Tuesday, March 24, 2009

Arcanjo Gabriel


Eu tinha dado por encerrado o tema da Final da Taça da Liga, a não ser que houvesse algum alarve a falar. E eis que o Director de Comunicação do Benfica faz uma Conferência de Imprensa, no minimo surreal, sobre o tema. Mas que anormalóide é aquele? Será possível tanta concentração de estupidez num só homem? O Benfica continua a surpreender pela negativa pela quantidade e baixa qualidade de seres que poluem a sua estrutura directiva.

O Benfica tinha estado até agora, e bem, calado. Aliás era o que se impunha. Face às circunstâncias, o silêncio era de ouro. O Sporting teve o cuidado de nunca atacar o Benfica, mantendo o clube, os seus jogadores e a sua equipa técnica à margem de tudo isto. Os dirigentes do Sporting chegaram a ter o bom senso de felicitar o Benfica. O anormal do Gabriel não percebeu nada disto e vem acusar o Sporting de mau perder e falta de fair-play. Com a taça conquistada em cima da mesa, acusa o Sporting de estar a tentar, com toda esta polémica, incendiar os ânimos e influenciar os árbitros para o que resta do campeonato. É inaceitável que este anormal não compreenda que o que está em causa é o direito à indignação de quem se viu roubado num jogo de futebol, independentemente do adversário, e de exigir responsabilidades aos dirigentes da arbitragem. O que este Arcanjo Gabriel com pele de cordeiro quer, é fazer passar a mensagem de que é bom que estes erros continuem a acontecer a favor do Benfica, tal como contra o Braga. De Arcanjos destes está o inferno cheio...

Toiros


Ó Lucílio dedica-te às corridas de toiros. Se te enganares vês logo o que te acontece.

Monday, March 23, 2009

O Circo


O Rui Santos (que não admiro, desde já digo), insurgiu-se violentamente contra Lucilio Baptista, classificando de vergonhosa a sua actuação na final da Taça da Liga. A páginas tantas leu um email de um telespectador, que transmitia a angústia do filho: "Ó pai, é possível esta batotice?". Identifiquei-me com este espectator, pois o meu filho colocou-me a mesma pergunta logo após o lance do Lucilio. E a resposta é só uma. Esta batotice é possível. Infelizmente.

E quanto mais ouço o Lucilio Baptista, com mais certezas fico de que esta batotice é possível. Ontem, na SIC, veio dizer que confirmou a sua decisão pelo ângulo de visão do fiscal-de-linha que acompanhava o ataque do Sporting e que estava junto à área do Benfica (lembro que o lance começa com um pontapé do Quim na sequência de um ataque do Sporting). A 80 metros, o homem conseguiu ver tudo!! Eu defendo que os árbitros falem após os jogos e louvo a coragem do Lucilio. Agora se era para dizer aquilo, mais devia era estar calado. Não é crível que Lucilio tenha visto o que quer que seja, muito menos o fiscal-de-linha. Se o outro, com que conferenciou se chama Cardinalli (o Circo estava bem montado) o outro como se chama? Chen?

O Circo em que se transformou o futebol teve o seu expoente máximo, com uma performance digna do Cirque du Soleil, na final da Taça da Liga. Os cães ladram e a caravana passa. Para a história fica este título do Benfica, o oitavo em 20 anos, conforme contas do Rui Santos, contra os 11 do Sporting e os 34 do Porto, no mesmo período de tempo. De tão lamentável, encerro os meus comentários sobre o tema (a não ser que ouça mais alguma alarvidade nos programas de hoje).

Sugestão

No sentido de melhorar a análise aos jogos porque razão as conversas que os árbitros têm através dos auriculares, não são gravadas?

ERRO

Expliquem-me como se eu fosse uma criancinha de 6 anos. Se o Sr. Lucílio Batista admite o erro porque razão foi falar com o fiscal de linha?

Saturday, March 21, 2009

Lucilio CUP


Pois é...A Carslberg Cup teve um desfecho esperado. O Sporting acaba sempre por pagar as facturas dos outros. Cheguei a receber mensagens de adeptos do Porto a dizer que depois o sistema é o Pinto da Costa. E a verdade é que o que o Lucilio fez no Algarve, ao assinalar um penalty escandaloso contra o Sporting, que permitu ao Benfica empatar a partida e depois ganhar na lotaria dos penlatys, não está ao alcance de nenhum apito dourado ou vermelho ou azul ou prateado. Eu sabia que o erro do Proença no Porto haveria de ter consequências e que na altura devida seria cobrado. E que melhor altura que uma final? O próprio Quique referiu no Flash Interview o lance do Dragão.

O mais grave é que, se o que os jogadores do Sporting dizem, sobre o facto do fiscal de linha ter dito a Lucilio que não era penalty, for verdade, então com quem falava Lucilio no auricular para validar o lance? O próprio Pimentinha me disse por sms, que a culpa era do fiscal de linha. Se os jogadores do Sporting o ilibam, só Lucilio pode saber o que viu. E não pode ter visto nada. Isso é claro. Pelo que a motivação para o escandalo só pode ser uma: a de satisfazer uma qualquer encomenda, um pedido, realizar um desejo de uma prima, de um tio, de um padrinho ou de alguém com outras responsabilidades.

É grave, triste, e peço apenas aos lampiões que parem de se queixar das arbitragens, porque no momento certo, alguns erros que podem ser cometidos, são devidamente compensados na altura certa.

Para a Carslberg, sugiro que abandone de vez esta competição e tire o seu bom nome de uma competição tão enxovalhada.

Monday, March 16, 2009

Patéticos?


Como devem calcular, esta não foi a semana ideal para um sportinguista. Os 7-1 de Munique deram azo a todo o tipo de manifestações anti-lagartas. E tudo suportei. De telefonemas a SMSs, de tudo recebi. Curioso é que de adeptos do Porto pouco ouvi. Os que mais se manifestaram foram os que mais razões tinham para estar calados. Certo que não é para todos estar entre os 16 melhores da Europa, mas ficar em último lugar de um grupo da Taça Uefa na fase inicial da prova, conseguindo apenas um ponto, é de tal maneira humilhante, que nenhuns 7-1 do Bayern (ou 12-1 se quiserem) fazem esquecer. Os adeptos do Benfica passaram a ser os melhores observadores dos jogos do Sporting, à procura do mais pequeno indício de chacota. É curiosa esta atitude.

E o mais engraçado é que os patéticos de Munique, até ultrapassaram os gloriosos lampiões nesta jornada da Liga. Não deverá ser humilhante para os benfiquistas estar atrás de um equipa vulgarizada na Europa? Esta malta do VHS em tempo de Blu-Ray já chateia.

Friday, March 13, 2009

Duracell...

E continua tudo na mesma no futebol luso. Os idiotas do costume a proferir idiotices e opiniões irracionais nos mais variados canais de informação. Ninguém pára o Rui Santos !? É que já parece mais demência do que outra coisa...
O futebol incompetente da capital continua a dar uma triste imagem extramuros. Depois da chapa 5 de Alvalade um inacreditável 7-1 na Alemanha.
O futebol do nosso país continua a ter uma espécie de duas faces : o futebol triste, pobre e humilhado dos gémeos da capital e o futebol poderoso, assertivo e competente de FC Porto e Sporting de Braga.
E parece que dura e dura e dura...

Thursday, March 12, 2009

Operação STOP


O título do Record de hoje não podia ser mais apropriado. Depois dos humilhantes sete golos sofridos em Munique, e dos 12 no apanhado final desta triste eliminatória da Liga dos Campeões, mais do que fazer uma espera aos jogadores, e entrar em confronto de ideias com Paulo Bento ou Rochemback, o que o Sporting precisa é mesmo de uma Operação Stop ou de um Desconto de Tempo. Dizem os entendidos que o ideal a seguir a uma derrota deste envergadaura é que o próximo jogo venha depressa para sarar feridas. Não creio que seja a solução. Até podemos ganhar ao Rio Ave no próximo Sábado, mas acho que não esconde o grave do que se passou em Munique. Para mim, não está em causa levar 7 ou 8 ou 10. A Roma levou 7 do Manchester o ano passado, na mesma fase eliminatória da Champions e não passou por tudo isto. O que está em causa é que perdemos uma oportunidade única de mostrar que o jogo da primeira mão tinha sido um equívoco.

E o que Paulo Bento teima em não perceber é que não tem um plantel recheado de estrelas e que se pode dar ao luxo de, nas grande noites europeias, sacrificar os melhores jogadores. Alinhar de inicio num jogo em que se perdesse por 1 ou 2 a zero não haveia problema e até poderia minimizar o "escândalo" dos 5-0 em Alvalade, com Pedro Silva, Adrien Silva, Pereirinha, Djaló e Migel Veloso à esquerda, deixando Izmailov, por exemplo, no banco, é um convite ao suícidio idêntico ao de Madrid no inicio da temporada.

Todos podemos errar, mas Paulo Bento meteu os pés pelas mãos mais uma vez e não percebeu a amplitude do erro. Brincar com coisas sérias é que não. O Sporting tinha o dever e a obrigação de tudo fazer para apagar a imagem da primeira volta, mesmo que isso equivalesse a sacrificar os jogadores para o jogo com o Rio Ave. Não vi nenhuma equipa dos oitavos da Champions a sacrificar jogadores. Mas temos meninas que não aguentam dois jogos por semana? E alguns ainda entram a rir no treino?

Declaro greve aos jogos do Sporting até se retratarem, não com palavras, mas com atitude em campo.