Monday, September 28, 2009

Professor Pardal - parte 2


Quem assistiu ao FC Porto-Sporting do último sábado não pôde deixar de reparar que o treinador do FC Porto, apesar dos constantes avisos, continua a não saber e perceber como controlar um jogo de futebol. Tem lá cabimento ao que se assistiu no Dragão !? Um FC Porto a ser dominado na 2ª parte por um Sporting a perder e reduzido a 10 jogadores ! Enfim, o professor continua a inventar e a não perceber que jogadores em subrendimento como Meireles e Mariano González não podem ser pedras basilares no xadrez da equipa. Outros, como Guarín, passam de titulares indiscutíveis a suplentes nunca utilizados ! Menos mal que, desta vez, Beluschi foi aposta no centro do terreno, notando-se, desde logo, uma melhoria na performance da equipa azul e branca. Enfim, era bom que, de uma vez por todas, o professor voltasse a ser Jesualdo e deixasse, de vez, de ser pardal !

Monday, September 21, 2009

"Professor"...Pardal !


Jesualdo disse, após o jogo em Braga, que a equipa devia ter vergonha pela exibição e que, simplesmente, não estiveram em campo. Afirmou ainda que o FC Porto vai encontrar-se e voltar às boas exibições. Ainda bem. Assim fico mais descansado e seguro de que o "professor" não vai voltar a inventar opções tácticas...

Wednesday, September 16, 2009

Duelo de campeões...


Ao 14º jogo em solo inglês o FC Porto perdeu pela 12ª vez. Mas, ao contrário de algumas outras vezes, os dragões exibiram-se em bom plano. De facto, os portistas fizeram uma exibição agradável e é pena que tenham saído sem, pelo menos, um ponto. A partida de Stamford Bridge caracterizou-se por um jogo aberto com oportunidades de golo para os dois lados e em que se notou, em diversas fases do jogo, um respeito admirável do colosso inglês face ao adversário que se lhe opunha. Ancelotti foi mesmo obrigado, já na parte final, a meter mais um defesa com vista a segurar o pendor ofensivo dos azuis e brancos. A exigência dos adeptos portistas para com a sua equipa é, na verdade, aquilo que faz do FC Porto a equipa portuguesa mais respeitada e temida por essa europa fora. Todos queriam mais e note-se que estamos a falar do milionário Chelsea em que pontificam jogadores da classe de Terry, Ricardo Carvalho, Essien, Ashley Cole, Lampard, Anelka, etc ,etc. Enfim, podemos agora (depois do jogo) questionar as opções de Jesualdo mas estaríamos a entrar no campo da subjectividade. A verdade dos factos é que mesmo com as mais variadas alterações da equipa titular o FC porto fez um grande jogo, discutiu o resultado e atemorizou umas das mais fortes equipas do planeta sem nunca meter o autocarro à frente da baliza. Recorde-se que este Chelsea, ainda o ano passado, foi a Nou Camp defender com 11 jogadores atrás da linha da bola, o que revela da exigência desta Liga dos Campeões.

Perdeu-se o jogo, é um facto, mas tivemos o orgulho de ver a nossa equipa jogar. Agora é pensar nos próximos desafios que serão decisivos. Força Porto ! Continuas a ser o (único) orgulho da nação...

Thursday, September 3, 2009

Como disse !?


Nicklas Bendtner, jogador dinamarquês que pertence aos quadros do Arsenal de Londres, afirmou hoje que Portugal foi comprar Liedson ao Brasil com vista a suprir as necessidades atacantes da equipa nacional. O atacante dinamarquês referiu ainda, em tom jocoso, que não percebe esta atitude dos países do sul da europa e que no seu país não fazem estas "habilidades".

De facto, o atleta alto e loiro na foto acima (o recordista Wilson Kipketer) comprova esta prática...

Wednesday, September 2, 2009

Hilariante...


Mais uma pérola do pseudojornalismo lisboeta...

Tuesday, September 1, 2009

Benfica x Setúbal 8-1

Nada a dizer. A mouraria jogou contra onze mancos. Nunca na minha vida vi equipa tão fraca no escalão superior do nosso futebol. O setúbal de Carlos Azelha é uma equipa que se veria à rasca numa 3ª Divisão. Para além disso, Duarte Gomes fez questão de reforçar a ideia de que não se pode tocar nos meninos de Jesus sem se ser admoestado com o cartão amarelo logo a partir do 1º minuto. Enfim, foi mais uma festa de gala para o país mediático exultar. Tudo bonito, na visão dos comentadores da RTP. Público fantástico. Aimar fantástico. Jorge Jesus inteligente. Saviola fabuloso. Cardozo imperial. Estádio fantástico. Só faltou um adjectivo para o árbitro do encontro.
RTP fantástica, digo eu...