Saturday, August 30, 2008

A Caminha do Fortes


O atleta lagarto Marco Fortes brilhou nos jogos olímpicos de Pequim. Não pelo que fez, mas pelo que disse. Segundo ele, não passa na cabeça de ninguém lançar o peso de manhã. Isto é coisa de chineses marados. De manhã é bom é na caminha. Resultado: um lançamento muito aquém das expectativas e potencial do atleta que se quedou pelos últimos lugares.


De ínicio confesso que pasmei com as declarações do jovem. Mas eis que na Visão desta semana é entrevistado um antigo nadador australiano, que participou nos jogos olímpicos de Sidney e Atenas e que actualmente é comentador de televisão. Segundo este antigo atleta, a aldeia olímpica é famosa por autênticos bacanais sexuais entre os atletas. Tanto que a organização chinesa distribuiu 100.000 preservativos este ano na aldeia. Parece que os mais cobiçados eram, e são, os atletas das provas de natação. Mas não só. Há sopa para todos e já se sabe que Marco "ZéZé Camarinha" Fortes não podia deixar a representação lusa falhar. Vai daí, dizer que de manhã o que é bom é na caminha. O que ele não diz é com quem? Isto demonstra a integridade do jovem atleta não manchando a reputação de uma patinadora qualquer bielorussa ou de uma ginasta acrobata chinesa. Muito bem Fortes. Assim é que é...

Quem aumentou a grande-área?


Primeira jornada...primeira javardice. Ao intervalo aumentaram o tamanho da grande área do Sporting no jogo contra o Trofense. E as 25.000 almas que estavam em Alvalade a assistir ao encontro, não deram por nada. Felizmente que o fiscal-de-linha de Paulo Baptista estava atento e repôs a verdade, assinalando uma falta de Polga sobre o atacante do Trofense dois metros antes da entrada na área, respeitando assim as novas marcações feitas ao intervalo. A tinta é que devia ser invisível. Só a visão raio-x do homem o habilitou a tamanha proeza.

Como esta é a segunda vez que são assinalados penaltys contra o Sporting bem longe da área leonina, deixo aqui, numa clara mensagem de serviço público, um gráfico com as dimensóes correctas para que todos possam consultar. Por sorte, o Sporting venceu por 3-1, caso contrário já estava a confusão instalada. Um dia ainda me hei-de rir quando for contra o Porto...

Voltei...para o primeiro triunfo da época!!


Pois é...estive ausente de férias e muito aconteceu. Para começar, devo dizer que o nosso amigo feijão tinha toda a razão. Chegámos ao pico e desaparecemos...Mas aqui estou de volta. E não podia estar melhor. Para o meu amigo Subutteo, que desapareceu para parte incerta (provavelmente anda a jogar à carica de férias nas ilhas gregas com um matumbo de 2 metros a esfregar-lhe óleo nas costas) lhe digo que começa a ser crónica a falta de aptidão dos jogadores do Porto nos jogos contra o Sporting. E vão 8 vitórias nos últimos 9 jogos (sendo que não convém esquecer que a única vitória do Porto resultou de uma anormalidade desse ás do apito Proença).

Desta vez foi Djaló a arrombar as redes de Helton 2 vezes e a trazer o primeiro troféu da epoca para Alvalade. A Supertaça para uma super-equipa.

De notar que nem com a javardice do costume, em mais um penalty escandaloso que Patrício brilhantemente defendeu, o Porto conseguiu incomodar os lagartos.

Nota final para este ter sido o segundo jogo de vitória por 2-0 e com o mesmo jogador a marcar os 2 golos. Postiga, da próxima és tu...