
Estive a ler alguma imprensa para tentar perceber o que se passa na cabeça do João Moutinho e desta sua pressa em sair de Alvalade para um clube medíocre inglês. O Sporting tem por hábito vender as suas pérolas a gigantes europeus e não a clubes de merda como o Everton.É claro que alguns são vendidos a clubes como o Huelva e depois apresentendos em glória noutros clubecos, mas isso agora não vem ao caso. Nem tem por hábito ceder símbolos a custo zero a clubes alemães.
Voltando a Moutinho, pelo que compreendi, este alega problemas pessoais relacionados com investimentos pouco rentáeis no Algarve e ao deterior da sua relação com o pai. O desespero financeiro de Moutinho fez com que exigisse uma contrapartida financeira de 10% ao Sporting sobre o valor da proposta do Everton de 15 milhões, conforme estipula o contrato que tem com a SAD Sportinguista. Ora estes 1.5 milhões de euros, tábua de salvação do jovem jogador, fazem com que não olhe a meios para largar tudo e fugir para um clubeco menor em Inglaterra.
Não pondo em causa a justeza ou não das pretensões de Moutinho, convém dizer que se não fosse o Sporting e a sua continuada política de apoiar a formação, João Moutinho não estaria nesta enrascada porque nunca teria saído do anonimato e hoje se calhar leria a história de outro João Moutinho qualquer nas páginas de um jornal, sentado calmamente numa esplanada a beber um café. O que João Moutinho não percebe é que está a trair o seu clube de formação, o que o lançou e o que lhe deu asas para sonhar em investimentos no Algarve. E Moutinho sabe perfeitamente que 15 milhões de euros não é uma oferta razoável para o seu valor e para o que o Sporting investiu nele. Tenho a certeza que o Sporting o deixaria sair pelos 30 milhõs da cláusula de rescisão. E se Moutinho está tão aflito, então devia no resguardo da SAD, esperar pelo avançar das negociações com o Everton ou outro clube qualquer e não por-se armado em parvo a declarar publicamente que quer sair como se estivesse em Auschwitz.
Tenho pena pelo jovem e, acima de tudo, pelos maus conselhos que recebe de um empresário com um nome manhoso.
"Alguém" lhe chamou jogador à Porto... e ele está a querer dar-lhe razão!!!
ReplyDelete