Thursday, February 26, 2009

E agora, hein ?


Depois de ouvir os comentários esverdeados de um paineleiro de serviço no Porto Canal em relação à última jornada da Liga, em particular no que concerne ao FCP, e as suas antevisões à jornada europeia só esperava, de facto, ter assistido ao que ontem tive o prazer de assistir em Alvalade. Foi lindo. Sublime. A justeza da justiça cósmica na altura e em dose certas.
E agora ? Foi o Pinto da Costa ? O Vítor Pereira ? Foram as cacetadas do Bruno Alves ? O Sistema ? Os mafiosos da noite do Porto ?
Não, meus amigos. O culpado desta derrota é sempre o mesmo. A incompetência e a autoglorificação parola lisboeta. Continuem assim basbaques. Auf Wiedersehen...

Monday, February 16, 2009

Invasão de Baratas


O 5º piso foi invadido por baratas e a Mãe de Vinho tomou medidas. Contra grandes males, grandes remédios!!!

Os Abrunhosas do Apito


Cada tiro cada melro, ou cada jornada cada gamanço. Mais uma vez, o Sporting teve de lutar contra 12 no Restelo. Viu-se a perder com um golo claramente apontado em fora-de-jogo, com a conivência do fiscal de linha. Começa a ser gritante esta constante deturpação dos resultados sportinguistas. Felizmente que houve discernimento para dar a volta ao jogo e ganharmos por 2-1. Mas começo a ficar sem argumentos para estes Abrunhosas do Apito que teimam em invadir os campos onde o Sporting joga. O Abrunhosa faz-se passar por ceguinho com aqueles óculos. Mas os árbitros que apitam os jogos da 1ª liga vão mais longe na caricatura e, para eles, não basta parecer, é preciso ser ceguinho. É demais...

Tuesday, February 10, 2009

Alguém tinha de pagar a factura...


Depois dos escandalosos roubos de Benfica e Porto nos seus jogos contra o Braga, e da justificada insurreição do presidente dos Minhotos, eis que esta deu frutos no jogo contra o Sporting. Alguém teria que pagar aquela factura. Já antes do jogo, Jorge Jesus, técnico do Braga, avisa que Jorge Sousa, o árbitro escalado para o confronto, era o melhor árbitro português. Com esta certeza em mente, o Braga avança para uma fantástica exibição, secando o meio-campo lagarto (completamente ineficaz com Pereirinha, Rochemback e um Moutinho irreconhecível). O mesmo já se tinha verificado contra lampiões e tripeiros. O Braga sabe jogar à bola. A diferença desses jogos para este é que desta vez foi o Braga o beneficiado, e logo em três golos. E agora andam caladinhos como se nada fosse e, mais grave, ninguém do Sporting, com excepção de Derlei, foi capaz de gritar bem alto o roubo que se viu. Esta consciente pacatez da direcção sportinguista é demasiado frustrante.

Não está em causa a justiça do resultado. O Braga foi sempre superior ao Sporting. Está em causa a forma como os 3 golos do Braga foram alcançados. No primeiro há uma falta clara sobre Derlei que, inexplicavelmente, não é assinalada. O segundo nasce de um roubo de bola faltoso sobre Vuckcevic a meio-campo, não assinalado. O terceiro só o fiscal-de-linha poderá dizer se a bola entrou. Desse lance só tenho uma certeza: se fosse na baliza do Porto ou do Benfica jamais seria validado.

Quanto ao Sporting, mesmo jogando miseravelmente, lá marcou dois golos limpos. Sendo que o primeiro é antecedido de um corte com a mão pelo defesa do Braga que o árbitro não assinalou. Felizmente que Derlei conclui o lance com eficácia. Caso contrário era mais um para juntar à lista. Ainda tivemos um cartão amarelo mostrado a Vuckcevic por pretensa smulação num lance em que é claramente carregado dentro da área (penalty por assinalar quando o resultado estava em 1-1) e uma expulsão perdoada ao central do Braga, que deveria ter visto o segundo amarelo depois de uma entrada no mínimo brutal, sobre o apagado Moutinho.

Mas como para a administração lagarta está sempre tudo bem e somos os Good Boys do costume, deixem lá a coisa andar. A factura já esta paga. Será que também teremos de pagar a do Proença no próximo jogo com o Benfica ? Não se ponham a pau e não começem a falar já que vão ver a sorte que têem...

Friday, February 6, 2009

Sem palavras


Fiquei sem palavras quando este folheto a promover as piscinas do benfica me chegou às mãos. Não pela modelo que podemos ver na capa, mas pelo facto de se chamar Complexo de Piscinas da EDP.


Será que ninguém ainda se apercebeu que electricidade e água não se dão muito bem.


Só o SL Benfica para nos brindar com mais uma parceria pensada ao pormenor.


Depois da Coca - Cola Zero (zero títulos nos últimos anos) eis que que temos a EDP nas piscinas.

Thursday, February 5, 2009

Esmagados!!


O Sporting esmagou ontem o Porto por 4-1 em Alvalade, nas meias-finas da Taça da Liga. Numa noite que poderia ter ficado para a história pela quantidade de golos que os leões ainda falharam, o Sporting provou que todas as competições são para levar a sério. Jesualdo Ferreira aprendeu que não deve brincar com os adversários e que tem, acima de tudo, um emblema a respeitar e dignificar. O que o Porto fez ontem em Alvalade foi uma demonstração de irresponsabilidade e desrespeito pelo adversário. Fazer alinhar de início todas as maravilhosas contratações deste ano (Sapunaru, Benitez, Mariano, Tomaz Costa, Stepanov, Andrés Madrid, Farías, Guarín) que todos juntos não fazem um é, no mínimo, gozar com a nossa cara. Em todo o jogo o Porto fez 5 remates (2 deles à baliza). Levou um banho de bola à antiga e Jesualdo ainda teve a lata de dizer que o resultado foi deturpado pelo árbitro, pelo facto do Sporting ter tido dois penaltys a favor.

O que o Porto não percebe é que a Taça da Liga é uma competição que pretende dar um pouco mais de entusiasmo ao cinzentão panorama futebolístico nacional. Quanto mais competições existirem que tenham a possibilidade de juntar os três grandes, melhor. Não defendo a competição em si, mas a competitividade em geral. O Benfica, tal como o Sporting, defendeu a sua presença na final, alinhando contra o Guimarães com um significativo número de titulares.

O que Jesualdo merece é que o Benfica ganhe no Dragão para que o Porto perceba que não tem meninos no plantel que não aguentam dois jogos por semana. É à custa desta falta de rotina de jogo que os clubes portugueses são depois cilindrados por clubes de ligas onde jogar à 4º e ao Domingo é rotina. Nunca quis que o Benfica ganhasse um jogo. Mas no Domingo vou torcer pelos lampiões para que o Porto entenda a mensagem que todas as competições são para respeitar.

Uma última nota para a falta de qualidade dos jogadores que alinharam ontem pelo Porto. Já refri os nomes pelo que não me vou alongar. Deixo apenas isto à consideração dos Madureiras que insistem em defender Pinto da Costa: qualquer um daqueles meninos ganha mais por mês do que o plantel do Trofense todo junto. Desbaratar dinheiro do clube em salários a jogadores completamente medíocres deixar-me-ia, no mínimo, indignado. Continuem assim...

Lembro-me uma vez...


Lembro uma vez de ver num jogo entre Real Madrid e Barcelona em Madrid o Giovani, avançado do Barcelona, que por sinal até jogou em Guimarães ter festejado um golo fazendo vários manguitos para a bancada. Na altura a Federação Espanhola não tardou em castigar severamente o gesto deste profissional de futebol.
Espero que o mesmo aconteça com o Tarik.

Wednesday, February 4, 2009

Protótipo do TGV será testado hoje pelas 22h00'


Já é do conhecimento de todos que a equipa de futebol do FC Porto virá de comboio a Lisboa para disputar a meia fina da taça da liga com o Sporting Clube de Portugal. O que não sabemos é que a viagem de regresso para o Porto será no TGV, é que a derrota será tão pesada e o tratamento tão hostil que no final da partida os jogadores vão querer regressar à província o mais depressa possível.

Pescadores Costa da Caparica


Foi com enorme agrado que a equipa do Bola na Mesa aceitou o convite da Direcção deste Clube para assistir ao derby da 3ª Divisão Série F - Pescadores Costa da Caparica (3º Classificado) vs Cova da Piedade (2º Classificado) no passado dia 25 de Janeiro. O resultado final não foi o mais positivo para o Pescadores da Costa da Caparica que, face a ineficácia dos seus atacantes acabou por sofrer um golo conta a corrente do jogo. Apercebemo-nos também que o comportamento da equipa da arbitragem não foi o melhor, por vezes o deixar jogar pode ter consequênicas negativas para uma das equipas, neste caso refiro-me ao Pescadores Costa da Caparica. Não houve lances polémicos mas notámos em determinadas situações uma dualidade de critérios e um repetir de pequenas decisões que tudo somado fizeram com que os Pescadores (já habituados a estas situações fazendo juz ao nome) remassem contra a maré.
Também não percebemos porque é que um jogo disputado entre duas equipas da mesma região é arbitrado por uma equipa de juízes do Algarve, região onde joga o líder da competição. Ainda para mais a série F da 3ª Divisão é regulada pela Associação de Futebol de Setúbal.
O que testemunhámos e que deve ser enaltecodo é o excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por este clube e que em breve irá inaugurar um complexo desportivo de qualidade superior.
Ficou presente a vontade de voltar.
Obrigado e boa sorte para os próximos desafios.


Os jogadores minimamente apresentáveis estão para a TV os estranhos para a BD.

Não é de estranhar os moldes em que a campanha da Nike é produzida. Dela fazem parte os atletas Vanessa Fernandes e Bruno Alves. O mais caricato desta campanha é que o vídeo trata-se de um desenho animado o que me leva a acreditar que a beleza destes jogadores só pode ser aproveitada na publicidade se for produzida neste tipo de grafismos, caso contrário a Nike poderia vir a perder notoriedade.

Comprovem-no em:

http://videos.sapo.pt/Z0YTp5rBoVLLrQZ7hMPn

Onde está o último jogador?


O Bola na Mesa lança aqui a questão no sentido dos nosso visitantes nos ajudarem a encontrar o jogador que so os fiscais de linha e veêm e coloca os atacantes da outra equipa em jogo.
Os erros são sucessivos e começamos a acreditar seriamente que os Fiscais de Linha de certeza que veêm um jogador, só gostávamos de saber quem era e porque razões ele aparece?