarar publicamente que quer sair como se estivesse em Auschwitz.

Tenho pena pelo jovem e, acima de tudo, pelos maus conselhos que recebe de um empresário com um nome manhoso.

1 comment:

P e B said...

"Alguém" lhe chamou jogador à Porto... e ele está a querer dar-lhe razão!!!