Wednesday, May 27, 2009

Dias de Festa...ou talvez não.


Foi há 22 anos. Naquele dia 27 de Maio, um clube e um momento sublime de futebol ficaram para a história. O "taconazo" de Rabah Madjer, um dos melhores jogadores que vi jogar, repunha alguma verdade ao jogo e encaminhava o FC Porto para a sua primeira grande vitória internacional. Dois minutos mais tarde, o argelino arrancava imparável pelo flanco esquerdo e centrava para Juary consumar a reviravolta e repor a total verdade num jogo que parecera injustamente decidido a favor dos superfavoritos alemães do Bayern de Munique.

Num país mediático, a sul, que se rói de inveja a cada sucesso do FC Porto e que procura exaltar, sempre, os êxitos longínquos de um clube em vias de extinção até estou curioso para ver se, os jornalistas cá da praça, irão fazer referência alguma à data que hoje se celebra, ainda para mais num dia dedicado a outra grande final europeia.

Na verdade, a pocilga mediática lisboeta continua a demonstrar a sua azia no que se refere ao tratamento dispensado ao FC Porto, intoxicando aqueles que, e temos exemplos aqui no Bola na Mesa, não conseguem pensar pela sua própria cabeça. Uma das mais recentes da corja lisboeta, mais concretamente a do pseudo canal público RTP, é o de não transmitir a final do campeonato nacional de Hóquei em Patins. Pois é, eu sei que já vos chateia ver o FC Porto campeão vezes sem conta mas tal falta de decoro é ultrajante.
Outra das vergonhas a que o país está sujeito graças à pressão cega e acéfala vinda da capital do império é a da realização da final da taça no Jamor. Nunca fui particularmente contra a final da Taça de Portugal ser em Lisboa. Mesmo achando que a final poderia ser disputada alternadamente nos mais variados estádios ultramodernos que se construíram, não me incomoda sobejamente que a final seja disputada na capital do império. Mas a ser assim, que se faça num estádio com condições. Não num estádio vetado pelo UEFA, sem condições de segurança, de acessibilidade, de higiéne e de conforto. É uma vergonha para o futebol (o futebol a sério, não aquele que lisboetas defendem) que se tenha de jogar uma final da taça no Jamor. Todos aqueles que, estupidamente, defendem o estádio de Oeiras como palco da "festa do futebol" em Portugal parece que só ficarão verdadeiramente contentes quando se der alguma tragédia como, aliás, já sucedeu no passado. Quando isso acontecer, continuarão, como é seu apanágio genético, a assobiar para o lado e a apontar culpados.

Thursday, May 21, 2009

A Silly Season


Este ano chegaram mais cedo. As notícias idiotas sobre os gémeos de Lisboa que os jornais idiotas da mesma cidade costumam inventar na chamada silly season já estão, diariamente, nas bocas de quase toda a comunicação social silly...

As contratações dos melhores jogadores do mundo, tipo Patric, Chicão ou Ramires e o folhetim das eleições do Sporting, em que as patetices diárias ditas por todos os candidatos asseguram-me que o FC Porto continuará a não ter concorrência a sério e que os motivos para sorrir continuarão.

De facto, a única instituição que continua a contrabalançar a superioridade dos dragões continua a ser a comissão do senhor dos powerpoints. Querem algo ainda mais silly do que a actuação deste senhor e seus acólitos ? Agora, fingiram punir João Moutinho com um jogo de suspensão e Quique Flores com 150 euros (!?) de multa. Depois da idiotice que foi a não suspensão do Calimero da risca ao meio depois daquelas actuações verborreicas ao longo da época e em especial na final da Liga da cerveja e a vergonha que foi a suspensão de Lisandro Lopes após o FC Porto-Benfica, resultando num castigo inédito e insólito, resta-me (e a eles concerteza que também) confiar que esta comissão continuará a fazer tudo para nivelar a competitividade e demonstrar a sua(deles) verdade desportiva.

E assim entrámos na silly season com umas semanas de avanço...

Friday, May 15, 2009

C'est La Vie


Descobri este ser que agora nos visita aqui no Bola e que até deixa uns comentários. Pelo que percebo é alucinado e não entende a filsofia do Bola. Pois bem, meu caro. Faço-te uma explicação do Bola for Dummies.

O Bola na Mesa foi criado por 6 amigos, 2 do Sporting, 2 do Porto e 2 do Benfica, aos quais se juntou um demente, chamado Subutteo, e que tem animado este blog com os seus desvarios. Se este espaço está "alargatado", é porque os meus amigos dos outros clubes simplesmente deixaram de postar aqui. Eu posto o que bem me aptece para quem nos quiser visitar. Não que eu sinta necessidade de me explicar para um anormalóide como tu, mas apetece-me (deve ser por ser sexta-feira).

Agora, o teu nickname remete-me para esse clássico dos anos 80 do Robbie Nevil, não sei se eras nascido (pelo menos intelectualmente porque agora deves ter para aí uns 10 anos), um tema meio gayzola e alegre. Se calhar ao teu estilo.

Sê bem-vindo e volta quando quiseres. Se não voltares, também não fazes cá falta nenhuma.

Um abraço e fica bem (dentro do possível).

Tuesday, May 12, 2009

O Campeão Silencioso


Por muito que enerve os adeptos do Porto, este Tetra-Campeonato (o segundo da história do Porto e terceiro da história do futebol português) redunda sempre em festejos silenciosos. Acho que na minha rua houve uma buzinadela de um carro, mas acho que foi para chamar alguém. Este eterno confinamento do FC Porto à área metropolitana do Porto, apesar da hegemonia evidente dos últimos 25 anos, dá que pensar. Porque é que um clube que tanto ganha não consegue cativar adeptos a uma escala nacional? Conheço alguns, poucos, adeptos do Porto em Lisboa. Mas são mesmo muito poucos. Gente com raízes no Norte ou que veio estudar para Lisboa por algum motivo. Ao contrário de Sporting e Benfica, que enchem a Avenida dos Aliados sempre que são campeões, Lisboa dorme sossegada nos festejos do Porto. É algo estranho, mas que eu acho que tem explicação.

Ontem, nos habituais programas de futebol, perguntavama qual a razão do Porto ser campeão. Mais de 80% das pessoas que responderam, voltavam a justificar este título com as arbitragens. Acho que aqui é que reside o problema. Independentemente do Porto viciar ou não os jogos, já existe esta opinião generalizada de que o Porto e Pnto da Costa são pouco claros. Tenho para mim uma certeza: o Porto até pode não ser beneficiado, agora prejudicado é que nunca é. O lance do Raul Meireles em Coimbra é um bom exemplo, ou o do Fernando agora contra o Nacional. Penaltys contra o Porto nem vê-los, a não ser que sejam de tal maneira descarados que não reste ao árbitro outra alternativa.

Esta eterna viciação, que já deixou o Platini com amargos de boca de não conseguir excluir o Porto das competições europeias, tem que acabar. E eu acho que não passa por uma aliança Sporting/Benfica contra o Porto. Passa por um saneamento completo das estruturas da Federação e da Liga que ocupam lugares de topo ao mesmo tempo que Pinto da Costa preside ao FC Porto. Passa por tirar a sede da Liga da cidade do Porto, até porque não faz sentido, era como a Federação francesa ter a sede da Liga em Marselha, ou a Italiana em Turim.

E até não está em causa a qualidade futebolística que o FC Porto demonstrou em alguns momentos do Campeonato. A questão é que lhes está no sangue. Se repararmos, os incidentes do Apito Dourado referem-se ao período do Mourinho no Porto, onde eram claramente superiores a todos os adversários. Não tinham necessidade nenhuma de andar a distribuir fruta, mas isso não os demoveu. É genético.

Tenho para mim que o Sporting, mais uma vez, é um injusto Vice-Campeão. Esta tem sido a nossa sina nos últimos quatro anos. Somos uns meninos. O Paulo Bento só no fim do campeonato endureceu as criticas às arbitagens, algo que devia ter feito muito mais cedo. O Sporting, para deixar cair o Vice do Campeão, tem que atirar mais medalhas para o relvado quando é injustamente prejudicado. Porque esta é a questão. Tal como o Porto, o Sporting tem que conseguir jogar pelas mesmas regras. Até pode não ser beneficiado, não pode é ser prejudicado. Talvez assim não tivesse perdido dois pontos no jogo da primeira volta com a Académica em Alvalade por ter marcado um livre depressa demais, ou perdido com o Braga em Alvalade com um golo que só o fiscal de linha viu. Só aqui já temos 3 pontos. Se o Porto não tivesse empatado com o Benfica no Dragão, se não tivesse roubado o Braga em Braga, se calhar não tinha feito estes três pontos. E já estamos em igualdade. E se o penalty do Raul Meireles em Coimbra tivesse sido validado? O Porto teria ganho esse jogo? Se calhar já íamos à frente.

Se calhar, é por estas que o Porto continua a ser um Campeão Silencioso.

Tuesday, May 5, 2009

Tónico SLB


Sábado. 20.30h. Acaba o Sporting -0, Académica-0. Meu estado de espírito? Frustração. O Sporting acabava com as ténues esperanças de poder ainda chatear o Porto.

Sábado. 22.30. Acabava o Nacional-3, Benfica-1. Meu estado de espírito? Alegria contida.

Após os dois jogos, dormi melhor.

Conclusão: o Benfica é o meu tónico. Sempre que se espalha a minha mente absorve e digere estes resultados de tal forma que absorve os desaires leoninos. É como aquela velha máxima: se pensas que estás mal, há sempre alguém pior do que tu. E o Benfica é sempre o exemplo máximo. Basta pensar nos lampiões para pensarmos que qualquer bostada que façamos, o Benfca consegue sempre fazer ainda pior. Curioso, este tónico.